Nada como um vídeo com vários finais felizes... uma pá de gente que nasceu de novo.
Observe que os motociclistas poderiam ter evitado pelo menos 8 das 12 situações (quase 70%) se não cometessem erros ou não fossem imprudentes:
0:00 — No primeiro caso, evitar o acidente só dependeu da habilidade e altruísmo do motorista — ele sacrificou o caminhão na tentativa de evitar o acidente.
0:40 — A aproximação e tentativa de ultrapassagem foi uma falha tremenda. A situação era arriscada, mas o pessoal não sabe aliviar a mão do acelerador... aí freia com tudo e descobre da pior forma que a moto rabeia e te joga no chão.
0:52 — A moto veio em alta velocidade para uma área com acidente sinalizado com cones, deu de cara com o trator na contramão. Faltou prudência.
1:26 — Não perceber o início da área fresada quase levou o rapaz para o além.
Isso mostra como é importante estar atento para obras de fresamento e irregularidades do asfalto — mas não sei se seria possível reagir a tempo de evitar o tombo.
Uma boa dica é permanecer alinhado com as rodas de um lado do carro, a uma distância prudente. Os motoristas desviando servem de alerta.
1:36 — Estar atento ao que acontecia permitiu ao segundo piloto se livrar desviando a moto; já o primeiro permaneceu no ponto cego do espelho sem perceber que o carro não estava diminuindo a velocidade, portanto ia acabar jogando para cima dele — escapou por sorte.
2:03 — Ele tentou subir o barranco para sair bem na filmagem... saiu bem mal.
2:14 — O excesso de velocidade na curva escorregadia fez o cara parar embaixo do ônibus... não fosse o motorista um cara sagaz, o motoqueiro já era.
Difícil encontrar um motorista sagaz assim, melhor não contar com isso.
2:55 — Марадона забивает гол рукой
3:21 — A moto estava mais rápida do que o carro que gravou o vídeo, mas não a mais de 60 km/h, assim teve tempo de desviar para a calçada — se ela estivesse com menos velocidade por causa da rua molhada, o susto teria sido ainda menor.
3:55 — A moto passou em excesso de velocidade e o piloto não percebeu a fiação aérea indicando o trajeto do troleibus. E a seta ligada.
4:15 — Não se faz uma ultrapassagem arriscada ao lado de uma vicinal com um caminhão se aproximando... o carro diminuindo a velocidade era indicação suficiente de que o motorista poderia estar tentando fazer a conversão — aprender a distinguir sutilezas como essa pode salvar sua vida e a de sua garupa.
4:44 — A desatenção com a preferencial não foi fatal por um triz.
A van pode ter sido encoberta por uma casa, árvores, painel de propaganda... olhar pelo canto do olho não garante a visualização, ninguém pode entrar desse jeito em outra via.
Mesmo que você esteja na preferencial, quem garante que o motorista irá respeitá-la?
Acidentes acontecem justamente porque alguém desrespeita as leis e o bom senso — faça sua parte para não entregar a alma e a moto de bandeja.
Note que houve 4 quase acidentes, e neles piloto e moto saíram ilesos — em 100% deles, as motos estavam em velocidade compatível com o fluxo do trânsito.
E em 4 das situações, os motociclistas somente não se feriram gravemente ou pior devido à habilidade, agilidade e prontidão dos motoristas.
Em 2 dos quase acidentes, a prontidão dos pilotos que se preocuparam em desviar e não em frear a moto foi fundamental.
Sobrevivendo e aprendendo.
Um abraço,
Jeff
Me parece que você trocou o tempo/comentário dos clipes 3:21 e 3:55. Bom vídeo e postagem, é bom ver repetidamente erros dos outros pra não ter que aprender da pior maneira, hehe.
ResponderExcluirSanta sardinha, Batman!!! Troquei mesmo!
ExcluirJá estou corrigindo no texto!
E é fato, também aprendo muita coisa com esses vídeos!
Muito obrigado, e um abraço,
Jeff