quarta-feira, 11 de junho de 2014

Trabalho de detetive

Reportagem: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/06/motociclista-de-19-anos-morre-em-acidente-de-transito-em-varginha-mg.html


Vamos fazer um pequeno trabalho de detetives:

Com base nas informações disponíveis, seria possível descobrir a causa do acidente?

Primeira informação, o rapaz perdeu o controle da moto. 

Teria sofrido um mal súbito?


Essa possibilidade nunca pode ser descartada, mas ele tinha apenas 19 anos, é improvável.


Estaria em alta velocidade?


É uma possibilidade. Mas se ele tivesse se desgarrado em uma curva, a moto também teria se chocado contra o carro na outra pista.


Estaria empinando a moto?

A reportagem não diz, então vamos admitir que ele não estava fazendo nenhuma manobra anormal.

Teria dormido ao guidão?

É possível, a reportagem não menciona a hora do acidente. Na volta da balada ou do motel a prontidão do piloto não é a mesma, e pegar no sono depois de algumas noites mal dormidas é muito fácil.

Mas isso não explicaria a mecânica do acidente, como ele poderia ter sido arremessado pela moto contra a pista oposta.

Estaria sob efeito de álcool ou outras drogas?

Impossível saber sem um exame. Mas isso também não explicaria como ele poderia ter sido arremessado pela moto.

E essa informação, a de que ele foi arremessado da moto contra um carro que vinha em sentido contrário, é crucial.

Ele não caiu e rolou para a pista oposta, sendo atropelado; ele foi arremessado voando contra o carro.

Ora, para ser arremessado da moto, ela teria que estancar de repente ou fazer uma mudança de curso quase que instantânea.

E as duas únicas maneiras de a moto estancar de repente ou mudar o curso instantaneamente seriam com o acionamento brutal dos freios (capotamento com o freio dianteiro) ou com o travamento da roda traseira (corrente enroscando na roda ou travamento do motor).

É provável que um capotamento por travamento do freio dianteiro seria mencionado pelas testemunhas, inclusive o motorista do carro contra o qual o corpo do piloto se chocou.

Mas o piloto teria que estar na contramão, e em nenhum momento é dito que ele estava na contramão ou fazendo uma ultrapassagem. 

Se estivesse e tivesse acionado o freio dianteiro no susto, ele seria arremessado à frente; mas o relato diz que ele perdeu o controle da moto (portanto estaria em sua faixa) e apenas o piloto foi arremessado contra a pista oposta.

Em trânsito urbano, é altamente improvável uma falha mecânica tipo travamento do motor por quebra de biela — a moto teria que ter sido muito judiada em wheelies e outras manobras do tipo para isso acontecer fora da estrada.

Só restou a possibilidade mais provável, aquela capaz de travar a roda da moto e causar o arremesso do piloto contra um carro na outra pista:

A corrente de transmissão pulando fora e travando a roda traseira.

Isso é bem mais comum do que você imagina.

Poucos ficam sabendo porque acidentes como esse são noticiados apenas como "piloto perde controle da moto e morre".

Apenas uma perícia poderá indicar se realmente o acidente foi causado pela corrente solta, mas considero essa como a causa provável deste acidente.

Deixar de fazer a manutenção da moto é pedir para morrer.

Os fabricantes de motos alertam sobre a necessidade da regulagem da corrente no manual do proprietário, aquele que ninguém lê.

Se gastassem uma fração da verba em propaganda com campanhas de conscientização da importância da manutenção preventiva regular de itens como a corrente, freios e cabos de comando, haveria menos mortes no trânsito.

Essa é a minha opinião.  

Mas apesar dessa despreocupação com a ênfase nesse assunto da parte dos fabricantes, o único responsável por esse tipo de acidente sempre será o proprietário da moto. 

Não entre para as estatísticas. Torne a conferência e regulagem da folga da corrente um hábito diário antes de ligar a moto.

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Por isso uso kmc kit aço 1045 com retentor. ....corrente sempre esticada

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Jeff, parabéns pelo blog, assim tenho uma moto Bros 160, o óleo que eu uso é o 10w30, quero trocar pro 20w50. Minha dúvida é se eu tenho que arriar o óleo todo e limpar o motor, ou só arriar o óleo e colocar um novo da minha preferência(20w50).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!
      Lavar o cárter não será necessário se você optar por um semissintético 20W-50. Será recomendável lavar com o óleo novo se mudar para um mineral.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir