Jeff, gostaria de comentar sobre o que dois amigos me contaram com o que aconteceu com suas motos em situações diferentes.
Um deles colocou a moto na oficina pra fazer a revisão periódica; revisão feita, foi lá, pegou a moto e foi embora. No caminho sentiu a moto diferente, esquentando muito e sem força.
Quando ele chegou em casa que foi verificar o que poderia ser, constatou que o motor estava completamente seco, sem óleo.
Ou seja: o mecânico drenou o óleo velho e simplesmente "esqueceu" de colocar o óleo novo. Assim me falou ele, nem sei se isso é possível: a moto andar sem óleo no motor.
No segundo caso outro amigo meu, levou a moto pra trocar o óleo, fizeram a troca normal, mas o óleo ficou vazando porque aquela peça (que agora eu não lembro) que fica no bujão que veda a descida do óleo [a arruela de vedação] estava gasta. Daí como ele era muito desatento, o motor bateu de vez.
Alexandre, por acaso seus amigos moram aqui em Floripa?
Porque já me contaram as mesmas coisas acontecidas aqui na região... a moto sem óleo parou lá na Lagoa da Conceição.
Pode acreditar, essas duas situações são bem mais comuns do que se imagina.
Errar eu mano, esquecer de abastecer o motor com óleo é algo que pode ocorrer até com o mecânico mais experiente, e é por isso que sempre precisamos conferir o nível de óleo e os serviços realizados na hora de retirar a moto da oficina.
E aproveitando para responder à pergunta do leitor Edvaldo Xavier, faça essa conferência com o manual do proprietário na mão, ele dá toda a orientação sobre o seu modelo específico de moto.
O manual indica se a conferência do nível é feita na vareta medidora ou no visor de nível, que marcas de nível atingir, quanto tempo para ligar e desligar o motor, etc., está tudo descrito lá.
O nível tem de estar no nível máximo da vareta ou quase chegando nele. Se o motor estiver quente, um nível pouquinha coisa acima do máximo será aceitável — porque ao conferir novamente na manhã seguinte, após ligar e desligar o motor frio, sem o óleo estar dilatado, o nível deverá estar correto.
Se você encontrar o nível abaixo da marca de máximo, complete com o mesmo óleo. Para sua referência, em motores de pequena cilindrada a faixa útil corresponde aproximadamente a 200 mililitros.
Parece pouco, mas em um motor com capacidade para 1,2 litro, 200 ml fazem uma diferença e tanto — a diferença entre lubrificar com eficiência, ou não.
Esses 200 ml podem significar a diferença entre você conseguir completar uma ultrapassagem difícil e voltar a andar de boa, ou então seu motor travar na frente de um caminhão e você morrer em plena rodovia.
Já passei duas vezes por situações como essa:
Teve uma vez que estávamos na faixa central e um caminhão nos pressionava encostado à lanterna traseira — e eu não conseguia ultrapassar o caminhão ao meu lado direito e nem sair para a faixa da esquerda, onde os carros passavam muito rápido.
Assim que consegui sair da encrenca fui para o acostamento, e o motor estava tão quente que eu não conseguia mudar as marchas — o motor estava prestes a travar.
Se a moto estivesse com pouco óleo, o motor teria fundido, travado por superaquecimento, e eu não estaria aqui hoje para contar a história.
O segundo caso relatado pelo Alexandre, de ocorrência de vazamento depois da troca de óleo, também é muito comum.
Ao retirar a moto da oficina, é importante verificar se há gotas de óleo prontas para cair do motor antes de sair da oficina.
Um serviço bem feito
Serviços que envolvam desmontagem necessitam de uma inspeção do aperto de todos os parafusos... sempre pode ter um ou outro solto, acontece até na Fórmula 1.
Tem aquele ditado que diz que o que engorda o gado de verdade é o olho do dono, que precisa estar atento à qualidade dos serviços dos peões da fazenda.
Nas motos isso é fundamental, porque dessa atenção depende não é só a saúde do motor, mas também a nossa.
Um abraço,
Jeff
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