Continuando nossa conversa de ontem:
Vejam distintas senhoras fabricantes, não estou dizendo que essa prática de colocar menos óleo que o recomendado e ensinar os clientes a medirem o nível de óleo de maneira errada seja intencional da parte das digníssimas empresas profissionais de reputação ilibada.
Imagem: http://www.kibando.com.br/tag/burro/
É que infelizmente todo mundo cai nesse erro, e eu acho que as senhoras deviam se preocupar em ensinar a coisa certa, tanto para seus vendedores, quanto para seus mecânicos, para os clientes... os donos das concessionárias...
Afinal, a palavra das senhoras tem muito peso, sabiam?
Os clientes levam muito a sério as informações dadas pelas senhoras.
É que infelizmente, parece que os manuais se preocupam mais em dizer uma quantidade insuficiente de óleo — a dona suzuki até grava na carcaça do motor essa quantidade errada!
As senhoras deviam se preocupar mais em deixar claro para todo mundo que para medir o nível precisa ligar e desligar o motor antes de completar até atingir o máximo da vareta/visor...
E cobrar dos seus funcionários para fazerem a coisa certa...
Eles não estão fazendo o que as senhoras mandam fazer e estão entregando as motos para os clientes praticamente sem óleo — pelo menos a imensa maioria das que encontrei até agora.
Puxa, donas fabricantes... isso acontece há anos, e as senhoras até agora não perceberam?
O povo é normal que não perceba, porque na hora em que reclamam que o motor não dura nada, o pessoal das concessionárias fala que "moto é assim mesmo"...
Na hora em que reclamam que o câmbio está duro e o motor está barulhento, o pessoal das concessionárias fala que "esse modelo é assim mesmo"...
Na hora em que os motores começam a pipocar um atrás do outro, os funcionários preenchem um relatório e as senhoras nem desconfiam que o problema está nascendo dentro da própria concessionária...
Está faltando perspicácia para o seu pessoal que inspeciona a qualidade de atendimento das concessionárias....
Está faltando discernimento para os seus engenheiros que não desconfiam que tem coisa errada com esses motores tão bons e resistentes...
Mais do que ninguém, engenheiros sagazes deviam perceber que motores tão bons e tão bem fabricados não poderiam pifar tão cedo e em quantidades tão grandes, não é mesmo, senhoras?
Acho que ninguém aí dentro pensou em fazer uma auditoria para ver quanto óleo realmente é colocado em cada moto...
Poxa, era só conferir a nota fiscal de cada serviço, donas montadoras!
Está faltando treino e traquejo para todo o seu pessoal, né donas fabricantes?
Isso é ruim porque os clientes não querem saber se o seu pessoal foi mal treinado ou é incompetente mesmo.
Eles querem é contar com os ótimos serviços que a sua propaganda fala, serviço digno da qualidade das suas marcas, distintas senhoras.
Serviço de qualidade que valha a pena pagar.
O pessoal está pagando caro até nas "revisões gratuitas", distintas senhoras donas montadoras, e os motores continuam pipocando por aí.
Na hora em que os clientes descobrem que as senhoras estão cometendo esse pecado de deixar as motos saírem sem óleo da revisão, e de não orientar corretamente os proprietários sobre o óleo do motor, eles começam a chamar as senhoras de tudo e qualquer coisa, menos de distintas.
Nossa, eu fico até envergonhado de repetir as coisas que o pessoal fala quando descobre que leva a moto na concessionária e ela sai com menos óleo do que deveria.
E que a quantidade de óleo informada no manual do proprietário não atinge o nível correto.
E que o número gravado na carcaça do motor não serve para nada...
É, o pessoal fica muito bravo mesmo, distintas donas senhoras montadoras.
No seu lugar, donas fabricantes, eu corrigiria esses enganozinhos cometidos por seus representantes para não ficar com péssima imagem no mercado.
Sabe, pras senhoras pode ser um enganozinho de nada, um tiquitinho de óleo, mas para nós consumidores, o prejuízo é grande, viu?
Não sei se as senhoras sabem, donas fabricantes, mas um motor com pouco óleo se desgasta muito mais rápido e pode até travar no meio da estrada — isso é um perigo, caras donas!
Nossa, vocês nem imaginam... vocês não andam de moto não, né?
Eu já vi gente passando perrengue e só não morri porque sempre mantive o óleo no nível certo, então posso falar com conhecimento de causa — minha dafra Kansas está na casa dos 95 mil km ainda sem retífica.
E é uma Kansas, hein? Aquelas que estouravam o motor com 30 mil km.... que nem as Fan e Titan com óleo 10W-30...
Já vi muito coitado que ficou na estrada por causa disso...
Quem cuida desses assuntos por aí não anda de moto não, né?
Nem sai por aí conversando com os donos de motos...
Porque se andasse e conversasse, ia saber de cada coisa tão cabeluda que depois nem dormia de remorso, viu?
Quando eu falo andar de moto, eu digo andar de moto todo dia de verdade, fugindo do busão, dependendo da moto para atravessar a cidade, pegar BR, ir trabalhar longe pra dedéu...
Fazer entrega, levar encomenda, pegar marginal, pegar estrada por esse Brasil afora...
Nós do povão fazemos isso com as motos, não é só passeio de fim de semana não, viu?
A gente não testa moto em computador em sala com ar condicionado não...
Donas fabricantes, será que eu estou sendo muito ingênuo?
Será que eu estou sendo muito ingênuo de esperar que um dia as senhoras tomem essa atitude honesta e digna de fiscalizar e repreender suas concessionárias, e venham a público explicar claramente que não basta colocar a quantidade recomendada?
Custava dizer claramente que tem que colocar um pouco mais do que as senhoras falam, senão o óleo não chega no nível correto?
Ou melhor ainda, senhorinhas... custava dizer a quantidade correta de óleo direto no manual?
Dizer a quantidade correta, sem precisar usar um procedimento esquisito e complicado que faz todo mundo andar sem óleo e estragar o motor com menos da metade da vida útil?
Porque o povão só toma na cabeça com isso, donas fabricantes... essa confusão que eu não sei como começou é muito triste.
E o seu pessoal nas concessionárias não está ajudando a resolver não... já passou da hora de um puxão de orelha nesse pessoal, né?
Mas a carta ficou longa de novo, por hoje vou parar por aqui — amanhã eu termino essa história, donas montadoras.
Boa noite de sono a todos aí,
Jeff
Bom dia Jeff,
ResponderExcluirSou o dono da Yamaha Crosser que fez o relato sobre o recall, que diga-se de passagem ainda não consegui fazer devido ao pouco caso que as concessionarias dão ao assunto, que é longo mas pra resumir, eles disseram ter feito o pedido, porém 30 dias depois quando venceu o prazo e eu cobrei, descobriram que não tinha sido feito e agora fizeram realmente (confirmei com a fabrica até) e estou aguardando novamente. Porém, meu comentário hoje trata justamente do óleo.
Na primeira revisão da moto (1000KM), cheguei para busca-la e questionei o mecânico de quanto tinha sido utilizado de óleo, até para levar a sobra do frasco para casa, no que ele respondeu 1 litro + 200 ml para o filtro. Questionei novamente: Depois que você colocou o óleo, fez a medição conforme manda o manual? Adivinhem qual a resposta???? Não, a fabrica já recomenda essa quantidade. Como eu estava com o bendito manual no bauleto, já saquei dele e mostrei que RECOMENDADO não quer dizer é essa quantidade, ele manda verificar o nível, e lá foi o sujeito prontamente retirar a vareta da moto e escutar um sonoro NÃO NÃO NÃO NÃO!!!! Lê aqui no manual e vê como mede a quantidade de forma correta. O cara leu e a cara de surpresa dele só ia aumentando, no que concluí, esse cara nunca leu essas instruções na vida. Feito o procedimento correto, foi comprovado que a moto estava com óleo ABAIXO DO MINIMO RECOMENDADO. Completei com mais 150ml e o nível ficou no máximo.
Eu realmente acredito que o mecânico não faça de maldade, até porque eu pago os 2 litros de óleo e levo embora o restante, mas o desconhecimento técnico é muito grande, e a Yamaha (e todas outras fabricantes) são muito responsáveis por isso. Por não treinar seus colaboradores, por colocarem informações dúbias nos manuais entre várias outras coisas.
Outra coisa que descobri é que o mecânico tem o tempo praticamente cronometrado para fazer revisões na moto, não lembro exatamente a tabela porque vi rapidamente na oficina, mas seria algo do tipo:
Revisão 1.000KM 30 Minutos, 5000 KM 40 minutos e assim por diante.
É complicado até para o profissional que está ali fazendo teoricamente manutenções, porque ele não tem nem tempo direito para executar os serviços.
Um detalhe adicional, e que até acho que comentei aqui da outra vez, é que a moto por interferência de alguma entidade maior (ou o que preferirem acreditar), foi entregue com a quantidade correta de óleo.
ResponderExcluirEntregue na retirada quando 0KM, ainda não acordei direito e estou escrevendo a prestações, desculpem.
ExcluirObrigado pelo depoimento, Robson!
ResponderExcluirÉ incrível que um recall importante como esse esteja sendo adiado por incompetência de alguém na concessionária. O rompimento do tubo do chassi pode levar a uma falha catastrófica como aquelas que assolam as Kansas anteriores a 2010.
Em relação ao desconhecimento do mecânico, vi isso muitas vezes. Até um chefe de oficina de concessionária se irritou, falou que não tinha tempo de ler manual de proprietário e me virou as costas.
Sua moto saiu 0 km com óleo certo porque é passado para os funcionários que o primeiro enchimento do motor usa uma quantidade maior de óleo. Nas revisões, eles passam a colocar a quantidade enganosa recomendada. Só que os outros abastecimentos pedem praticamente a mesma quantidade que a do primeiro enchimento...
Qual a necessidade de criar um procedimento que só leva a erros?
Um procedimento que diminui significativamente a vida útil dos motores?
O curioso é que esse pessoal alegadamente recebe treinamento da fábrica... como deixam que isso aconteça?
Inaceitável, imperdoável, e até hoje não entendo como representantes do Ministério Público não tomaram atitude nenhuma contra isso. Tomara que outras pessoas além de mim também entrem com denúncias no MPF até que alguém atente para isso.
Um abraço,
Jeff
Estamos reféns desses picaretas. Encontrei o manual técnico dela e honestamente olha o que diz (não consegui colar imagem da pagina aqui, mas posso enviar por e-mail se você tiver interesse.
ResponderExcluirABASTECIMENTO DE ÓLEO DO MOTOR
QUANTIDADE TOTAL: 1,2L
COM SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE ÓLEO: 1,1L
SEM SUBSTITUIÇÃO DO FILTRO DE ÓLEO: 1L
No Manual do "Propriotário" eles omitem a informação quantidade total, ficam só as duas ultimas, ou seja...
Ou seja, se ele realmente colocou aqueles 200 ml a mais na sua moto, e você precisou colocar mais 150 ml para chegar ao nível correto, faltavam 350 ml de óleo no motor... recomendo você mesmo conferir / supervisionar na próxima troca, colocando o 1,1 litro recomendado e medindo a quantidade exata faltante.
ExcluirNo Brasil, informações de manuais técnicos são confidenciais para uso restrito das concessionárias, eu não poderia publicar aqui. Essa proibição absurda não existe lá fora, qualquer um pode comprar o manual de serviços de sua moto e fazer tudo por conta própria.
Mas agradeço mesmo assim.
Um abraço,
Jeff
Pela marcação do que sobrou na embalagem, acho que ele colocou o 1 litro + os 100ml do filtro (como manda o manual do proprietário só) e ai com os 150ML que eu coloquei deu 1,25L e enfim o nível correto, e ainda assim é um pouco a mais do que a fabricante diz no manual técnico. Uma pena isso não poder ser divulgado, é a prova de que a fabricante omite sim informações.
ExcluirUm abraço
"Pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada de oculto que não venha a ser conhecido"...
ExcluirComo disse o Homem que sabia das coisas.
Um abraço,
Jeff
Jeff, tenho uma Titan 150 2014 e estou usando o óleo semi sintético, o que devo fazer para mudar de óleo e qual a quantidade ideal para colocar no motor?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirHá diversas postagens explicando isso, se não houver links na postagem pesquise na aba Temas na lateral da página. A postagem "Qual é melhor, óleo mineral ou sintético" fala sobre esses cuidados.
Um abraço,
Jeff