Posso usar cinquentinha ou motoneta em rodovia?
Não.
E não é questão de a polícia proibir, é questão de você não morrer.
E nem vou falar da instabilidade, das rodas pequenas para os buracos, do vento lateral que as desequilibra.
Usar uma moto acima do que ela aguenta faz o motor travar na frente de um caminhão.
Muito possivelmente foi o que aconteceu com esta Pop 100 em plena BR-324.
Não vou postar o link do vídeo porque as imagens são chocantes demais.
Reportagem: http://bahianoar.com/motociclista-e-carona-morrem-apos-serem-atropelados-por-caminhao-na-br-324-feira-de-santana/
No vídeo o policial rodoviário comenta que o piloto e garupa foram atropelados quando o motociclista "se perdeu" e parou na frente do caminhão.
Pode ter parado porque faltou gasolina, um pequeno descuido que pode ser fatal em rodovias...
Mas muito mais provavelmente o motociclista parou porque o motor pifou — e essa é uma causa que dificilmente deixa evidências, verdadeira epidemia silenciosa.
Sua vida depende de você não usar sua moto acima do que ela aguenta.
Quando a moto é exigida no limite, o motor esquenta demais e chega uma hora em que ele acaba fundindo e travando, aí não tem o que fazer.
Motos pequenas em rodovias ficam o tempo todo no limite.
O principal motivo de quebra é exigir demais de um motor e transmissão que já estão sofrendo no limite por rodar sem óleo suficiente.
Uma Pop e todas as outras motonetas ou motos de baixa cilindrada não são feitas para rodar em estradas.
O pessoal se ilude e até posta vídeos mostrando o quanto a maquininha anda:
Imagem do vídeo: Acelerando Pop 100 com 2 pessoas
Isso é ilusão.
Os velocímetros de ponteiro das grandes fabricantes têm um erro mínimo de 5% a 10% para mais a fim de evitar reclamações de gente sendo multada — quanto menor a cilindrada, maior o erro.
Essa motinho chegou no máximo a 90 km/h reais.
O outro motivo porque isso é ilusão é que chegar a 90 km/h em um vídeo de 1 minuto e 35 segundos é uma coisa...
Outra bem diferente é ser obrigado a fazer todo dia o trajeto completo para casa rodando ao máximo do que o motor aguenta. E com pouco óleo.
O motor estoura.
A velocidade de cruzeiro, aquela em que o motor consegue trabalhar sem esquentar demais, é de 80% a 90% da máxima — para diminuir a chance de travar o motor.
E apenas com o piloto.
Levando garupa, o motor faz mais força, esquenta mais. Para compensar, o prudente é viajar a 80% da velocidade máxima.
Uma pop somente poderia rodar em uma rodovia a uma velocidade real na casa dos 70 km/h, velocímetro marcando 80 km/h.
E carros, ônibus e caminhões na rodovia com velocidade máxima permitida de 90 km/h rodam a 110 km/h — reais. Dependendo da rodovia, bem acima disso.
Ou seja, a velocidade baixa e segura para rodar sem risco de travar o motor das motonetas e motos pequenas é perigosa porque aumenta o risco de você ser atropelado.
E nesse caso aumentar a velocidade não é solução porque você força demais o motor.
Assim, você não pode fazer trajetos longos em rodovias com uma motinho de baixa cilindrada — 5 minutos rodando com aceleração máxima já são uma temeridade para o aquecimento de um motor no limite.
Aquela moto do acidente possivelmente não teria matado seus ocupantes se:
1) A motinho não fosse obrigada a dar o máximo o tempo todo em uma BR;
2) O piloto não estivesse levando garupa;
3) O motor estivesse com o nível correto de óleo.
Motinhos como as cinquentinhas, a pop 100, 110 e similares não são feitas para pegar estrada.
Garupa, só naquele passeio até a sorveteria do bairro no fim de semana.
Não são motos para ir e voltar do trabalho pegando rodovia. Nem sozinho.
Uma 125 / 150 já é o mínimo do mínimo para encarar uma estrada, e ainda exige que você use a faixa da direita, correndo perigo junto dos caminhões — e atrapalhando os caminhões, eles irão te ultrapassar em manobras superarriscadas.
Não pegue uma rodovia para longos percursos garupado com menos do que uma 200 / 250, daí para mais.
E caso precise fazê-lo, sempre mantenha o óleo no nível correto e respeite os limites da moto para não ficar com o motor travado na frente de um caminhão.
Um abraço,
Jeff
A 40 anos atrás, quando comecei a me interessar por motos, já era dito que em estradas, a motocicleta deve ter motor acima de 250cc, sendo que naquela época a velocidade máxima em todas, eu disse, todas as estradas no Brasil, era de 80km/h. O limite a ser atingido (mantido) é de 80% da velocidade máxima da moto, conforme as explicações dadas pelo Jeff.
ResponderExcluirExcelente postagem, que cada leitor guarde em sua mente estas dicas e orientações, colocando em prática e orientando outros motociclistas.
É verdade, José. Qualquer cinquentinha que se atrevesse a pegar a via Anchieta não passava da primeira viatura da polícia rodoviária. Hoje vale tudo, inclusive vender motos 125 para uso por crianças de 10 anos... e até cinquentinhas para crianças bem menores que isso.
ExcluirDepois fazem reportagens sobre as altas taxas de internação hospitalar, sobre como os acidentes de moto sobrecarregam o SUS, custo do seguro, blablablá, e a moçada é entregue às feras do trânsito sem ter a menor noção sequer dos cuidados que deve ter com a moto.
Pegar rodovia de Pop com garupa é o mesmo que entrar naquela corrida de touros da Espanha com uma perna engessada.
Carregando alguém nas costas.
É triste.
Um abraço,
Jeff
E seu apelo para que os leitores ajudem a divulgar essas noções básicas de segurança é muito oportuno.
ExcluirOrientar hoje uma pessoinha de 18 anos pode impedir que a vejamos amanhã caída no asfalto.
Forte abraço,
Jeff