terça-feira, 30 de agosto de 2016

Como cair no asfalto molhado em dia de sol

Rodar por uma serra tem esse perigo — no lado não iluminado, depois de uma curva, a pista fica úmida o dia inteiro por causa da sombra e da vegetação, e às vezes por um riachinho que desce da montanha.



Ninguém espera pegar asfalto molhado em dia de sol e se você vem fazendo a curva em alta velocidade, o resultado é esse aí

De repente a aderência desaparece e você vai para o barranco ou a mureta + precipício.



Por melhores que sejam os pneus de uma esportiva, a velocidade em pista seca não pode ser a mesma que em pista molhada.

Então o negócio é nunca entrar no limite se você não sabe se depois da curva virá um trecho molhado.

Agora você leitor do Minha Primeira Moto já sabe que as serras têm essas surpresas e não vai cair nessa.

Fico feliz por você e sua moto. 

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Excelente aviso Jeff .
    Eu vivo na Patagônia, e pista fica úmida todo o ano , mesmo na manhã do verão .
    E não só têm acidentes de motocicletas , carros também.

    Abraço e muito obrigado pelo trabalho que você toma.

    Nós somos melhores motociclistas graças a você.

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    Respostas
    1. Obrigado, Ric!
      Ter feito o curso de pilotagem com segurança da honda logo aos 18 anos — esse mérito eles têm (se bem que hoje, com uma frota muito maior, a promoção de cursos é proporcionalmente ínfima), e contar com meu pai mecânico e motorista observador e preocupado em me passar seus conhecimentos sobre situações de risco foram fundamentais para minha experiência.
      Poder passar esses conhecimentos adiante é um prazer e fonte e muitas alegrias.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. No seu caso, morando na Patagônia, você também precisa ficar atento aos pneus frios!
      A borracha (goma) endurece com o frio e os pneus tendem a deslizar com mais facilidade (bom, isso você já sabe, não é?)
      Tenho uma postagem sobre isso prevista para breve com alguns tombos ocorridos por aqui. Quando nos chega uma frente fria, é uma situação bastante diferente e que causa surpresas quanto à aderência dos pneus.
      Abraços,
      Jeff

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    3. Jeff exata , o frio é um inimigo da segurança.
      Na verdade , há um mês eu caí no gelo : Uma costela batido haha.
      Não querendo caminhar , usar a moto.

      Abraço.

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    4. Huh, isso dói... melhoras!
      Aqui em Brasil gelo é muito raro, só ocorre em poucas cidades mais altas das serras e por poucos dias no auge do inverno. Mas acidentes por pneus frios são relativamente comuns nas outras regiões porque os donos de motos potentes não estão preparados para essa situação justamente devido à pouca frequência de dias extremamente frios — o que para nós, longe das serras, fica na casa dos 7 a 10 graus Celsius positivos.
      Bem mais quente do que aí... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

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