Normalmente, os espelhos originais são convexos e com tratamento anti-ofuscante, enquanto os espelhos mais baratos são planos e sem tratamento.
A diferença pode levar você a um acidente.
Qual a diferença de um espelho convexo para um espelho plano?
Uma bola de natal é um exemplo extremo de espelho convexo.
A curvatura reflete tudo à volta dela, mas deforma a imagem.
Os objetos mostrados ficam pequenos.
Já um espelho plano não diminui o tamanho da imagem, mas em compensação mostra uma área muito mais limitada.
Transpondo isso para os espelhos da moto:
O espelho plano barato vai diminuir sua área de visão, aumentando a área do ponto cego na sua lateral: ele favorece acidentes do tipo entrar na frente de um veículo te ultrapassando.
O espelho convexo amplia sua área de visão, eliminando a área de ponto cego na sua lateral; em compensação, os objetos mostrados em tamanho menor podem levar a pensar que um carro está longe, quando na verdade ele está bem próximo de você.
Se você não considerar isso na hora que fizer a reposição dos espelhos originais, poderá ser induzido a um erro de avaliação, então é fundamental se ligar nessa diferença.
Como visto, nenhum dos dois tipos é perfeito; para minimizar essas desvantagens, a instalação de um espelhinho convexo sobre o espelho plano é uma opção barata e interessante.
http://pt.aliexpress.com/item/RACAR-2-diameter-car-blind-spot-mirror-black-1pcs-set-200sets-lot/348855625.html |
A imagem acima mostra bem a diferença de visualização dos dois tipos de espelhos, o convexo é o redondo colado sobre o espelho plano normal dessa van.
Instalei esse tipo de espelho na minha moto, mas o resultado ainda não é perfeito:
A impossibilidade de ajuste individual não permite otimizar a eliminação da área de ponto cego.
Estou procurando espelhinhos convexos desse tipo, mas maiores do que esse:
http://pt.aliexpress.com/item/2-Side-Wide-Angle-Sector-Adjustable-Convex-Blind-spot-Car-rearview-mirror/619794018.html |
Ficando em ângulo, eles podem ser ajustados para a posição ideal.
Eliminar os pontos cegos à sua volta é um fator de segurança importante.
Esses espelhinhos são muito comuns lá fora, e algumas montadoras estão soltando carros com ele já instalado.
A indústria de motocicletas não está nem aí.
Um componente que custa 2 ou 4 reais o par aumentaria demais os custos e eles iriam à falência.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário