Se você tem uma moto potente, lembre-se de que dias molhados exigem mão leve no acelerador.
Assista este vídeo e nunca mais se esquecerá disso.
Motos modernas (bem modernas) de alta cilindrada já são equipadas com controle de tração.
Controle de tração é como um freio ABS ao contrário — o freio ABS alivia momentaneamente a força da frenagem para evitar travar as rodas, certo?
O controle de tração alivia de maneira automática e momentânea a potência do motor para evitar que a roda traseira patine durante uma aceleração intensa.
Ele monitora a rotação da roda traseira e atua no caso de ela começar a girar mais rápido do que seria normal em relação à rotação determinada pelo motor.
Assim, por mais que você acelere, a moto com controle de tração entrega somente o suficiente para você arrancar sem cair devido ao giro em falso da roda traseira.
No futuro, tombos como esse do vídeo não ocorrerão, a eletrônica embarcada eliminará definitivamente o problema.
A menos que o piloto não leia o manual do proprietário.
Ou leia, mas se esqueça como ativar o modo Chuva.
Ou saiba como ativar, mas se esqueça de apertar o botão do modo Chuva.
Ou que o sistema falhe na hora H por uma pane qualquer.
Quer saber?
Melhor não confiar...
Mão leve na hora de enrolar o cabo faz um bem danado e evita pagar micos.
Micos, manetes, espelhos e carenagens.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário