quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Decisões erradas

Uma decisão errada é dolorida.

A decisão de fazer uma ultrapassagem pela direita é mais dolorida ainda:

Ela dói mais ainda porque... não é uma decisão sábia.

Além do seu prejuízo, ele ainda vai ter de pagar o prejuízo do motorista — é proibido ultrapassar pela direita.

E não me venha com o mimimi "o cara entrou na frente"...

Atualização:
O leitor LordySlayer alertou que o motorista entrou com o sinal vermelho para ele, e é verdade, eu não tinha reparado. O que não muda o fato:

No trânsito, sempre alguém vai entrar na sua frente.

Ainda mais na frente das motos, pouco visíveis e tão ágeis.

"Ah, mas o cara não deu seta"...

Se  o carro estivesse dando seta, o cara da moto teria tentado passar pela direita do mesmo jeito.

Ele podia ter segurado a moto, esperar o carro terminar a conversão e fazer uma ultrapassagem normal pela esquerda.

Mas faltou vivência de trânsito e malícia para prever a manobra do motorista e sobrou o gostinho de abrir o acelerador.

Também sobrou um gostinho bem ruim depois de tudo isso.

Uma dor no braço,

Jeff

22 comentários:

  1. Caro Jeff... Isso me faz lembrar aquelas desculpas de que "em faixa dupla, a ultrapassagem pela direita é permitida".

    Não, não é! Essa lei é aplicada exatamente em vias onde a faixa é dupla no mesmo sentido, pois quando a via é de mão dupla, não tem como se fazer a ultrapassagem pela direita.

    A não ser que se faça pela calçada, ou pelo acostamento, que é uma infração muito mais grave do que a ultrapassagem pela direita propriamente dita.

    Acontece que no mundo dos "mimimis", todo mundo ta certo, e ninguém tá errado, e com isso fazemos um transito onde ninguém, ou quase ninguém, admite o erro, e tenta justificar dizendo regras de transito que os condenam ainda mais, pela clara falta de entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oá, ALLT!
      Taí, essa desculpa eu não sabia que o pessoal estava usando...
      Eles distorcem a regra que permite a ultrapassagem pela direita apenas se o ultrapassado estiver sinalizando a intenção de fazer uma conversão à esquerda...
      Como você disse, isso não é permitido nem tolerado.
      Incrível como algumas coisas tão simples e evidentes para algumas pessoas podem ser interpretadas de maneira tão errada por outras...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Esses dias estava com a minha esposa e ela aquele dia estava com o cabo enrolado(queria que eu passasse por qualquer buraco) nem pilota tava na garupa "mulheres", inclusive quando aparece alguma postagem de algo recente eu mostro pra ela aprender e ter mais destreza no transito, vou mostrar essa a ela: Mo bjs te amo ♥
    Me fez ate lembrar quando eu estava em algum farol com ela me sentia na corrida maluca, o farol abria e só faltava ela dar uns tapas no meu capacete "GO GO GO GO" kkkkk ai eu mostrei a ela aquela postagem sobre os faróis quebrados(recente) que ate tem uns acidentes e tal ai nunca mais.
    Mo te amo²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai abusando, vai...
      Não é sábio provocar a ira — nem das motos, nem das mulheres...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. ela me ama e o importante é ensinar(Mo te amo³)

      Excluir
    3. Amor (Felipe Rafael) obrigada por sempre me ensinar ♡ rs
      Aprendi com esse post tbm! Bjs a todos

      Excluir
    4. Oba! Leitor e leitora in love detected!
      Obrigado por acompanharem o blog!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    5. Ela é demais! Me apaixono por voce todos os dias!! Só falta criar coragem de sair pelo mundo na minha garupa kkkk
      Jeff garanto que sempre estaremos por aqui, o ambiente é muito satisfatorio parabens

      Excluir
    6. Os dois sempre serão muito bem vindos!
      Só não se esqueçam que os dois estão trocando declarações de amor justamente no tópico "Decisões erradas"... melhor fazer isso nos tópicos de pilotagem com garupa... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Se tem uma coisa que aprendi no transito é que carros precisam de espaço para fazer curva, se eles abrem muito a curva não quer dizer que vão ficar na outra pista. Quando comecei na moto sempre culpava os motorista, achava que eles tinham que dar seta pra tudo, mas o seu blog me fez abrir minha mente e ver que as vezes não é possível dar seta e que andar na velocidade certa nos faz viver pra contar história. O que os motociclistas parecem se esquecer é que quem ta dentro do carro vai ganhar um amassado na lataria, mas pra nós o buraco é bem mais embaixo. Abraço Jeff parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João Paulo!
      É fato, os motoristas pensam no amassado e não na vida dos motociclistas.
      Mas muitos motociclistas também pensam que uma batida ou tombo será sempre indolor, sem consequências e sem dar prejuízo... a emoção de pilotar faz o pessoal se entusiasmar do que a prudência recomenda.
      O segredo do trânsito é não se deslocar em velocidades muito superiores aos outros. Evita muitos sustos e acidentes.
      Um abraço,
      Jefff

      Excluir
  4. Jeff, verificando o vídeo novamente da pra perceber aos 0:26 que o semáforo para o Carro estava FECHADO, o motociclista não tem culpa de não ter "malicia" como você chama, o motociclista foi INDUZIDO ao erro, pelo erro do motorista por falta de experiencia. Acompanho seu blog a alguns meses e esse e meu primeiro ou segundo comentário, porém todo post sobre acidente, você sempre quer por a culpa na moto achando "normal" a cagada dos outros e que o motociclista DEVERIA por OBRIGAÇÃO prever as cagadas. Não é uma crítica, somente uma observação.

    Queria agradecer tambem pois retirei uma FAN 160 16/17 dia 21/10/16 (sim, tem uma semana) e alguns dias depois procurei por problemas no motor 160 no google (afinal é bom saber os podres do que esta adquirindo, pena que so procurei depois de adquirir) cai em sua pagina sobre a maldade das montadoras e pasme, precisei completar 200 ml de oleo (da honda) para que QUASE chegasse ao nivel maximo, fiz a medição com o motor ainda morno, ao verificar no dia seguinte com a moto fria e ligando por 2 a 3 minutos e desligando, constatei que precisou de mais cerca de 100 ml para que chegasse ao nível maximo...
    mesmo depois de ter completado o oleo sinto o cambio duro, ela inclusive ja "escapou marcha" 3 vezes e apagou 1 vez no semáforo, antes de sequer engrenar, simplesmente estancou.
    Não sei o que faço, é minha quarta moto, nem uma xr200 antiga 2002 que tive com 12 anos de uso severo em trilhas tinha o cambio tão ruim e uma barulheira tão esquisita no motor.
    Perguntinha, Testo o 20W50 semi-sintetico ?
    Posso perder a garantia por isso ?
    Estou com 260km rodados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, LordySlayer!
      Gostei do seu comentário, é sempre bom ver um comentário discordante bem fundamentado.
      Realmente eu não tinha reparado que o motorista passou no vermelho, boa observação.
      De qualquer modo, como a corda sempre arrebenta para o lado do motociclista, a atitude mais prudente é a gente mesmo se precaver. Infelizmente a cagada dos outros é o normal, e diante disso só podemos tomar uma atitude defensiva ou reclamar a caminho do hospital.
      Na hora do aperto não dá tempo de interpretar claramente o que está acontecendo, então prever que entrarão na frente já me evitou vários acidentes.
      Sobre sua moto, essa dificuldade de engrenar marcha não está sendo causada por algum problema mecânico? Não é normal uma honda ter tal grau de dificuldade mesmo com óleo 10W-30. Sobre perder a garantia, me parece que a política atual da honda é concedê-la somente se você fizer todas as trocas com eles. Se eles colocam tinta de lacre na tampa de abastecimento. No limite do extremo, se quiserem poderão cancelar sua garantia simplesmente por você ter conferido o nível de óleo. Se usar um óleo mais viscoso, certamente o farão. É difícil a situação dos proprietários atuais. Tente resolver esse problema de comum acordo com eles.
      Se realmente houver algum problema com a embreagem ou o câmbio da sua moto e você fizer algo diferente, ficará complicado para você.
      Eu sempre recomendo manter o nível do óleo original com extrema atenção até acabar a garantia ou a disposição do proprietário em ficar contando com ela.
      Obrigado pelo seu depoimento e boa sorte com sua moto,
      Jeff

      Excluir
    2. Eu tinha esse problema quando usava mobil e esticava a troca para 1200 km, sobre ela apagar no semaforo eu ajeitei a minha subindo a lenta cerca de 2,5% por recomendaçao de um mecanico de confianca ele tambem me indicou parar de colocar gasolina em um posto que nao era confiavel(eu colocava pq era o mais proximo), acredito que tenha sido a gasolina.

      Excluir
    3. Está vendo? Já está tendo experiência para compartilhar...
      É que no caso dele 260 km é uma quilometragem extremamente baixa para tamanho grau de problema nas marchas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Quero pensar que o problema seja a gasolina mesmo pq se fosse eu ate desanimaria, mas lord infelizmente esse problema é geral e ficar pensando assim é besteira seja feliz com a sua motoca isso é tudo que importa e nao se esqueca nao caia(assim como eu) no conto da troca super elevada, a moto é sua e da pra perceber que voce é vivido entao se a moto comecar a agir estranho troque o oleo e diminua o tempo das trocas.
      Aquele abrc
      E
      Vlw Jeff é nois
      (\____/)
      ( ͡ ⚫͜ ʖ͡⚫
      \ 👉 \ 👉
      Ps: vai na concessionaria e nao deixa os cara te enrolar rs

      Excluir
    5. Essa postagem foi artística!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    6. Realmente também não tinha reparado o sinal vermelho, mas isso só seria um belo dum motivo pra chamar a mão no freio (esse moto provavelmente tem ABS então ele conseguiria diminuir a velocidade sem problemas) e manter a maior distância possível desse veículo hahahaha. Assim como quando se nota retrovisores quebrados, motorista conversando no celular, com som alto, ou conversando dentro do carro olhando para o passageiro ao inves de olhar pro transito, todas essas situações podem terminar com um motorista fazendo algo sem notar que tem uma moto ali, são malícias que temos que pegar, porque infelizmente por mais que a perua seja obrigada a pagar o prejuízo, o tempo que a moto vai ficar parada e o tempo que vc pode ter que ficar de molho não tem dinheiro que pague.

      Abraço galera

      Excluir
    7. Olá, João Paulo!
      Esse também é meu modo de pensar!
      Já me poupou muita dor de cabeça.
      E de braço, perna, pé, cotovelo...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    8. Jeff, me parece que esse vídeo é americano. Lá nos Estados Unidos você pode virar a direita em um cruzamento mesmo com o sinal vermelho...

      Excluir
    9. É verdade, Lucas! Não considerei isso... meu pai aprendeu a dirigir no começo dos anos 60 e sempre fazia essa conversão porque foi assim que ensinaram para ele. Nosso código de trânsito mudou depois que ele tirou carta, proibindo esse tipo de manobra, mas ele nunca se adaptou, na minha adolescência brigamos muito por conta disso. Cabeça dura, o velho...
      Os EUA permitem algumas coisas que são do arco da velha... uma vez eu quase me borrei, estava de carona durante um estágio a trabalho em Michigan, e o motorista parou a picape no meio de uma rodovia movimentada para fazer uma conversão à esquerda.
      Me encolhi esperando o engavetamento, mas lá o pessoal está acostumado com isso e respeita...
      A mesma manobra no Brasil seria feita com a picape indo para o acostamento e aguardando uma oportunidade segura.
      Tem coisas que são melhores no Brasil do que lá... muito poucas, mas tem.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir