A clássica esterçadinha para a esquerda antes de fazer a conversão para a direita...
Alguns motoristas têm esse costume para alinhar melhor o carro com a entrada da garagem ou a rua onde querem entrar.
Aí, no que você pensa que ele vai, ele volta...
Mais uma vez, vale a regra de ouro:
Nunca ultrapasse pela direita (a menos que o motorista esteja dando seta que irá para a esquerda).
E mesmo assim, o motorista sempre poderá mudar de ideia em cima da hora...
Depois não adianta ficar com o mimimi "o cara virou sem dar seta" — seta ligada não é contrato assinado.
Mesmo que ele sinalizasse, você não teria tempo de fazer nada — e não dá para ver a seta quando você já está do lado do carro.
Melhor coisa é iniciar a ultrapassagem somente quando tiver certeza absoluta de que o motorista não fará nenhuma bobagem pra cima de você.
E também tenha a certeza de que nem você fará a bobagem:
Outro engano muito comum dos motociclistas é achar que carros parados não oferecem perigo...
Ultrapassar pela direita junto aos carros estacionados é uma bobagem que muita gente faz.
Há várias chances de algo dar errado:
– Um pedestre pode atravessar no meio dos carros — e dificilmente você o verá a tempo, ainda mais se for uma criança.
– Um carro pode embicar na sua frente na tentativa de sair da vaga — só a virada do pneu já pode te derrubar;
– Alguém pode embicar o carro para tentar estacionar em uma vaga... e só a virada do pneu... bom, você entendeu.
– Alguém pode abrir a porta na sua cara — carros estacionam para seus ocupantes descerem. Dããã...
O resultado é este aqui:
Motoristas não se preocupam em olhar pelo retrovisor antes de abrir a porta quando o trânsito ao lado deles está parado.
Aliás, muitos não olham nem com o trânsito em movimento... carros costumam passar a uma distância suficiente dos carros parados para permitir abrir a porta sem perigo.
Eles não esperam encontrar um motociclista fazendo a bobagem de passar em alta velocidade naquele espaço apertado.
Mesmo em baixa velocidade, é quase impossível evitar um acidente nessas condições.
Motocicletas são ágeis, mas necessitam que você pense por elas e tenha noção do que está fazendo.
Resumindo, não seja um total sem noção...
Aqui no blog a gente alerta para você não cair nessas armadilhas, mas se você quiser cair, tudo bem.
Indenizar o(s) proprietário(s) do(s) carro(s) (à esquerda e à direita, e quem sabe o(s) da frente também) será problema seu. Consertar sua moto também.
Dica:
Um serviço de funilaria e pintura do(s) carro(s) que você riscar e amassar muito provavelmente sairá mais caro do que a grana lascada que você pagou na sua moto zero km.
Um abraço,
Jeff
Perai agora é permitido corta pela direita, sou motocicletas e sabemos que motoristas não se preocupa com isso é este ainda deu seta.
ResponderExcluirHoje tomo mais cuidado com este tipo de passagem e somente em último caso
Olá, Ander!
ExcluirEu diria que hoje pode ser considerado tolerado a moto cortar pela direita, porque é algo difícil de multar, mas o código de trânsito não mudou.
Ultrapassagem somente pela esquerda, ultrapassagem pela direita somente quando o condutor à frente sinalizar a intenção de dobrar à esquerda.
É o que afirma o artigo 199 do CTB:
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10603836/artigo-199-da-lei-n-9503-de-23-de-setembro-de-1997
O pessoal fala essas coisas na internet, mas não encontra respaldo no que está na lei.
Como multas por esse motivo não são eficazes porque dificilmente haverá uma prova e serão facilmente contestáveis, as autoridades não cobram.
Mas em caso de acidente haverá perícia e provas materiais, o motociclista será considerado culpado, sem escapatória.
Um abraço,
Jeff
Fora os cachorros, Jeff... Pelo menos perto de onde moro, são um grande risco ao trafegar muito próximo das calçadas e perto de carros estacionados... Eles aparecem do nada por entre os carros, e só o susto pode valer um tombo grátis, ou um atropelamento e danos maiores (no cachorro, na moto e no piloto). Então por todos os motivos, sua dica é importantíssima.
ResponderExcluirGrande abraço!
Olá, Péricles!
ExcluirHahaha... pensei nos cachorros, mas a lista ia ficar muito longa...
Comecei o texto dizendo "Há 2 chances", aí virou 3, virou 4, lembrei dos cachorros, apaguei e deixei "Há várias" e parei por ali antes que o pessoal deixasse de ler por causa do tamanho do texto... hehehe...
Pode crer que os cachorros estão nessa!
Um abraço,
Jeff
Boa Jeff, excelente postagem.
ResponderExcluirO que muito me preocupa quando estou no trânsito, tanto com minha moto quanto com o meu carro, é a velocidade excessiva que as motos passam em locais apertados, pois isso é alto risco em todos os sentidos e sem necessidade. Qualquer situação inesperada e "bye bye" motociclista, vai para o hospital ou talvez para o cemitério. O pior é que muitas vezes ele não vai sózinho, levando terceiros que não tinham nada a ver com a história.
Abração.
Olá, José Carlos!
Excluir"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", já dizia o tio do Pedro Prado, quero dizer, Peter Parker.
Uma moto tem tanto potencial de matar quanto um revólver, carteira de habilitação tem o mesmo peso de um porte de arma, e o pessoal muitas vezes nem sequer se preocupa em obter.
Em ambos os casos, os fabricantes não se preocupam em ensinar os proprietários a usar os produtos com segurança (nem vou falar que tanto um quanto outro volta e meia são denunciados por colocarem produtos com problemas no mercado).
E as motos (ou carros) são muito mais fáceis de comprar, estão ao alcance de qualquer pré-adolescente.
Que pode ser a vítima, o assassino ou, frequentemente, ambos.
Um abraço,
Jeff
Faltou falar no Post, é proibido ultrapassar em esquinas (que foi o caso do vídeo).
ResponderExcluirCTB -> Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.
Olá, Daniel!
ExcluirIsso foi tema da postagem:
https://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/07/muita-gente-se-ferra-fazendo-isso.html
Nesta aqui enfoquei somente as ultrapassagens pela direita.
Um abraço,
Jeff
Saúde & Paz.
ResponderExcluirJeff...aconteceu agora a pouco Comigo. Dia 17/08 ás 07:10hs da manhã vindo para o trampo. Parei a moto na faixa de pedestre e uma Sr´a..atravessou....30mts a frente é uma rotatória...preferencial de quem esta nela. Parei a moto aguardando os carros convergirem a rotatória; e....... do nada.... na minha DIREITA entra uma garota conduzindo uma Biz... bateu em meu cotovelo e pimba....bateu no meio fio e caiu. Eu só não cai tambem, porque estava parado com os dois pés no chão.
Muita raiva e quase que ainda me ferro.
Abraços.
Olá, Ninja!
ExcluirAinda bem que não aconteceu nada de mais grave...fora a dor de cotovelo...
Um dia depois da postagem eu fui ultrapassado pela direita por uma moto — e olha que eu já estava a coisa de 1 metro do meio fio.
Ele passou pela área suja, arriscando derrapar e furar o pneu, e o pior:
Eu estava dando seta que ia entrar à direita.
Se eu fosse entrar no estacionamento do banco, a batida seria inevitável.
A moçada acha que sabe tudo e não consegue imaginar muita coisa, o resultado é o que aconteceu contigo.
Ninguém respeita distâncias mínimas de segurança, o pessoal aprende a dirigir vendo corrida de fórmula 1, acha que tem que tirar fina de todo mundo.
É froids.
Um abraço,
Jeff
"A clássica esterçadinha para a esquerda antes de fazer a conversão para a direita..."
ResponderExcluirQuando fiz isso pela primeira vez na auto escola o instrutor me xingou!
"O que é isso que tu tá fazendo??!?!" Exclamou ele.
Pior que já passei perto de bater algumas vezes em quem faz isso.
Aí vêm mais uma dica que li aqui no teu blog: sempre desconfie de movimentos estranhos dos motoristas a frente.
Olá, Rafael!
ExcluirE o pior é que os motoristas (e os motociclistas) estão fazendo movimentos cada vez mais estranhos ultimamente...
Tipo dirigir/pilotar com a cabeça abaixada teclando/lendo celular em vez de prestar atenção no trânsito...
Um abraço,
Jeff