Porque não existem motos a álcool ou a diesel?
Não é bem assim... há motos projetadas para trabalhar exclusivamente com álcool e outras com mistura de gasolina e até 80% de álcool (o chamado motor flex).
E também só com diesel, mas não no Brasil.
Moto rodando exclusivamente a álcool não é nenhuma novidade; só não digo que é coisa antiga porque é do tempo da minha mocidade. Hummm... epa, péraí...
Imagem: http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2012/01/13/moto-a-alcool-completa-30-anos-2/
O problema é que o preço e o desempenho com álcool nunca compensaram.
A reportagem com a história das motocicletas a álcool brasileiras você lê no blog Infomoto.
Por que um motor a gasolina não funciona com álcool?
Explicando de maneira simples, a gasolina pega fogo mais fácil do que o álcool.
Ela também gera mais calor (= mais energia) do que a mesma quantidade de álcool.
Então para um motor funcionar bem com álcool, é necessário um truque: ele precisa trabalhar com maior compressão do que os motores a gasolina.
Mas o que é compressão?
Durante o funcionamento do motor 4 tempos, apenas um tempo (uma descida do pistão) é dedicado à explosão que move a moto.
Depois da explosão, o pistão sobe com a válvula de escape aberta e expulsa a fumaça (tempo de escapamento), aí ele desce com a válvula de admissão aberta e deixa entrar ar e gasolina (ou álcool, ou uma mistura de gasolina e álcool — é o tempo de admissão).
Então ele sobe com as duas válvulas fechadas e comprime a mistura numa proporção próxima a 10 vezes, esse é o tempo de compressão.
Quanto maior for a proporção (taxa) da compressão, mais fácil será para a mistura de ar e combustível explodir lá dentro.
Motores a gasolina não podem sofrer uma compressão muito elevada, senão a gasolina acaba explodindo antes da hora certa, antes da faísca, antes do pistão subir completamente — só o calor gerado pela compressão já é suficiente para ela sofrer ignição.
O motor começa a "bater pino" e será destruído em pouco tempo pelo esforço excessivo.
Já os motores a álcool precisam dessa compressão mais elevada para funcionarem bem.
Tentar fazer uma moto projetada para rodar com gasolina somente usando álcool inviabiliza o funcionamento — o álcool não consegue explodir com a baixa compressão, encharca a vela e mata a faísca.
Os motores flex ficam no
E se você elevar muito mesmo a compressão, você nem precisará de faísca: é assim que funcionam os motores diesel.
O pistão de longo curso comprime o ar e o diesel é injetado por uma bomba com pressão altíssima contra o ar altamente comprimido dentro do cilindro, sofrendo ignição espontânea — não precisa faísca, vela, bobina, módulo eletrônico... nada das coisas que pifam tradicionalmente.
Aí você pergunta porque não existem motos com motor diesel, certo?
Bem, esse será o assunto da postagem de amanhã... com uma novidade que você nunca viu.
Um abraço,
Jeff
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