Você ouviu o vendedor falando sobre a bmw G310R, né?
"Troca de óleo de 10.000 em 10.000 km", "óleo projetado especialmente para esse motor".
Não me contive e fui conferir imediatamente essas informações lá mesmo na concessionária bmw.
E o que o vendedor desta outra concessionária falou foi o seguinte:
"O óleo é 15W-50, pode ser qualquer um, Motul, Castrol..."
E quanto à troca de óleo?
"Revisão a cada 10.000, troca de óleo a cada 5.000 km."
Como cada concessionária disse uma coisa diferente, fui conferir direto no documento emitido pela fabricante:
Óleo 15W-50, conferido.
Pode ser qualquer um, conferido.
"Óleo especial para esse motor"... ahh... isso não está escrito não.
Lá fora a bmw motorrad recomenda, mas não obriga a usar, o tal ADVANTEC ORIGINAL BMW ENGINE OIL — aqui no Brasil usa outro óleo.
Então aquele papo de "óleo projetado especialmente para esse motor", mais uma vez, é só argumento de vendas.
O tal Advantec é um semissintético — então o Motul 5100 ou o Castrol Power 1 4T dão conta do recado.
Troca de óleo a cada 10 mil km, conferido:
Pegadinha do manual para iludir proprietário otário, conferido:
A data programada é uma vez ao ano ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.
Na prática, "antes da próxima data programada" quer dizer antes da quilometragem programada.
Ou seja, espere para trocar o óleo somente a cada 10.000 km e detone o seu motor.
"Ah, mas o vendedor falou..."
Cara, na hora que dá pau, vale o que está escrito... a culpa é sempre do propriotário que não faz a manutenção como se deve... aprenda isso...
Pelo menos o vendedor com quem falei não recomendou esse absurdo de trocar o óleo apenas a cada 10 mil km.
Em compensação — nunca se pode elogiar — aí vem a questão fundamental...
Perguntei para o vendedor na concessionária:
— COMO É QUE EU MEÇO O NÍVEL DE ÓLEO DESSA MOTO?
— É A QUENTE COMO AS OUTRAS bmw OU É A FRIO?
Ouvi da boca do vendedor:
"Essa moto é diferente das 800 e 1200, não é cárter seco, você não mede a quente."
"Você mede pela manhã sem ligar o motor, é só olhar o nível no visor."
Malandramente, perguntei:
— Ah, quer dizer então que é igual à honda CB 300?
"Mesma coisa."
Mas o que diz o manual do proprietário?
Óleo do motor
Verificação do nível de óleo do motor
Requisito
O motor está à temperatura de funcionamento.
Então também não é como o vendedor falou para mim... a medição é mesmo a quente — como todas as motos da bmw — e não a frio. A propósito, o manual da CB 300 também manda ligar por alguns minutos e desligar o motor antes de medir o nível... coisa que ninguém faz.
Medir a quente dará um resultado muito diferente do que olhar o visor pela manhã, quando todo o óleo terá escoado para o cárter.
Com o óleo todo no cárter, você pensará que o nível está bom, mas seu motor estará com muito menos óleo que o ideal — porque não foi assim que os engenheiros determinaram o procedimento de medição do nível.
Comprove isso na sua própria moto, é só medir nas duas condições.
Pelo menos uma coisa o vendedor acertou:
Será a mesma coisa que a CB 300 — todo mundo mede o nível do jeito errado ensinado pelos vendedores nas concessionárias, ninguém lê o manual, e as motos apresentam problemas por falta de óleo suficiente.
Você notou que o manual fala que a quantidade de óleo é de aprox. (aproximadamente, note bem, aproximadamente) 1,65 litro com troca do filtro de óleo.
Como a troca do filtro exige mais óleo, isso quer dizer que será colocado apenas 1,5 litro de óleo a cada troca de óleo sem troca do filtro (igual na CB 300, com a única vantagem de a bmw estar com a viscosidade correta).
O grande detalhe é que a quantidade necessária para atingir o nível correto na CB 300, quando você mede do jeito certo, com motor e radiador de óleo totalmente drenados, é de 1,8 litro, sabia?
O pessoal só coloca 1,5 litro (é o número que aparece no manual) e não completa até chegar no nível máximo medindo depois de ligar e desligar o motor.
E é por isso que CB 300 e XRE 300 racham cabeçote — aquecimento excessivo por óleo insuficiente.
(Parêntese:)
Notou que a bmw não precisa usar óleo 10W-30 para atingir as metas de emissões e consumo?
Por que será que a honda precisa usar óleo fino e a bmw, com um motor tão moderno quanto, de tão alto rendimento quanto, de tão alto desempenho quanto os da honda, por que a bmw pode continuar usando óleo 15W-50 e a honda não?
Curioso, né?
(Fim do parêntese)
Vou ficar aqui esperando aparecerem as reclamações de motor barulhento, radiador fervendo e câmbio duro junto com as explicações dos vendedores "bmw é assim mesmo".
Depois de algum tempo aparecerá o primeiro vídeo de um proprietário mostrando a moto com o óleo no mínimo depois de voltar da revisão...
Nada de novo nesse mercado de motocicletas, venho denunciando todas essas empresas há anos.
E a bmw é reincidente... veja a postagem:
Como não perder seu motor zero km (e a vida) saindo da concessionária — seja bmw, honda ou qualquer outra
Um abraço,
Jeff
Valeu,Jeff! Sabia que voce faria uma obra de arte com as informaçoes! hehe!Bom mesmo seria ver o tal oleo depois de 10.000 km rodados saindo do carter!!Aquele abraço!!
ResponderExcluirEu é que tenho de te agradecer, Pedra!
ExcluirNão vai sair muita coisa do cárter não... do jeito que eles falam, os proprietários vão esquecer que a moto usa óleo e a gente vai começar a ver motor da 310 pifando a 3 por quatro... é o que eles querem, a 310 é um projeto indiano da tvs (a mesma fabricante da dafra Apache). Para os padrões da bmw, é uma moto barata cujo lucro virá das vendas em grandes quantidades das peças de reposição fabricadas com custo mínimo na Índia.
Aliás, esqueci de dizer:
O preço dessa moto na Índia oscila em torno de 250 mil rúpias, o que em moeda brasileira equivale a...
Vou transcrever para não errar os números 250.000,00 INdian Rupees = 12.307,50 Brazilian ReaLs.
Na loja daqui da esquina, 21.900 reaus. Custo Brazil.
Um abraço,
Jeff
Olá Jeff, sempre a mesma história se repetindo em todas as marcas. Na minha última revisão os safados colocaram o óleo no nível certo pois eu questionei sobre o nível. Isso significa que nas 2 primeiras revisões eles só colocaram 2l de óleo ao invés dos 2,3l recomendados. Sacanagem das grandes.
ResponderExcluirPois é, Takashi!
ExcluirQuando eu falei para o sac da dafra que o manual estava errado, eles insistiram que a quantidade insuficiente estava certa, mentiram que estavam fazendo um teste de longa quilometragem para apaziguar os leitores do fórum e até ameaçaram me processar.
Mas o tempo mostrou que não é engano, não é erro, não é coincidência: é mesmo o modus operandi dos exploradores do mercado cativo.
Um abraço,
Jeff
Quando comprei minha Kawasaki 0km (Vulcan S) colocaram o nível de óleo no nivel certinho e tal (tudo conferido da forma correta), aí perguntei sobre qual óleo foi usado precisamente (no caso era Motul) e falei que queria comprar um litro lá mesmo para caso tivesse que ir dando aquela completada até o momento da troca.
ResponderExcluirMas aí o vendedor falou "ah, não precisa! Isso é só na revisão!" Deixei pra lá, preferi não discutir e comprei em outro lugar...rs.... Creio que não foi por maldade, pois o cara é muito gente boa mesmo, mas sabe como é né... Prefiro ser caprichoso e seguir as lições deste blog do que arriscar a minha motoca etc.
Olá, Pedro!
ExcluirPelo menos começaram com o nível certo!
Já vimos muitos casos onde entregaram as motos com o nível mínimo e até abaixo do mínimo, como a própria bmw naquela postagem linkada no final do texto, e as dafra faltando 200 ml para sujar a ponta da vareta...
Se eu fosse dono de concessionária, me empenharia em explicar todos os macetes para os novatos e forneceria um litro de óleo como cortesia para os proprietários.
Poderia não vender tantas peças de reposição, mas certamente conquistaria uma clientela fiel para comprar motos novas por muitos e muitos anos...
Também contrataria profissionais competentes e qualificados para cuidar da oficina e das vendas, todos com treinamento correto sobre os produtos e o atendimento aos clientes.
É uma visão de mercado que os empresários brasileiros não têm, preferem pagar remunerações mínimas para seus representantes colocarem a imagem da empresa no chinelo do mercado...
E não foi necessariamente por maldade não. A doutrinação para não seguir o manual é tão grande que as pessoas não conseguem imaginar que estão fazendo a coisa errada.
Um abraço,
Jeff
Olá Jeff, meu primeiro comentário aqui. Já faz um tempo que acompanho seu blog, e acho muito engraçado como é difícil achar um mecânico que aceite na boa, quando solicito para colocar um 15w50 na minha Mirage 250 (e tbm como é difícil achar o sintético da Shell 15w50, fui em 6 postos e nada no máximo 15w40. E na Internet é uma facada de frete por cada litro), aí hj o mecânico disse q recomendaria eu colocar 20w50, e explicou aquela história q aqui em Floripa não é necessário um óleo 15w já que n faz tanto frio como nos países q vem a recomendação. No final só falei um não obrigado e pedi pra colocar um 15w50 semi, e caso não tivesse, só revisão e deixar q eu mesmo troque depois.
ResponderExcluirA e minha Mirage me trollou no posto, acabo de abastecer vou ligar ela e dá umas anomalias enquanto aperto o botão. Já pensei ferrou, algumas tentativas e nada no final foi pro reboque. Chegando no mecânico ela liga de primeira. O objetivo dela era só passear de reboque mesmo e fazer eu pagar uma passagem cara pra ela. kkkk
Mas deixei ela de castigo no mecânico pra nunca mais usar essa técnica de decidir quando quer passear.
Hahahaha!!!
ExcluirSua moto é parecida com a Jezebel, adora uma brincadeira!
Isso que aconteceu no posto foi a entrada de uma gota de água no tanque, ou pingou da tampa ou veio com o combustível abastecido.
Como a presença de água separa o álcool da gasolina, e o álcool é mais pesado, ele vai para o fundo onde fica a captação da bomba da injeção eletrônica ou da mangueira que vai para o carburador.
A injeção precisa de alguns ciclos para se adaptar ao novo combustível álcool puro, e alguns sistemas nem conseguem atingir os parâmetros extremos para queimar álcool, o carburador menos ainda.
Isso é tão comum que todas as motos carburadas têm um parafuso de cabeça de fenda e mangueira de ladrão para escoar o combustível contaminado.
Quer dizer que o pessoal não quer colocar 15W-50 porque não precisa aí em Floripa?
Pois é justamente nas regiões de clima mais frio que o 15W mostraria uma pequeníssima vantagem na partida sobre o 20W...
O pessoal não sabe interpretar os números da viscosidade SAE e fica criando chifre em cabeça de cavalo.
Aliás, o pessoal não sabe interpretar todo o manual do proprietário, então não fogem dos números mostrados ali: 20W-50 tem de ser 20W-50, 2,5 litros tem de ser 2,5 litros... "motor que usa gasolina comum não pode usar gasolina aditivada que estraga"...
É complicado...
Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
Jeff
O leitor Leandro Heancio comentou no facebook:
ResponderExcluirmil ja acho muito. Agora 10 mil... kkkkkk
Ainda perdeu pra kawa, 12
Olá, Leandro!
Estou preparando uma postagem sobre a kawasaki, o pessoal aqui no Brasil não embarcou nessa onda dos 12 mil e recomenda o óleo somente para 6 mil km conforme manual do proprietário.
Um abraço,
Jeff
Essas empresas só vão aprender, depois que receberem muitos processos em massa !!! Quando perceberem todo o lucro deles indo pelo ralo restituindo os clientes, vão aprender e vão começar a fazer o correto.
ResponderExcluirOlá, Marcelo!
ExcluirO problema é que os juízes e juízas não têm formação técnica.
Para provar alguma coisa, você tem de fornecer um laudo pericial assinado por um perito.
E quem forma os peritos especialistas em motores de motos que serão chamados para depor na justiça?
As montadoras.
Não tenho expectativa de que isso mude em curto prazo.
O que precisava era todo mundo documentar e tornar públicas as sacanagens, postando vídeos de motos saindo sem óleo suficiente das concessionárias.
Aí sim, todo mundo sabendo das tramoias, não conseguiriam continuar aplicando esses verdadeiros golpes contra os proprietários.
Um abraço,
Jeff
Meu Deus....Vai andar de velotrol que é melhor...Se contradiz nas informações...Esses motociclistas nutella , de primeira viagem são foda...
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