sábado, 6 de dezembro de 2014

Respondendo as dúvidas da Mariana

Olá meus amigos!

No programa de hoje, responderemos as dúvidas da nossa amiga Mariana, que entrou em contato através do Facebook.


Mariana tem uma Intruder 125 comprada em Abril e está com apenas 116 quilômetros rodados, e está enfrentando alguns problemas, vamos lá:


“Fui trabalhar com ela na última terça e percebi que ela está morrendo do nada quando paro a moto.”


Motocicleta nova vem com uma proteção no tanque para evitar a oxidação, proteção esta que é “lavada” com as primeiras abastecidas. 


Considerando que nessa quilometragem a moto deve ter meio tanque da primeira abastecida, que aconteceu há alguns bons meses, temos a mistura de gasolina velha com esta proteção.

A parte boa da gasolina evapora rapidamente, o que vai aumentando a porcentagem de álcool, água e gasolina deteriorada no tanque. O resultado é um combustível inferior que queima com mais dificuldade. Quando queima.

Outro item que pode influenciar em um problema como este, é a marcha lenta desregulada.


Muitos mecânicos deixam no mínimo que conseguem, porém, existe uma faixa de giro descrita no manual, que comumente é de 1500 RPM com o motor quente.


Com isso, podemos ter a junção de três itens que estão causando esse problema, mas que são simples de resolver basta você trocar essa gasolina velha e rodar com a moto, no caso da marcha lenta, peça para o mecânico verificar se está de acordo com o informado no manual de instruções.


“E desde o dia que a tirei da concessionária a primeira marcha, quando paro e ponho o neutro, às vezes teima em não entrar (o que acaba fazendo com que eu fique com a primeira engatada mesmo parada e com a embreagem puxada)”


Aqui temos algumas situações:


A primeira é que o neutro pode ter alguma dificuldade em entrar de vez em quando, e às vezes ir um pouquinho para frente ou para trás ajuda.


A sua embreagem pode estar desregulada. Se estiver muito “baixa” será mais difícil para o mecanismo do câmbio se mover, fazendo com que o neutro fique bem difícil de engatar. 


Normalmente o manual do proprietário contem instruções de como ajustar a embreagem, se tiver dúvidas, peça ao mecânico que ajuste.

E por último, o nível do óleo pode estar baixo, seria legal conferir de acordo com as instruções do manual.


“É necessário fazer a primeira revisão de seis meses com essa mínima quilometragem?”


Sim, primeiro por conta da garantia, pois normalmente a primeira revisão é feita com 1000 km ou seis meses, o que vier primeiro, se você não fizer, perderá a garantia do produto. 


Lembre-se que sempre vale o que está descrito no manual, independente do que digam no momento da venda, o que conta é o que está escrito, como num contrato.

Depois por conta do óleo, que estará velho aos seis meses, então, mesmo que não tenha rodado muito — o
 óleo perde uma parte de seus componentes por evaporação e o que fica no cárter se oxida com o ar e os gases queimados da combustão — então deverá ser feita a troca dele.

O melhor para aproveitar a vida do óleo, é justamente aproveitar a moto ;-)

Abraço!



Vinícius Melo

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