Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Triumph_Daytona_650
A triumph Daytona 675 foi lançada em 2006 na Europa e logo começou a pipocar motor estourando a torto e a direito...
E não só correndo na pista, mas em uso normal...
Notou a semelhança com o caso dos proprietários de dafra Kansas e Speed, e honda com motor estourado / cabeçote trincado?
Não é coincidência.
Sabe o esquema do óleo?
Pois é...
O manual do proprietário da triumph Daytona 675 diz que ela usa 2,6 litros de óleo no motor.
3,0 litros com motor seco (desmontado)
2,6 litros com troca de óleo e filtro
2,4 litros com troca apenas do óleo
Só que os proprietários descobriram que a incoerência entre o que o manual dizia e o que eles encontravam no motor era tão grande que o enganozinho do manual foi revelado.
Para chegar ao nível de óleo correto, o motor precisava de 3,8 litros de óleo.
1,2 litro (!!!!!) a mais do que falam no manual.
600 ml a mais do que a capacidade máxima de óleo que falam no manual.
A coisa ficou tão feia para a triumph, com as motos ganhando fama de não serem confiáveis, que eles tiveram que tomar uma atitude.
Pensa que eles corrigiram a informação do manual, ou vieram a público alertar os proprietários?
Não, a triumph quase bateu o recorde mundial da cara de pau.
Eles trocaram a vareta medidora do nível de óleo e mantiveram a informação da quantidade no manual inalterada até hoje.
A nova vareta medidora da Daytona 675 é mais curta e marca o nível correto bem acima do anterior... nos 3,8 litros.
Até hoje não tem uma palavrinha no manual da Daytona falando sobre isso.
Hoje, 16/05/2017, o leitor Pedra Veloz postou um comentário estranhando o vídeo de um mecânico informando que é necessário parafusar totalmente a vareta antes de medir o nível de óleo.
Foi um detalhe que notei na página acima, e que seria importantíssimo ter comentado, mas na época da publicação eu estava tão indignado com os fatos descritos aqui que acabei me esquecendo.
Note que todo o restante da postagem está correto, apenas faltou comentar essa particularidade do sistema de medição da triumph.
Prossegue a postagem original sem alterações:
A triumph corrigiu o problema apenas para os donos que forem espertos de conferir o nível do óleo, sem mencionar que a quantidade está estupendamente errada.
Complementando a informação, a triumph convocou um recall sim, só que para o modelo touring para longas viagens Sprint 1050, dizendo que o comprimento da vareta estava errado — e não que a quantidade de óleo do manual é absurdamente errada.
Alegou que o erro poderia fazer com que "proprietários retirassem óleo do motor pensando que havia excesso". A velha tática de jogar a culpa nas costas dos clientes.
Não disse que os proprietários abastecendo por conta própria correm o risco real de deixar as motos a seco...
Isso não envolve somente as Daytona, as triumph Street Triple usam basicamente o mesmo motor.
Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Triumph_Street_Triple
Na concessionária, eles sabem disso e devem estar colocando a quantidade certa... hummm.... será?
Será que estão mesmo fazendo a coisa certa?
E quem deixar de levar na concessionária e acreditar no manual, vai colocar somente a quantidade recomendada sem conferir o nível — como todo mundo faz...
Não sabendo dessa pegadinha, o dono vai ver o motor abrindo o bico com baixa quilometragem que nem dafra Kansas e Speed, e hondas com óleo 10W-30 — as motos nacionais mais afetadas em curto prazo por essa prática.
E o manual da triumph ainda fala: "Se o nível de óleo estiver abaixo da marca inferior, (...) adicione óleo"....
Quando o óleo está abaixo do mínimo, aí já detonou tudo.
A triumph nem sequer deu o braço a torcer sobre a enorme фруктовый салат que aprontaram.
Aí eu pergunto, você não se decepciona com quem faz coisas assim?
Note que isso não é diferente do que fazem todos os outros fabricantes de motocicletas, exceto as americanas.
E não é questão de defender esse pessoal, nem sequer sou fã de motos enormes — e aquelas motos nem concorrem no mesmo enorme mercado que as montadoras nacionais denunciadas.
Descobri essa história toda conversando com um ótimo mecânico que já foi proprietário de uma e confirmei tudo pesquisando na internet.
A triumph só não bateu o recorde mundial da cara de pau porque esse será eternamente da dafra, que em vez de corrigir o problema com uma vareta que permitisse descobrir a coisa toda, alterou o manual da Kansas 150 para mascarar o fato.
Imagem: Pesquisa google |
Um abraço,
Jeff
pqp que sacanagem esse pessoal da triumph, devem ter pego a dica com o pessoal da honda, suzuki, yamaha, dafra, zongshen, e por aí vai...
ResponderExcluirOlá, Patrick!
ExcluirVai ver que todos frequentaram a escolinha do professor Ray Mundo...
Um abraço,
Jeff
Incrível !!!! que scammers.
ResponderExcluirPor favor, continuem a denunciar este flagelo Jeff , você é o super-herói das nossas bicicletas.
Caramba, você me confundiu com o Sprocketman?
ExcluirFique tranquilo, Ric...
Já tenho mais uma bomba programada e é sobre uma montadora respeitável acima de qualquer suspeita...
Um abraço,
Jeff
ResponderExcluirHaha, não, por favor .
Pensei sim em Batman em sua batimoto ( 1967 ).
Abraço.
Esse sim é clássico!
ExcluirUm abraço,
Jeff
Olá Jeff você poderia fazer uma pastagem sobre a quantidade de óleo da xlr 125? Já procurei no blog e não achei nada sobre ela um grande abraço
ExcluirLamento, não tenho dados sobre ela. Mas com certeza a questão da quantidade/nível de óleo é válida.
ExcluirUm abraço,
Jeff
passando só pra deixar o meu "EITA"
ResponderExcluirEita é pouco... merece trocentos eitas...
ExcluirUm abraço,
Jeff
João Paulo Ferreira comentou no facebook:
ResponderExcluirTenho uma Honda Bros 150 2012 ESD, fui falar isso com conhecidos e me disseram que a moto iria vazar óleo se colocasse a mais, porém já faz 1 ano que estou usando algo entre 1,3 e 1,5L de óleo na moto (sendo que o manual diz que é apenas 1L) e não vazou uma gota sequer de óleo.
Olá, João Paulo!
Só lembrando, não é todo motor que aceita uma quantidade significativamente maior de óleo do que o nível máximo recomendado. O motor da CG é tolerante, mas motores de outra construção interna sofrem sobrepressão e podem sofrer calço hidráulico. Basta um calço hidráulico durante a primeira partida com o nível acima do aceitável para o motor ser danificado irreparavelmente, então não adote esse critério de colocar mais óleo do que o nível máximo recomendado como regra para outras motos, o prejuízo pode ser muito grande.
Um abraço,
Jeff
ultimamente estou lendo bastante dessas ideias por ai, sei la... a unica coisa que me vem na cabeça é preguiça de tirar um tempinho(ou acordar 10 min mais cedo) pra messar e talvez completar o óleo. Sem querer ofender é claro só não entendo, quem vem da politica de manutenção dos carros realmente enlouquece quando vivencia a rotina das motocicletas eu mesmo ainda estou me acostumando, mas sempre visei a segurança e nunca quis abusar da cultura do "jeitinho".
ExcluirOlá, Felipe!
ExcluirCarros, por terem motores maiores, possuem uma margem de segurança maior que permite realizar essa manutenção com menos frequência. Nas motos, onde tudo é minimizado, essas margens são mais estreitas.
Como a quantidade de óleo no cárter é menor, precisa ser verificada constantemente para garantir a confiabilidade da máquina.
Quando a dafra foi criada por uma empresa proprietária de redes de concessionárias de automóveis, nós donos de motos achávamos que a incompreensão dessa dinâmica própria das motocicletas fosse causada por essa cultura diferente do pessoal envolvido.
Com o tempo descobrimos que a prática é geral no mercado, e muito lucrativa. E realizada com risco de vida para os proprietários.
Um dia o Ministério Público Federal irá perceber isso e tomará as atitudes devidas. Não quero estar na pele daqueles que são responsáveis por isso, foram informados e nada fizeram para resolver essa situação escabrosa.
Um abraço,
Jeff
Somente depois de ler de novo é que vi que seu comentário fazia referência ao fato de o pessoal colocar mais óleo por conta própria e sem qualquer medição. Então esclareço que meu comentário sobre situação escabrosa e etc. se referiu ao que fazem os fabricantes.
ExcluirQuanto a colocar óleo por conta própria e sem medição, "ninguém é profeta em sua terra".
Apesar do tanto que já falei pessoalmente, conheço pessoas que colocam óleo no motor da moto por conta do barulho e resposta do motor... eu sei o que vai acontecer e fico só na aflição e torcendo para que não se compliquem na hora em que o motor não aguentar mais essa situação... é triste.
Um abraço,
Jeff
Acho que a comparação não se limita só entre maior e menor, pra min a moto é infinitamente mais complicada que o carro e mesmo assim é difícil encontrar alguém dizendo que não vê a hora de pegar o carro e sair sem rumo ou fujir dos problemas rs. O Ser humano é assim mesmo por mais que avisem ele só da ouvidos vivenciando.
ResponderExcluirExiste algum teste "caseiro" que pode ser feito para verificar a real capacidade do cárter da moto?
Pegar o carro ou pegar a moto? Hahaha...
ExcluirPor real capacidade você quer dizer quanto óleo acima do recomendado poderia talvez ser colocado?
Não é aconselhável fazer isso porque podem ocorrer fenômenos que somente serão percebidos em médio prazo, por exemplo carbonização excessiva, que pode causar pré-ignição — a mistura ar/gasolina começar a explodir antes da centelha da vela. Pré-ignição pode danificar seriamente o motor em poucos minutos, se tanto. Outra coisa que pode acontecer é o calço hidráulico, o pistão não consegue descer por excesso de óleo, esse danifica instantaneamente. O mais seguro é nunca colocar mais do que o nível recomendado, ou seja, a quantidade do manual + o suficiente para chegar à marca superior da vareta medidora / visor de nível de óleo.
Um abraço,
Jeff
a ironia que eu quis dizer é que a moto é muita treta mas mesmo assim serve como descarrego dos problemas, seria pegar a moto e eu disse que é difícil alguém que tem só carro dizer que não vê a hora de pegar o carro e sair sem rumo ou fujir dos problemas. então infelizmente estamos presos ao que a montadora nos diz, fiz essa pergunta porque fiquei com o pé atras por causa da triumph em relação a vareta, esta claro que não é o mesmo volume se comparar as duas varetas e pra min a vareta é a nossa unica garantia, quero ate parar de pensar nisso... imagina só nem poder confiar na vareta. No caso da triumph eles cagaram mais ainda colocando la no céu o final daqueles XXX da vareta, deve ter uma marquinha na vareta onde esta de verde mas pra min ao visualizar na inocência vou meter ate o final das ranhuras que nem é com a fan, ou seja, vou estar colocando mais do que deveria.
ExcluirEntendi... e a risada que eu dei foi porque não me imagino pegando um carro para relaxar...
ExcluirFique tranquilo que só a triumph aprontou essa com a vareta. A melhor maneira de avaliar se o motor da moto está feliz é com a suavidade de seu funcionamento. Motor silencioso, respondendo com energia e passando marchas com facilidade, neutro fácil de achar, aquecimento dentro do esperado, sem ficar estalando ininterruptamente ao ser desligado, esses são os sintomas de que o motor está bem lubrificado.
E em todas as fabricantes, exceto as triumph antigas com a vareta longa, isso é alcançado com a quantidade recomendada + o suficiente para chegar na marca superior da vareta / visor.
Um abraço,
Jeff
Quantidade recomendada + o suficiente para chegar na marca superior da vareta / visor, DEPOIS de ligar e desligar o motor conforme estipulado no manual.
ExcluirAlguns fabricantes pedem a medição com o motor totalmente aquecido, como a harley, a indian e a bmw. Esta última faz a medição com a moto inclinada no cavalete lateral, o que pode dar uma grande diferença se você medir do jeito que está acostumado, om a moto vertical.
Sendo fiel ao que está escrito, não tem erro. Só tem que ficar ligado nas pegadinhas.
Um abraço,
Jeff
aiai as pegadinhas... mais um aprendizado é isso ai vlw!
ResponderExcluirPourra!! E eu sonhando em subir de nível e trocar minha Comet GTR 250 2009/2010 EFI com 49 mil km rodados, apesar de muitos por ai falar que a Kazinski GTR Comet não presta, pelo menos nunca deu pau no motor, apenas problemas elétricos provocados por conectores, cabos de vela e retificadores, digo originais de péssima qualidade, trocado isso e feito as revisões em mecânicos confiáveis, se tornou uma excelente moto, uso diariamente, dias de Sol e Chuva após a troca desse itens mencionados acima moto nunca me deixou na mão. O investimento pra se ter uma Comet é nada comparado para ter uma Daytona 675r. A Kasinski por ser uma péssima administradora e prestadora de serviços, apesar de ter produtos de qualidade pra vender acabou quebrando (Comet é fabricada pela a Koreana Hyousung, que vende em mercados bem mais exigentes, Europeu e EUA).
ResponderExcluirSerá que a Triumph seguira o mesmo caminho? Espero que não, pois para nos consumidores quanto mais concorrência houver no mercado, melhor serão as ofertas, melhores serão os produtos oferecidos.A Daytona 675r tem muito prestigio no mercado, tanto que esse erro tosco da Triumph não apaga o prestigio que a moto recebeu em todas as avaliações de revistas sobre motos(marketing trabalha bem), claro que quem é dono consegue ir alem, pela a experiencia diária com a moto, ser sincero e dizer o que é top e o que é boxta na moto e no atendimento na CC. #sendorefem #AindaSonhandoemteruma675r
Olá, Rafael!
ExcluirA Daytona realmente é uma das motos mais lindas no mercado. Agora que você conhece o macete, pode ficar tranquilo. Mas que é decepcionante ver uma empresa dessas recorrer a uma prática como essa, isso é.
Um abraço,
Jeff
Realmente decepcionante, mais ainda bem que tem uns cara que contam essas tramoias pra gente, tava justamente pesquisando sobre a moto quando cheguei ao seu post. Obrigado por compartilhar a informação. Valew um abraço.
ResponderExcluir**mas
ExcluirHahahaha... tá perdoado...
ExcluirUm abraço,
Jeff
RSRSRS... VALEW...
ResponderExcluir