Óleo na pista aparece quando você menos espera.
Nessa hora, uma velocidade 10 km/h menor faz a diferença entre você conseguir controlar a moto ou sofrer um acidente extremamente grave.
Nesse momento, contar com uma margem de segurança é a única coisa que pode salvar sua vida.
A presença de óleo em uma curva fará com que outros veículos se acidentem nesse mesmo local — o que pode ser fatal para quem estiver tentando socorrer o pessoal.
É fundamental que alguém se desloque várias centenas de metros antes do trecho perigoso e sinalize freneticamente para os motoristas e outros motociclistas para que reduzam a velocidade.
A sinalização não pode deixar dúvida quanto à necessidade de redução imediata de velocidade.
Aponte para o chão e agite os braços, use sua jaqueta ou camiseta para ampliar sua visualização à distância.
Essa redução de velocidade tem de ocorrer antes dos veículos atingirem a pista contaminada com óleo, senão não adiantará nada.
Ou seja, o local para sinalizar deve estar no mínimo de 100 a 200 metros antes do local com óleo.
Vá caminhando e sinalizando, porque não há um segundo a perder.
Acostamentos são locais perigosos, tome todo o cuidado para não ser atropelado por um veículo desgovernado.
Não adianta tentar ajudar seu amigo que quebrou o pé se isso resultar em um atropelamento fatal.
O seu.
Outra coisa:
Remover o capacete, somente se ele estiver atrapalhando a respiração da vítima. Nesse caso, apenas abra o fecho e a viseira.
Somente remova o capacete no caso de a vítima estar se engasgando, aí será necessário desobstruir o caminho do ar até os pulmões, caso contrário a vítima não terá chance de esperar o socorro.
Evite ao máximo mover a cabeça do acidentado.
Um pescoço apenas com um osso ligeiramente deslocado, ao ser movimentado, pode resultar em uma lesão permanente do feixe de nervos — e isso resulta em perda definitiva dos movimentos ou mesmo a morte da vítima.
Um abraço,
Jeff
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