De manhã só consigo ligar a moto no tranco...
Bom, se a sua moto está com a bateria carregada, motor de partida funcionando, e você não consegue fazer a moto dar partida, provavelmente isso está acontecendo porque você não leu o manual do proprietário da sua moto...
Ser obrigado a fazer a moto funcionar no tranco não é algo normal, toda moto conta com recursos para evitar que isso aconteça.
Um mano meu, verdadeiro irmão, sangue do meu sangue, passou meses e meses tendo que ligar a moto no tranco, até o dia em que um blogueiro amigo meu (que não sou eu) o ajudou a descobrir o santo graal da partida fácil das motos.
Muito mais gente provavelmente está recorrendo ao tranco para fazer a moto funcionar pelo mesmo motivo, então vamos esclarecer algumas coisas:
1) Dificuldade de partida em dias frios — e dia frio quer dizer na casa dos 15 graus Celsius para baixo — se resolve com o uso do afogador e também do aumento de rotação da marcha lenta.
Em todas as motos carburadas existe um controle da aceleração mínima do motor (também chamado ajuste da marcha lenta) para facilitar a partida nos dias frios.
Localize este controle e gire-o no sentido horário para aumentar a rotação de marcha lenta, e acione o afogador para garantir que a moto dê partida logo na primeira tentativa.
Depois que o motor esquentar, será necessário retornar esse controle e o afogador para suas posições normais.
Não retornar o afogador fará a moto engasgar por excesso de gasolina, e não retornar o controle de aceleração deixará a marcha lenta muito alta, o que aumenta muito o consumo, aquece excessivamente o motor e pode ser perigoso porque sua moto continuará acelerando durante uma frenagem.
Na maioria das motos de pequena cilindrada o controle da aceleração / marcha lenta é um parafuso e está instalado no lado direito do carburador, como este aqui:
Imagem: www.cyclepedia.com
Se o parafuso estiver exposto, você conseguirá girá-lo com os dedos enquanto mantém o acelerador aberto para aliviar o esforço sobre ele.
Se for igual ao da foto e estiver dentro desse alojamento projetado por algum idiota, use uma chave de fenda de tamanho adequado para o parafuso. É recomendável manter uma chave de fenda compatível sempre no seu chaveiro para as emergências.
Em outras motos existe um botão plástico na cabeça do parafuso para facilitar o manuseio — o local de instalação varia de moto para moto.
Na foto abaixo, o botão do parafuso de controle da aceleração ou marcha lenta (indicado pela seta) se localiza próximo ao botão do afogador, ambos no lado esquerdo da moto.
Imagem: http://www.hondashadow.net/forum/53-general-bike-discussion/102738-engine-keeps-dying-03-vlx.html |
Já na minha moto ele fica em posição vertical na lateral do carburador direito, é um ajustador único para os dois carburadores.
Nesta outra moto o botão também fica em posição vertical, mas no lado esquerdo da moto.
Imagem: http://www.vt750dc.com/related-links/sa750-com/141-adjusting-the-mixture-screws |
Imagem: http://www.kawiforums.com/newbie-corner/17326-hello.html |
2) Engraçado essa pergunta entrar justamente hoje, quando descobri mais um macete.
Pela manhã minha nova moto mais uma vez não funcionou porque emperrou a boia do carburador, me obrigando a dar algumas pancadinhas nos carburadores para conseguir dar partida.
O problema aconteceu da noite para o dia, ela não ficou parada vários dias, e mesmo assim a boia encantou novamente — então imagino que muita gente está recorrendo ao tranco para fazer a moto funcionar por este motivo, mesmo com a bateria carregada.
E o que acontece aí é uma coincidência — a moto chacoalhando durante a corrida para o tranco acaba desemperrando a boia e o proprietário não descobre outra maneira de resolver o problema... mas há.
O emperramento da boia ocorre porque a moto fica apoiada no cavalete lateral durante muito tempo, a boia fica forçada contra o mancal do eixo e acaba colando / emperrando na posição fechada, impedindo a entrada de gasolina na cuba do carburador.
Se a boia emperrasse na posição aberta, causaria o clássico vazamento pela mangueira do ladrão do carburador.
Então umas pancadinhas leves na lateral do(s) carburador(es) podem resolver o problema sem precisar recorrer ao tranco da moto.
O procedimento de desencantar / desemperrar as boias dos carburadores está descrito detalhadamente na postagem A moto morre depois de 100 metros.
Essa é uma solução que não poderá ser usada se a moto estiver sujeita a esbarrões de outros moradores na garagem, ou ventania, porque terá mais facilidade de se desequilibrar e tombar.
ALERTA: Não use este procedimento de calçar o cavalete lateral em motos de cárter seco. Você não pode dar partida em motos de cárter seco com a moto na vertical, isso pode danificar o motor — a Falcon carburada não pode ser ligada na vertical.
Já as Falcon com injeção, as Ténéré, XT600 e outras injetadas não precisam de calço porque não têm carburador nem boia, não precisam usar este procedimento.
3) Fazer a moto funcionar no tranco é um recurso desesperado que você só precisará usar realmente quando a bateria de sua moto carburada se descarregar a ponto de não conseguir mais acionar o motor de partida, e sua moto não possuir um recurso alternativo como um pedal de partida.
As chances de sucesso ao tentar fazer uma moto com injeção eletrônica com a bateria descarregada funcionar no tranco são mínimas — para elas, a melhor solução é recarregar a bateria ou usar uma bateria auxiliar para a partida.
Para fazer a moto pegar no tranco por causa de uma bateria descarregada, leia a postagem Como fazer a moto funcionar no tranco e a postagem Dicas para não precisar fazer sua moto pegar no tranco.
Caso sua moto tenha estado parada há vários dias, há outras coisas a serem consideradas. Leia a postagem Minha moto ficou parada vários dias e agora não liga.
Dicas enviadas pelo leitor Rogerio Kozima:
Muitas vezes a moto não pega ou pega com muita dificuldade por causa que as válvulas estão desreguladas, principalmente presas. Observe principalmente as válvulas de admissão, afinal o ar entra sob o efeito do vácuo do cilindro, então essas mudam bastante o desempenho da moto. A moto fica com o motor de partida meio que pesado e não dá marcha lenta.
Pode-se também deixar a mistura ar-combustível mais rica. Basta abrir o parafuso da mistura no carburador em meia volta. Com mais combustível a primeira partida pode se tornar mais fácil. [Este é um recurso que pode deixar sua moto bem beberrona, porque alterará a proporção da gasolina em todos os regimes do motor. Use apenas como último recurso!]
E também deve-se abrir o afogador quando a moto estiver com muito frio, principalmente no inverno.
A vela também pode estar gasta e o filtro de ar meio entupido. Enfim, tem que ir eliminando o que está bem e o que está ruim na sua moto.
Obrigado pelas dicas, Rogério!
Com o uso os eletrodos da vela de ignição (onde ocorre a faísca que faz a queima da gasolina) se desgasta e fica contaminada, por isso a vela precisa ser trocada a cada 20 ou 30 mil km.
O filtro de ar se entope com a poeira que ele não deixa entrar no motor, então precisa ser limpo ou trocado mais ou menos com a mesma quilometragem.
Se nada disso resolver, só levando a moto a um bom mecânico para ele ver e sentir o problema da moto.
Boa sorte,
Jeff
Tenho uma Suzuki intruder 125. Do nada ela só pega no tranco. Já troquei a bateria e o magneto ... Não sei mais o que fazer. O que pode ser ? Me ajude !
ResponderExcluirTenho uma Suzuki intruder 125. Do nada ela só pega no tranco. Já troquei a bateria e o magneto ... Não sei mais o que fazer. O que pode ser ? Me ajude !
ResponderExcluirOlá, Janna
ExcluirVocê já conferiu como está sua vela de ignição? Como está seu filtro de ar? Aumentou a rotação de marcha lenta?
Aumentar a rotação de marcha lenta conforme explicado acima melhora muito a partida.
Com o uso a vela se desgasta e fica contaminada, precisa ser trocada a cada 20 ou 30 mil km. O filtro de ar se entope de poeira, precisa ser limpo ou trocado mais ou menos com a mesma quilometragem. Se nada disso resolver, só levando a moto a um bom mecânico para ele ver e sentir o problema da moto.
Boa sorte!
Jeff
As vezes isso já pode ser parte de força do motor, ou seja, cilindro, pistão e molas!!! "As vezes" Depende da quilometragem!!!
ExcluirBom dia! Eu também estou com problemas na minha moto 150 ESD 2008 partida elétrica,ela não quer pegar na partida,quando eu tento dá partida ela apaga o painel e nada mais funciona,nem buzina nem nada,o que pode ser ? Desde de já agradeço
ResponderExcluirBateria se tiver perto de 3 anos ou retificador não carregando a bateria.
ExcluirBoa sorte,
Jeff