sábado, 21 de junho de 2014

Meu pé, meu querido pé

Este é um daqueles modelos plásticos de pé que você vê nas lojas de produtos ortopédicos.


Imagem: http://www.drtobler.com/the-agony-of-da-feet-no-more/

Este também é outro modelo plástico de pé, mostrado dentro de uma bota cortada.


Imagem: http://www.flatfeetpain.com/shoes-for-plantar-fasciitis/

O pé visto por dentro é feio, né?

Mas estou postando essas imagens aqui para você perceber a importância do uso de calçados adequados para andar de moto.


Veja que um tênis/bota de cano curto como esse da foto é bacana, tem um ótimo encaixe para a pedaleira na sola que dá mais firmeza durante frenagens,
mas o cano curto não protege a parte saliente de um dos ossos, a cabeça a protuberância o maléolo medial da tíbia.

Melhor uma bota com cano mais longo, porque essa parte do osso fica muito exposta em caso de queda.


Na imagem você pode ver a espessura do couro e do solado de uma boa bota. 


Caso o motociclista caia e seja arrastado por um carro, toda aquela camada de couro da bota teria de ser desgastada até que o asfalto chegasse na pele, músculos, ossos, tendões, artérias, veias e 
nervos (uh, isso dói...)

Mas se o motociclista não usar uma bota adequada, o calçado vai pular fora do pé e não haverá nada entre o pé e o ralador de queijo asfalto passando rápido debaixo dele até o carro parar algumas dezenas de metros depois.

Por que eu estou postando isso?


Porque outro dia na Rede Vida no Trânsito vi uma apresentação sobre lesões de motociclistas.


Lembra do primeiro modelo de pé lá de cima?


Tinha uma foto quase igual.


não era um pé de plástico.


Depois dessa...


Hoje é sábado, dá uma sapeada por aí e capriche na escolha de sua nova bota de couro grosso com cano médio ou longo


E com salto.


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário