segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pneu de moto não pode ser riscado nem recauchutado

Riscar um pneu de moto (aprofundar os sulcos de um pneu careca) é uma das maiores burrices criminosas que alguém pode fazer.

Se o pneu que já chegou ao fim da vida útil está mais vulnerável a furos, aprofundar os sulcos só piora a situação.


Olha só o estado de ressecamento da borracha.
Isso não é um pneu, é uma bomba relógio...
Esse pneu já morreu e esqueceram de reciclar.
Mais medonho que isso só o 0x0 lá em Fortaleza. 
Imagem: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/pneus-riscados-sao-perigosos.html

Você elimina o resto de resistência do pneu e passa a rodar em cima de duas bolas de chiclete esperando a primeira pedrinha pontuda se encaixar no sulco riscado e furar o pneu, fazendo você perder o controle da moto e dar de cara com um poste ou um caminhão.


Reportagem: http://www.bocaonews.com.br/noticias/principal/acidente/80727,pneu-fura-moto-capota-e-motoboy-fica-gravemente-ferido-na-br-324.html

O próprio processo de riscagem pode rasgar a malha resistente da carcaça do pneu, criando um ponto fraco que se romperá e irá furar ou estourar a câmara do pneu com o tempo.

Já o pneu recauchutado é vendido com garantia, mas se ele der problema, você poderá não sobreviver para voltar e reclamar, já pensou nisso?


Esse risco (no sentido de perigo) existe nos pneus de carros e caminhões, mas um motorista tem mais chance de sobreviver a uma colisão do que um motociclista.


Na verdade, a fabricação de um pneu é bastante complexa e sujeita a variáveis difíceis de controlar — nem os pneus novos estão livres de sair de fábrica com problemas, volta e meia são feitos recalls de lotes defeituosos pelos fabricantes de pneus, sabia disso?


Esse tipo de informação não é amplamente divulgada para não arranhar a imagem dos fabricantes, circula somente entre os revendedores. Mas quem conhece o meio sabe como a coisa funciona.


No caso dos pneus riscados e recauchutados, uma carcaça pode ter passado por pancadas e grandes esforços em sua primeira vida, estar no limite da resistência, implorando aos céus para ser sucateada antes que estoure, aí vem um cara e risca ou recauchuta a coitada.


E um "sortudo" acaba comprando, achando que fez um ótimo negócio. 


Pode crer, não fez.


Há toda uma ciência por trás da fabricação de pneus, e improvisos em motos sempre acabam muito mal em longo prazo.


Um abraço,


Jeff

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