Você pensa que o único perigo do corredor são os carros e caminhões?
Está muito enganado...
Um corredor completamente parado oferece o perigo de motoristas abrindo a porta, pedestres e vendedores circulando entre os carros e, como você viu, outras motos tentando entrar no corredor.
Rodar no corredor em alta velocidade no corredor tem outro perigo:
Reparou no efeito hipnótico dos carros passando?
Isso pode te deixar desorientado.
Esse efeito é viciante porque descarrega uma adrenalina louca, e o seu corpo adora adrenalina.
Você começa a andar cada vez mais rápido sem perceber, até chegar uma hora em que alguma coisa dá errado.
E aí você não tem tempo de parar e nem espaço para desviar.
Maneire a velocidade para ser capaz de frear antes de bater contra algo que apareça na sua frente.
Em uma situação dessas, é impossível parar a tempo rodando a mais de 40 km/h.
Além do tempo desacelerando, você gasta um tempo entre ver o perigo e começar a acionar o freio, mais o tempo que a moto vai desacelerar.
Quanto maior a velocidade, maior a distância percorrida antes de conseguir parar a moto.
Bom vídeo do Leandro Mello!
Quando um perigo se torna visível no corredor, você já está em cima dele, não dá tempo de fazer nada.
Vá na boa...
Quando todo mundo está parado, rodar a 40 km/h já é uma grande vantagem das motos.
Quem abusa da velocidade entre os carros acaba se acidentando e fornece munição para o pessoal que quer banir as motos do corredor.
Não seja um corredor no corredor — não provoque um acidente.
Não colabore para este mundo se tornar ainda mais chato e careta.
Um abraço,
Jeff
PS: Por coincidência, esta postagem estava programada para hoje e na noite anterior fui informado pelo leitor José Carlos Aires de uma reportagem do g1 sobre o corredor... parece que Alguém lá em cima está querendo dizer alguma coisa pra nós... Você pode acessar a reportagem neste link.
Olá Jeff, faz um tempo que não comento aqui. Agora já estou um pouco mais experiente, com quase 8.000km rodados e umas e outras viagens por aí. Cara corredor é sempre complicado, é impossível evitar, mas já saí de muitas situações de perigo por andar com calma nele, um pouco de cautela e a gente consegue aproveitar o privilégio de se manter em movimento, mesmo nos engarrafamentos. Um abraço e parabéns pelo ótimo serviço do blog, seguindo teus conselhos me mantenho sem acidentes e cada vez mais racional na pilotagem :)
ResponderExcluirParabéns pelos 8 mil km, Nane! E obrigado!
ExcluirA partir de agora é hora de se ligar ainda mais, porque a autoconfiança na pilotagem tende a nos deixar mais ousados... mas vejo que você já pegou o espirito da coisa, cada vez mais racional na pilotagem!
E aproveito para comentar as mensagens do Osmar e do Emerson o facebook:
Obrigado por acompanharem o blog e deixarem sua mensagem!
Realmente não tem como escapar do corredor, e a prudência é o caminho. Quanto menor a diferença de velocidade em relação aos carros, maior a segurança.
E quando o corredor começa a andar, sempre haverá um motorista tentando se encaixar na outra faixa que parece estar andando mais, então eu prefiro me encaixar em uma vaga no centro da faixa. Somente volto para o corredor quando a velocidade diminui o suficiente para compactar os carros, e com muito cuidado para não entrar na frente de alguma motocicleta voando baixo. Fazendo isso, já vi vários acidentes no corredor e nunca me envolvi em nenhum.
Um abraço,
Jeff