Sabe, existe um limite mínimo de velocidade para rodar com uma moto.
Quanto mais devagar, mais difícil equilibrar a moto — ainda mais se ela for muito, muito pesada.
A moto se equilibra naturalmente quando ganha velocidade.
Isso vale na hora de sair com a moto, onde a velocidade e a rotação do motor excessivamente baixas podem fazer o motor morrer (pule direto para 01:00):
Vale também quando você está em uma bela estrada cheia de curvas.
Rodando muito devagar, fica fácil de acontecer isso contigo:
E sinceramente, você não quer pagar esse tremendo micão.
Então, se você ficar em dúvida se irá cair, não tente equilibrar a moto com o pé — acelere.
Acelerar a moto poderá fazer com que ela recupere a estabilidade, e no mínimo ficará mais fácil de mantê-la vertical e recuperar o equilíbrio.
A coisa não irá ficar muito pior do que já está.
A menos, é claro, que você avance para a contramão com tráfego em alta velocidade...
Um abraço,
Jeff
Lembro bem quando estava fazendo as aulas para habilitação no ano passado, no tal circuito réplica do Detran era justamente o que eu fazia quando sentia que perderia o controle da moto (pelo instinto e por já ter andado de moto antes) A baixa velocidade é inimiga nesse circuito ridículo, mas não pode isso, a velocidade tem que ser constante... tomava bronca toda vez do instrutor. Nessa formação tosca de motociclista, tudo que pode ajudar os novatos eles podam, é incrível.
ResponderExcluirOlá, Robson!
ExcluirO que eles (não) fazem com os iniciantes chega à beira da irresponsabilidade. Muita gente só quer ficar sentada olhando o facebook enquanto esperam a passagem do tempo, porque ensinar que é bom, nada...
Um abraço,
Jeff
Bom dia Jeff, pode me da umas dicas, estou em dúvida da bros 160 esd ou crosser ed, vendo que as duas são bem parelhas, poderia me ajudar a escolher? Ou tem dicas de outras?
ResponderExcluirOlá, Marcleiton!
ExcluirA dica para quem me pergunta esse tipo de coisa é:
"Moto é paixão, compre aquela que você imagina que terá prazer de olhar todos os dias pela manhã na sua garagem."
Seguindo o manual do proprietário, fazendo a manutenção preventiva correta e com as dicas daqui do blog, você se dá bem com qualquer moto.
Felicidades com sua nova máquina,
Jeff
tem o esquema de elevar o giro do motor pra dar estabilidade em velocidade muito baixa. isso conta também pra dica.
ResponderExcluirValeu, Patrick!
ExcluirNão entrei muito em detalhes porque isso todo mundo acaba aprendendo de um jeito ou de outro... geralmente do jeito do vídeo... como aconteceu com um amigo meu... hehehe...
Um abraço,
Jeff
Quando eu era jovem, claro.
Excluirtodos temos esses "amigos" que passam esfregando a cara no asfalto kkkkk
ExcluirNem me fale... ainda bem que sempre usei capacete integral. Quero dizer, meu amigo ;)
ExcluirAgora quem esfregou a cara bonito no asfalto foi o cara do vídeo da postagem de hoje... deu dó do cara usando coquinho.
Um abraço,
Jeff