Você já começou perguntando errado.
O importante não é quanto óleo vai no motor, mas qual o nível de óleo que deve ser mantido nele.
Peguei a imagem no blog citado, mas fico triste de ver como o pessoal repete inocentemente o mantra dos fabricantes, divulgando "verdades" que só interessam a quem vai lucrar com o seu prejuízo. |
De que adianta você se preocupar em colocar 1,2 ou 1,3 litro de óleo, se no dia seguinte essa quantidade terá diminuído por causa do consumo natural ou de um vazamento?
O que você precisa saber é medir o nível de óleo para manter sua moto bem lubrificada todos os dias.
E o critério é simples: com o motor frio e a moto nivelada, o nível tem que estar sempre próximo da marca de nível máximo da vareta medidora DEPOIS DE LIGAR E DESLIGAR O MOTOR PELA MANHÃ.
É isso mesmo, não é como nos carros.
Sabendo usar a vareta medidora, você descobre a quantidade certa de óleo até para uma Norton Big 4 633cc de 1933.
Você não vai achar manual do proprietário para essa simpática senhorinha octogenária:
Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Norton_Big_4
Mas então, como é que se mede?
NÃO É COMO NOS CARROS !!!
Não basta tirar a vareta, te ensinaram errado!
Está em todos os manuais de proprietário na parte que ensina como medir (aquela que você nunca leu porque pensava que sabia):
Com o motor frio, pela manhã, com a moto no cavalete central ou então equilibrada rigorosamente na vertical, VOCÊ LIGA O MOTOR DA MOTO POR 2 OU 3 MINUTOS, desliga e aí tira, limpa e coloca a vareta sem rosquear (a maioria das motos é sem rosquear, consulte o seu manual) e vê onde o nível está marcando. E completa com o mesmo tipo de óleo até atingir a marca de nível máximo.
Fazendo do jeito certo acima, que é o que recomenda o manual do proprietário (pode conferir), você descobre que o fabricante manda colocar 1 litro ou 1 litro e pouco, e mesmo assim ainda está faltando óleo para chegar ao nível máximo, você precisará completar.
Isso vale para o dia seguinte à retirada da moto da concessionária, e depois de todas as revisões — Leia a denúncia A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo.
Sabendo usar a vareta medidora corretamente, você nunca precisará se preocupar em saber a quantidade recomendada para sua moto; bastará usar a observação e o bom senso.
Claro, isso só funciona se a vareta medidora da sua moto não tiver sido trocada por outra de outro modelo.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário