terça-feira, 15 de agosto de 2017

Novas informações sobre o acidente que matou a dublê de Deadpool 2

Complementando a postagem de ontem:

Novas imagens dão novas pistas para tentar entender o acidente que matou a dublê durante a filmagem de Deadpool 2.

Esta foto mostra a roda dianteira totalmente quebrada com o cubo, disco de freio e raios separados do aro e pneu — algo improvável de ter acontecido somente com o impacto contra a guia ou a parede de vidro do prédio:
Imagem e reportagem: https://www.thestar.com/entertainment/movies/2017/08/14/stunt-driver-dies-after-crash-during-deadpool-2-filming.html

Talvez a roda tenha se quebrado na última vez em que ela desceu as escadarias, causando a perda de controle.

Novas informações relatam que ela havia ensaiado a cena com a moto pelo dia inteiro na véspera.

Motos não são projetadas para descer escadarias, ainda mais várias vezes em sequência.

Submeter uma peça metálica a esforços repetitivos, ainda mais esforços não previstos no projeto, pode causar trincas por fadiga do material — é por isso que um arame dobrado várias vezes acaba se quebrando com uma força mínima.

Este vídeo mostra como isso acontece e o primeiro exemplo apresentado é justamente o de uma bicicleta — motocicleta sem motor — descendo uma escadaria:

Clique na engrenagenzinha e use a opção Subtitles/CC Auto-translate Portuguese para legendas em nosso idioma ou em qualquer outro da lista de opções. Crack = fissura ou trinca.

Ficar descendo degraus por um dia inteiro pode ter provocado trincas por fadiga nos raios da roda da moto, e como você viu no vídeo aos 05:29essas trincas são muito difíceis de ver a olho nu — até causarem a ruptura completa.

Se a roda realmente se quebrou antes da perda de controle, ela causou uma oscilação violenta do guidão, possivelmente impedindo que a garota acionasse os comandos da moto.

Mesmo que ela conseguisse acionar os comandos, o freio dianteiro estava totalmente inoperante, e somente o traseiro não impediria a moto de avançar com o acelerador travado aberto, ainda mais sem apoio da embreagem.

O desvio de pedestres descrito pela testemunha pode ter sido mera coincidência ou conclusão errada de sua parte, algo muito comum em acidentes.

Resta esclarecer o motivo de o acelerador travar aberto se a dublê não estava conseguindo acionar os comandos...

Sem acionamento intencional, a mola da manopla sempre retorna o acelerador para a posição de marcha lenta.

Ou pelo menos, deveria retornar...

Teria sido a quebra da roda que causou o disparo do acelerador?

Se o sensor de velocidade daquela moto está instalado na roda dianteira, e é o mesmo sensor de velocidade usado pelo sistema de frenagem ABS, a informação enviada para a ECU com a roda quebrada era de que a moto estava parada.

O aro da roda dianteira girava louco, mas o cubo da roda e o disco do sensor de velocidade estavam parados, desconectados do aro e pneu.

O ECM pode ter entendido que a moto estava parada com o comando da manopla do acelerador e da marcha da moto em posição diferente da que seria usada para um comando de parada...

A lógica eletrônica pode ter interpretado essa discordância de informações como algo a ser compensado aumentando a rotação do motor — tornando a dublê passageira de uma moto incontrolável e com vontade própria.

Até onde sei, é um cenário possível, a menos que o sensor de velocidade usado pela lógica eletrônica não seja o da roda dianteira.

Se este cenário for correto, o fato grave é que um evento menor e mais fácil de acontecer, como a simples desconexão ou ruptura da fiação do sensor de velocidade em uma moto equipada com a mesma lógica eletrônica, poderá causar o disparo das rotações do motor — levando à mesma sequência de eventos.

Somente uma perícia detalhada permitirá saber o que realmente aconteceu.

Se em breve aparecer um recall para recalibração do ECM / ECU das motos ducati, será uma boa pista.

Agora, independente da causa:

Certamente o que poderia ter salvado a vida da motociclista seria o uso de um capacete — as cenas de ação eram filmadas sem proteção, como é praxe nos filmes:
Imagem: https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/deadpool-2-criador-compara-o-filme-a-a-hora-do-rush/371981/ Esta é a atriz Zazie Beetz em uma cena sem risco, não a dublê que morreu.

Daí no impacto contra o prédio a dublê foi arremessada de cabeça contra a parede de vidro laminado feito para não se quebrar com facilidade.

O capacete provavelmente teria absorvido suficientemente o impacto para que ela sobrevivesse, talvez mesmo sem sequelas.

Infelizmente, não foi o que aconteceu — tudo acontece muito rápido em acidentes de moto, e o capacete é sua última defesa.

Capacete é fundamental, e capacete fechado é essencial.

Imagem e reportagem: https://www.jpnews.com.br/policia/motociclista-bate-na-traseira-de-carro-e-fica-ferida/100758/ 

Nunca deixe de usar o capacete, use o capacete sempre bem afivelado, e não caia no conto do capacete aberto bonitinho, mas ineficaz para sua proteção.

Um abraço,
Jeff

PS: O blogspot do google continua mudando a formatação cada vez que eu salvo e conforme o que dá na telha maluca dele, perdi horas tentando consertar e desisti, sinto muito, vai assim mesmo.

2 comentários:

  1. Jeff..., Novas noticias....
    a motociclista que morreu era piloto profissional, mas não era uma dublê tão experiente....
    http://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/deadpool-2-motorcycle-death-leaves-stunt-community-asking-tough-questions-1030044

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    1. Olá, Rafael!

      Obrigado pelo link!

      Como foi dito, ela era piloto profissional de corridas e esse foi o primeiro trabalho dela como dublê.

      Está aí um ponto importante que eles destacaram nessa matéria, ela tinha treinamento e experiência para pilotar com pista livre em autódromos, algo bem diferente de fazer uma cena perigosa no meio da cidade. Ela não tinha treinamento para pular fora se algo desse errado, como deu.

      É possível que ela tenha perdido o controle por nervosismo e inexperiência com motos maiores? É.

      Mas competir com motos de 300 não quer dizer que ela nunca tenha pilotado motos maiores fora das pistas, não dá para saber, mas acho improvável que ela nunca tivesse experimentado uma moto maior na vida (40 anos) com as facilidades que existem por lá.

      E como ela ensaiou o dia inteiro anterior e nada aconteceu, continuo acreditando que algo fez com que ela perdesse o controle durante a filmagem, uma falha mecânica.

      Li em outra reportagem que a moto não bateu contra a parede de vidro, o estrago foi feito pelo impacto dela, que voou de cabeça depois que a moto bateu na guia.

      A roda se quebrou totalmente no impacto contra a guia?

      Então essa roda está mal dimensionada, é um projeto falho.

      Já vi motos quebrarem a roda em impactos, mas não separaram o aro do cubo.

      Vamos ver se aparecem mais novidades nesse caso.

      Um abraço,
      Jeff

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