A história completa você lê neste link do blog Devagar Se Vai Mais Longe!. Acredito que a postagem em Português original seja deste outro blog de alunos da FGV.
A primeira vez que li essa história foi aqui:
Em resumo, o dono do Pontiac reclamou para a fabricante gm que o carro apresentava problemas de partida somente quando ele comprava sorvete de um sabor específico, baunilha.
Outros sorvetes e o carro ia feliz para casa.
Apesar dos risos e incredulidade geral no SAC da gm, o cliente repetiu a reclamação que virou piada interna.
Chegou até o presidente da divisão da gm que determinou o envio de um engenheiro para
O negócio é que para espanto do engenheiro, o problema realmente ocorria da maneira descrita.
O carro só dava problema de partida quando o dono comprava sorvete de baunilha, outros sabores o carro funcionava normalmente.
Como o engenheiro não era funcionário da dafra nem da honda, se empenhou em descobrir a causa:
Bastou um pouco de perspicácia e raciocínio para constatar que o balcão do sorvete de baunilha do supermercado frequentado pelo dono ficava perto do caixa, enquanto os outros sabores ficavam mais longe e envolviam um percurso maior dentro do supermercado.
O problema aparecia devido ao tempo mais curto para a compra do sorvete de baunilha em relação aos outros sabores.
E foi eliminado definitivamente com uma nova configuração do sistema de respiro do carburador.
Parece uma coisa absurda, parece piada, mas essa história é verdadeira e acontece direto com motocicletas — tirando a parte do sorvete e da solução por parte dos fabricantes, claro.
Foi o que aconteceu com Jezebel naquela quarta-feira às 15 horas do horário de verão, um sol de rachar, 40 graus na sombra.
Paramos no mercadinho para uma comprinha básica e ao tentar sair Jezebel apagou e se recusou a funcionar por umas três tentativas, coisa que ela nunca fez nem nas manhãs preguiçosas do inverno catarinense.
O motor somente funcionou depois de usar o afogador, uma coisa desnecessária e paradoxal, porque isso normalmente dificultaria a partida com o motor quente.
É algo que não se deve fazer, mas que às vezes faço em situações do tipo "pior não ficará e dará menos trabalho do que verificar a faísca".
Ela passou a funcionar normalmente e, enquanto eu matutava no que poderia ter acontecido, me lembrei dessa história do Pontiac alérgico a sorvete de baunilha.
A parada rápida no mercado permitiu que o calor do motor da moto estacionada evaporasse o combustível da cuba do carburador.
Nunca deixo a moto no cavalete lateral, mas naquele dia fiz isso.
Na hora que a gasolina evaporou, a boia ficou apoiada na lateral da cuba. Ou pelo menos travou de esgueio na articulação.
A boia encantada fechada sem a gasolina por baixo para chacoalhá-la e tirá-la da posição, somada à bolha de vapor dentro da cuba, bloqueou a entrada de combustível e impediu a partida.
Mexer no afogador pode ter sido apenas coincidência ou foi o suficiente para fazer a boia vibrar e desencantar, permitindo a entrada de combustível na cuba.
Se eu tivesse demorado um pouco mais no mercado a temperatura do carburador abaixaria, a bolha desapareceria e a boia se desencantaria sozinha pelo movimento do combustível debaixo dela.
A situação se normalizaria espontaneamente como no caso do dono do Pontiac comprando sorvete de flocos, morango, chocolate ou napolitano mais longe do caixa.
Mas eu tentei ligar o motor enquanto a bolha de vapor estava lá firme e forte... a pobrezinha não tinha como funcionar.
Agora escrevendo me lembrei de outro engasgo estranho que ela fez, também em uma tarde quente, quando desliguei o motor para abrir o portão e ela apagou de repente.
Mesma coisa, foi uma parada um pouco mais prolongada para prender o cachorro com a moto deixada no cavalete lateral.
Desligar apenas para abrir o portão não causa o engasgo mesmo em dias quentes, mas demorar um pouco mais dá tempo de a gasolina evaporar.
Lembro de ter feito uma postagem muito antiga sobre esse assunto associando o fato apenas ao calor, mas sem a coincidência da parada rápida.
Foi uma bolha mais difícil de eliminar porque ficava na curva da mangueira de entrada do carburador, não sumiu nem depois que a moto esfriou.
Naquele caso foi só eliminar a barriga da curva para o problema sumir. Não encontrei no google... damn!
Então é isso.
Antes de sair xingando sua moto, lembre dessa história e aprenda que motos são temperamentais porque têm alma.
Aprenda a ser amigo e rir junto com ela que vocês dois se divertirão muito juntos.
Pegue raiva dela por essas coisinhas bobas e jogue fora a oportunidade de desfrutar todas as alegrias que ela pode te oferecer.
E não são poucas.
Um abraço,
Jeff
Jeff, ri bastante aqui com esse post, e lembrei que a minha 150, nunca reclama de nada. Mas quando reclama, é pra valer ! A última que ela me assustou, foi em apagar do nada, enquanto em movimento em uma avenida movimentada aqui de Fortaleza-CE. Foram somente umas 3x, até eu parar e verificar o que estava acontecendo com ela. Foi apenas sujeira acumulada de uns 4 anos no sistema de inejção, e gasolinas que se dizem excelentes, mas na verdade são péssimas. Depois da limpeza e alguns tanques seguidos de etanol + aditivos, nunca mais ela reclamou. Inclusive essa semana devo leva-la para revisão dos 52.000km. Ela tá reclamando que o óleo tá passando do nosso prazo combinado de 2.000km. Rsrsrsr
ResponderExcluirAbraços !
Olá, Marcelo!
ExcluirTome cuidado para não deixar sua moto irritada contigo, elas são muito vingativas!
Um abraço,
Jeff
Eu achei que era o único doido kkk
ResponderExcluirOlha que legal moto tem alma mesmo viu a minha motoca que é injeção tem dessas Questão, eu sou da noite e quando estou com ela de dia é porque tenho que resolver varias coisas então existe esse para e liga, para e liga no calor e as vezes ela faz isso tipo eu fico la tentando ligar e nada. Ela faz como se estivesse com raiva eu bato o dedo na partida e tudo apaga(enquanto eu seguro) e ela só faz um tec(já observei em outras motos e todas tem esse barulho), faco umas 3 vezes e nada as vezes ate to com a patroa ai ela fala "ah não!" ai eu já olho pra ela e falo "amor olha a negatividade não é assim" ai vou la acaricio a motoca, converso tipo "oh minha nega que isso assim você complica o pai, mostra pra rapaziada que você é da hora" é tiro e queda! Só que pra min isso não é "bolha" pra min é dengo mesmo(ou ciumes) kkk minha nega tem muita personalidade
Hahahaha!!
ExcluirNão sou só eu! Conversando a moto te entende!
Mas por via das dúvidas, se ela não te entender ou resolver se fazer de difícil, experimenta engatar a marcha e dar um empurrãozinho com o pé e a embreagem solta só para tirar o motor da posição que impede a partida, assim ela para de fazer tec e funciona...
Quando o motor para com o pistão na posição de compressão, o esforço é muito grande e o motor de partida não consegue fazer o virabrequim girar.
Saiu da posição, é sussa.
Se não resolver, aí tente o cafuné na dengosa junto com umas palavrinhas sussurradas ali do lado do farol. Em último caso, chame de vadia e ameace mandá-la para o ferro-velho. Geralmente dá certo.
Um abraço,
Jeff
É um pouco dificil de acontecer mas tenho certeza que vou lembrar desse esquema vlw pelo toque ela tem personalidade forte se xingar ai que ela bate o pé mesmo kkkk
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