Vídeo de reportagem do g1 mostra acidente onde picape atravessa no amarelo e motociclista apressado tenta cruzar antes de o sinal abrir para ele.
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/ceara/noticia/imagens-mostram-que-sinal-estava-amarelo-quando-medico-bateu-em-motociclista.ghtml
Aliás, a reportagem descreve o caso de maneira errada.
O motociclista não foi atingido nem o médico bateu na moto — foi a moto que bateu na lateral da picape que cruzava com o sinal ainda amarelo.
Infelizmente, muitos motociclistas acabam se dando mal por conta dessa afobação de não esperar o sinal abrir.
Ou sair assim que o sinal abre.
Alguns semáforos são armadilhas que permanecem fechados mesmo depois que todo o trânsito parou, mesmo depois de bloquear as travessias de pedestres...
Isso pode fazer com que algum condutor que conheça essa manha do semáforo resolva aproveitar esse tempo e cruzar a via, na certeza de que ninguém irá furar...
O acidente acontece justamente quando dois condutores têm a mesma má ideia.
Nada justifica tentar atravessar enquanto o semáforo ainda está vermelho para você.
Não é só distração, é uma pressa injustificável que causa acidentes fatais como esse da reportagem.
Fique ligado para não se envolver em uma situação dessas.
A afobação para ganhar 30 segundos pode não ter volta.
Um abraço,
Jeff
O pior de tudo é que mesmo com as imagens da câmera na própria reportagem, a matéria ainda tenta empurrar a culpa para o médico que atravessava o sinal amarelo tranquilamente e dentro da lei e "atropelou" o coitado do PM que furava o vermelho em alta velocidade, fazendo questão de destacar fatos completamente irrelevantes para tentar comprometer a idoneidade de quem foi, na realidade, a vítima neste caso.
ResponderExcluirSe atravessar o amarelo era prudente ou não, isso é outra questão, mas que não pode se misturar com o fato de que quem desrespeitava as leis de trânsito era o PM motociclista, e não o outro.
E é justamente isso que eu não gosto em jornais e noticiários, de modo geral. O que era pra ser notícia desinteressada e informação livre acaba virando material tendencioso que muitas vezes é lapidado aos moldes de quem intere$$a mais...
Bons tempos quando notícia era apenas notícia... Agora tudo é marketing.
Abraço!
Triste realidade, Péricles.
ExcluirEu nem tinha notado que o motociclista era PM.
Mas vale notar que geralmente ocorre o contrário, a imprensa geralmente costuma atribuir a culpa dos acidentes aos motociclistas, mesmo quando eles estão na preferencial.
Mas nesse caso da postagem é notável a inversão dos fatos contra todas as evidências.
Um abraço,
Jeff
É verdade, Jeff. Normalmente eles procuram de toda forma culpar o motociclista, o que torna o caso desta reportagem ainda mais curioso...
ExcluirAbraço!
Tem mais coisas por trás desse caso:
ExcluirA notícia publicada no dia anterior jogava a culpa totalmente no médico que estaria embriagado e teria tentado fugir:
http://g1.globo.com/ceara/noticia/medico-e-preso-apos-atropelar-e-matar-policial-militar-em-fortaleza.ghtml
Aí no dia seguinte apareceu o vídeo provando que ele não foi o culpado pelo acidente e nem tentou fugir, apenas perdeu o controle da picape devido ao forte impacto.
É difícil voltar atrás quando se publica notícias colhidas no calor do momento.
Então suspeito que a reportagem esteja sendo tendenciosa para não admitir que pisou na bola ao não pesquisar os fatos e ter sido parcial na primeira reportagem.
E ainda ter uma desculpa para apresentar no processo por calúnia e difamação que provavelmente será movido contra eles.
Um abraço,
Jeff
Descobri isso lendo os comentários no g1.
ExcluirVocê deve ter matado a charada, não seria a primeira vez que isso acontece, no desespero pra ver quem publica a matéria primeiro... Pelo menos aqui no jornal local da cidade é muito comum, vivem dando notícias pela metade só pra aprecerem em primeira mão, como dizem, no Facebook. Depois vão juntando os pedaços ao longo dos dias até a história se acertar...
ExcluirIsso aki em Poa RS acontce direto de motociclista arrancando antes de abrir o sinal pra ele
ResponderExcluirOlá, Eduardo!
ExcluirHoje mesmo vi acontecer aqui em Santo André, SP.
Como estão os serviços de eletricista aí em Porto Alegre, RS?
Muito trabalho?
Quem sabe melhora agora...
Um abraço,
Jeff
Concordo 100% com o Péricles, a reportagem está tendenciosa e muito mal feita. O motociclista devia estar com algum problema, pois avançou um sinal que estava vermelho a bastante tempo e o detalhe é que avançou com tudo, tipo roleta-russa... Será que o sinal do lado em que vinha o motociclista, não estava APAGADO? Isso não é tão incomum de acontecer, por isso destaco que toda as vezes que você encontrar um sinal apagado, reduza, olhe e siga com prudência pela via.
ResponderExcluirQuanto ao motociclista é o que sempre deduzo... foi punido da pior forma, pois somos uma das partes mais frágeis no trânsito.
Quanto ao médico, coitado, deve ter se machucado como ele mesmo diz, fora o grande susto, pois o motociclista colidiu com tudo na porta e no lado dele. O médico é apenas mais uma vítima do trânsito veloz e destrutivo.
Abração e que Deus nos proteja e abençoe todos os dias.
Olá, José Carlos!
ExcluirA possibilidade de um semáforo apagado eu realmente não considerei, mas pode ter ocorrido sim.
Com as novas luzes de LED, é muito raro esse tipo de coisa acontecer.
Mas hoje mesmo vi um motociclista arrancando com o sinal ainda fechado para ele.
E atravessando uma avenida onde o pessoal embalado não costuma parar...
Motociclistas jovens (e nem tão jovens) se empolgam demais com a agilidade das motos.
E a agilidade das motos permite surpreender os motoristas.
Cabe à parte frágil do trânsito tomar cuidado, mas o pessoal é tão avoado...
Um abraço,
Jeff
Pode mesmo ser que o semáforo estivessse apagado, mas seria mais um motivo pra passar devagar e tentar enxergar o trânsito do outro lado, como você mesmo disse... Vai entender... Vai ver ele realmente estava com algum problema...
ExcluirEle poderia estar sendo fugindo de um assalto...
ExcluirMesmo sendo PM e andando armado, não dá tempo de reagir em cima da moto. E se ele fosse rendido, certamente seria fuzilado.
Talvez ele realmente tivesse motivos que nunca saberemos.
Um abraço,
Jeff
Ele não estava fugindo de um assalto, ao menos nenhuma informação nesse sentido apareceu por aqui (sou de Fortaleza).
ExcluirE eu também não acho que ele acelerou com o sinal amarelo, porque ele já vinha muito rápido. Ou ele não prestou atenção ao sinal ou realmente o sinal estava apagado. Isso é bem comum aqui em Fortaleza no semáforo verde e amarelo, que só tem 1 lâmpada. Mas o vermelho é muito raro parar as 2 luzes ao mesmo tempo (inclusive esse deve ser o motivo de só o vermelho ter 2 luzes).
Obrigado pelas informações, Daniel!
ExcluirA possibilidade de assalto foi só uma cogitação.
Ele deve ter calculado mal o tempo ou a velocidade em que vinha.
Estava contando que chegaria assim que desse o verde, não contou que pudesse haver algum retardatário atravessando no amarelo... quase deu certo, o sinal mudou praticamente no momento do acidente.
Um abraço,
Jeff
Jeff, parabéns pelo dia de hoje, dia dos pais. Saiba que temos praticamente a mesma idade biológica, porém devido ao seu carinho e dedicação com todos os leitores deste blog, me sinto no dever de avisar que somos como filhos seus.
ResponderExcluirDeus sempre te abençoe, a toda a família e todos os seus leitores.
Poxa, obrigado mesmo, José Carlos!
ExcluirParabéns para você também e para todos os pais motociclistas ou não leitores daqui do blog!
Confesso que uma das coisas que me motiva a escrever o blog é pensar que os jovens motociclistas têm idade para serem meus filhos... e é muito triste ver essa moçada sofrendo por culpa da falta de seriedade de empresas, motoescolas, governantes e autoridades mais preocupadas em lucrar com as vendas, impostos e multas do que em produzir produtos seguros, fiscalizar os poderosos com rigor e manter e sinalizar as vias corretamente a fim de conscientizar e ajudar a prevenir acidentes.
Outra motivação é a possibilidade de que minha filha, fã de bicicletas, um dia venha a optar por uma moto... espero ter passado todas as dicas para que ela e a moçada se deem bem no trânsito.
Quero partir de consciência tranquila e com a certeza do dever cumprido.
Só espero que minha filha leia este comentário e lembre que dia é hoje ainda antes da meia noite... hehehe... ai, ai, ai...
Um abraço,
Jeff
Esse é um 'vício' muito comum entre motoboys.
ResponderExcluira urgência de fazer entregas acaba fazendo eles cometerem essas imprudências.
semana passada eu estava indo entregar um eletroventilador. pensei em pegar o corredor, mas como o sinal estava prestes a abrir eu preferi ficar atrás do veiculo.
logo um motoboy ultrapassa pela direita, uma senhora abre a porta de um Sandero e BAM!!!
motoboy ao chão. tenho até a foto se quiser.
Foi surreal, na minha frente!! eu estava tremendo!
Ajudamos um pouco e em poucos segundos a ambulância veio.
(segundos mesmo, o pessoal da Argos é bem agil).
por uma cagada de andar rápido pela direita ele se machucou, danificou a moto, danificou 2 veiculos e atrasou a entrega de vários clientes.
Olá, Rafael!
ExcluirUltrapassagem pela direita junto à calçada é sempre um risco, não deve ser feita nunca.
Mesmo no corredor com o trânsito parado existe esse risco de alguém abrir a porta.
Por coincidência, estou com uma postagem curta programada para amanhã sobre esse assunto, se quiser enviar a foto eu complemento a postagem.
O email é jefferson.tradutor@gmail.com
Obrigado e um abraço,
Jeff