Água na altura do joelho já tem força suficiente para derrubar sua moto.
Cair em uma enxurrada dessas pode te levar para uma boca de lobo, onde você corre o risco de ficar preso até o fim da enchente.
Enchentes levam horas para escoar, e você não consegue prender a respiração por mais de 30 segundos... muita gente se afoga presa em galerias.
Lugares baixos podem alagar muito rápido, fuja deles sem se descuidar do trânsito.
Se a sua moto cair na enxurrada, não tente ligar o motor!
A água entrando no motor pelo filtro de ar e escapamento poderão causar um calço hidráulico, ou seja, na hora que o pistão subir vai encontrar uma parede de água que não se comprime — e o motor tentará comprimir...
O resultado é a biela empenando, pistão quebrando, o prejuízo é igual ao de fundir o motor, terá de trocar todas as peças.
Somente depois de remover a(s) vela(s) de ignição, retirar toda a água de todo o circuito de admissão de ar, verificar se entrou água no cárter (e aí trocar o óleo), verificar se entrou água no tanque de gasolina (e aí trocar todo combustível), e depois de secar os componentes elétricos da ignição é que você poderá acionar o motor de preferência com o pedal de partida sem grande risco — repita isso várias vezes para expulsar a água de dentro da câmara de combustão — o prudente é levar a moto a um mecânico para uma desmontagem e inspeção para só então reinstalar as velas e dar partida de verdade no motor.
Na hora do aperto, tentando fugir da chuva, todo mundo dirige e pilota de modo imprudente, não se torne uma vítima desse caos.
Mesmo águas calmas têm perigos ocultos como tampas de bueiros arrancadas, veja a postagem Buracos alagados.
Então, encontrando águas calmas ou turbulentas, não se arrisque.
E tenha boas férias de verão!
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário