Olá meus amigos!
No programa de hoje, responderemos as dúvidas da nossa amiga Mariana, que entrou em contato através do Facebook.
Mariana tem uma Intruder 125 comprada em Abril e está com apenas 116 quilômetros rodados, e está enfrentando alguns problemas, vamos lá:
“Fui trabalhar com ela na última terça e percebi que ela está morrendo do nada quando paro a moto.”
Motocicleta nova vem com uma proteção no tanque para evitar a oxidação, proteção esta que é “lavada” com as primeiras abastecidas.
Considerando que nessa quilometragem a moto deve ter meio tanque da primeira abastecida, que aconteceu há alguns bons meses, temos a mistura de gasolina velha com esta proteção.
A parte boa da gasolina evapora rapidamente, o que vai aumentando a porcentagem de álcool, água e gasolina deteriorada no tanque. O resultado é um combustível inferior que queima com mais dificuldade. Quando queima.
Outro item que pode influenciar em um problema como este, é a marcha lenta desregulada.
Muitos mecânicos deixam no mínimo que conseguem, porém, existe uma faixa de giro descrita no manual, que comumente é de 1500 RPM com o motor quente.
Com isso, podemos ter a junção de três itens que estão causando esse problema, mas que são simples de resolver basta você trocar essa gasolina velha e rodar com a moto, no caso da marcha lenta, peça para o mecânico verificar se está de acordo com o informado no manual de instruções.
“E desde o dia que a tirei da concessionária a primeira marcha, quando paro e ponho o neutro, às vezes teima em não entrar (o que acaba fazendo com que eu fique com a primeira engatada mesmo parada e com a embreagem puxada)”
Aqui temos algumas situações:
A primeira é que o neutro pode ter alguma dificuldade em entrar de vez em quando, e às vezes ir um pouquinho para frente ou para trás ajuda.
A sua embreagem pode estar desregulada. Se estiver muito “baixa” será mais difícil para o mecanismo do câmbio se mover, fazendo com que o neutro fique bem difícil de engatar.
Normalmente o manual do proprietário contem instruções de como ajustar a embreagem, se tiver dúvidas, peça ao mecânico que ajuste.
E por último, o nível do óleo pode estar baixo, seria legal conferir de acordo com as instruções do manual.
“É necessário fazer a primeira revisão de seis meses com essa mínima quilometragem?”
Sim, primeiro por conta da garantia, pois normalmente a primeira revisão é feita com 1000 km ou seis meses, o que vier primeiro, se você não fizer, perderá a garantia do produto.
Lembre-se que sempre vale o que está descrito no manual, independente do que digam no momento da venda, o que conta é o que está escrito, como num contrato.
Depois por conta do óleo, que estará velho aos seis meses, então, mesmo que não tenha rodado muito — o óleo perde uma parte de seus componentes por evaporação e o que fica no cárter se oxida com o ar e os gases queimados da combustão — então deverá ser feita a troca dele.
O melhor para aproveitar a vida do óleo, é justamente aproveitar a moto ;-)
Abraço!
No programa de hoje, responderemos as dúvidas da nossa amiga Mariana, que entrou em contato através do Facebook.
Mariana tem uma Intruder 125 comprada em Abril e está com apenas 116 quilômetros rodados, e está enfrentando alguns problemas, vamos lá:
“Fui trabalhar com ela na última terça e percebi que ela está morrendo do nada quando paro a moto.”
Motocicleta nova vem com uma proteção no tanque para evitar a oxidação, proteção esta que é “lavada” com as primeiras abastecidas.
Considerando que nessa quilometragem a moto deve ter meio tanque da primeira abastecida, que aconteceu há alguns bons meses, temos a mistura de gasolina velha com esta proteção.
A parte boa da gasolina evapora rapidamente, o que vai aumentando a porcentagem de álcool, água e gasolina deteriorada no tanque. O resultado é um combustível inferior que queima com mais dificuldade. Quando queima.
Outro item que pode influenciar em um problema como este, é a marcha lenta desregulada.
Muitos mecânicos deixam no mínimo que conseguem, porém, existe uma faixa de giro descrita no manual, que comumente é de 1500 RPM com o motor quente.
Com isso, podemos ter a junção de três itens que estão causando esse problema, mas que são simples de resolver basta você trocar essa gasolina velha e rodar com a moto, no caso da marcha lenta, peça para o mecânico verificar se está de acordo com o informado no manual de instruções.
“E desde o dia que a tirei da concessionária a primeira marcha, quando paro e ponho o neutro, às vezes teima em não entrar (o que acaba fazendo com que eu fique com a primeira engatada mesmo parada e com a embreagem puxada)”
Aqui temos algumas situações:
A primeira é que o neutro pode ter alguma dificuldade em entrar de vez em quando, e às vezes ir um pouquinho para frente ou para trás ajuda.
A sua embreagem pode estar desregulada. Se estiver muito “baixa” será mais difícil para o mecanismo do câmbio se mover, fazendo com que o neutro fique bem difícil de engatar.
Normalmente o manual do proprietário contem instruções de como ajustar a embreagem, se tiver dúvidas, peça ao mecânico que ajuste.
E por último, o nível do óleo pode estar baixo, seria legal conferir de acordo com as instruções do manual.
“É necessário fazer a primeira revisão de seis meses com essa mínima quilometragem?”
Sim, primeiro por conta da garantia, pois normalmente a primeira revisão é feita com 1000 km ou seis meses, o que vier primeiro, se você não fizer, perderá a garantia do produto.
Lembre-se que sempre vale o que está descrito no manual, independente do que digam no momento da venda, o que conta é o que está escrito, como num contrato.
Depois por conta do óleo, que estará velho aos seis meses, então, mesmo que não tenha rodado muito — o óleo perde uma parte de seus componentes por evaporação e o que fica no cárter se oxida com o ar e os gases queimados da combustão — então deverá ser feita a troca dele.
O melhor para aproveitar a vida do óleo, é justamente aproveitar a moto ;-)
Abraço!
Vinícius Melo
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