segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Asfalto molhado escorrega que é uma maravilha

Se você tem uma moto potente, lembre-se de que dias molhados exigem mão leve no acelerador.

Assista este vídeo e nunca mais se esquecerá disso.


Motos modernas (bem modernas) de alta cilindrada já são equipadas com controle de tração.

Controle de tração é como um freio ABS ao contrário — o freio ABS alivia momentaneamente a força da frenagem para evitar travar as rodas, certo?

O controle de tração alivia de maneira automática e momentânea a potência do motor para evitar que a roda traseira patine durante uma aceleração intensa.

Ele monitora a rotação da roda traseira e atua no caso de ela começar a girar mais rápido do que seria normal em relação à rotação determinada pelo motor.

Assim, por mais que você acelere, a moto com controle de tração entrega somente o suficiente para você arrancar sem cair devido ao giro em falso da roda traseira.

No futuro, tombos como esse do vídeo não ocorrerão, a eletrônica embarcada eliminará definitivamente o problema.

A menos que o piloto não leia o manual do proprietário.

Ou leia, mas se esqueça como ativar o modo Chuva.

Ou saiba como ativar, mas se esqueça de apertar o botão do modo Chuva.

Ou que o sistema falhe na hora H por uma pane qualquer.

Quer saber?

Melhor não confiar...

Mão leve na hora de enrolar o cabo faz um bem danado e evita pagar micos.

Micos, manetes, espelhos e carenagens.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário