terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Vou comprar uma motoneta/Biz/Neo porque é fácil de pilotar

Detesto ser chato, mas....

Tem certeza que essa é a melhor escolha?

E se você precisar pegar uma rodovia com sua motoneta, ela vai aguentar a viagem?

Motoneta pode rodar em estrada?

Qual é a diferença entre moto, motoneta e ciclomotor?

Imagem: http://mototurismogastronomico.wordpress.com/2012/01/10/a-viagem/

Para começar, vamos esclarecer o que é ciclomotor, motoneta e motocicleta.

Ciclomotor é qualquer veículo de duas rodas com cilindrada máxima de 50 cm3.

Motoneta é qualquer veículo de duas rodas onde você pilota sentado. A diferença para a motocicleta é que nesta você vai montado, há um tanque de combustível entre suas pernas.

Esclarecido isso, quais seriam as desvantagens de uma em relação à outra?

Começa que o ciclomotor não pode trafegar por vias com velocidade superior a 60 km/h.

As motonetas nacionais começam com motor de 100 cm3, é o mínimo mínimo mínimo para rodar em vias expressas e rodovias.

Vias expressas urbanas costumam ter velocidade máxima de 90 km/h, como as marginais Pinheiros e Tietê em São Paulo, ou 100 km/h em Florianópolis. Rodovias permitem 110 km/h e algumas até 120 km/h.

E é aí que está o problema:

Um motor de 100 cm3 não consegue rodar a muito mais do que 85 km/h reais por muito tempo (velocidade real, não aquela mentira que é dita no velocímetro). E essa é a velocidade máxima, tem que esgoelar o motor para ela aguentar manter esse ritmo; a velocidade de cruzeiro é na casa dos 60 km/h.

Aí você compra uma motoneta pela economia e facilidade da pilotagem, sem levar em conta que vai ter de pegar um trecho da BR-101 todo dia para ir para o trabalho ou escola... 

Sinto dizer, mas para rodar numa rodovia, uma motoneta é uma péssima escolha.

Meu caro, minha cara... 

Você faz ideia do que acontece quando uma carreta vem a 130 km/h pela BR (porque velocidade máxima é só uma sugestão, eles sabem onde estão todos os postos da polícia rodoviária) e o caminhoneiro só percebe uma motoneta a 50-60 km/h quando já está em cima dela?

Ele até poderá tentar parar, mas provavelmente não conseguirá. Caminhões precisam de distância muito maior do que carros para reduzir a velocidade.

Você sabe como se freia um caminhão-carreta?

O pedal do freio aciona os freios do cavalo-mecânico e a alavanca de freio no volante* aciona os freios da carreta. O motorista tem que coordenar os dois para manter cavalo e carreta alinhados. Resumindo, não é fácil.

*Se você pensou que estava escrito guidão, se enganou. Nunca que eu ia dizer que caminhões têm guidão. Não, não. 
A menos que eu tivesse tomado uma cerveja. Ou duas. Ah, sei lá, perdi a conta. Ô, ressaca...

Se ele frear de repente, é enorme a chance de o reboque jogar o cavalo-mecânico para o lado (fazer o “L”), o conjunto não parar e passar por cima da motoneta e de quem mais estiver pela frente.

Reportagem: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/10/colisao-entre-onibus-carreta-e-caminhao-deixa-um-morto-e-27-feridos-na-br-101-em-palhoca-4310540.html

Se ele avistar você de longe, acabará colando na sua traseira sem manter uma distância de segurança. Você não terá como mudar de faixa porque a visão estará encoberta pelo caminhão. E não terá como ganhar velocidade porque assim que você acelerar, ele acelerará junto.

Se a sua moto der uma engasgada ali na frente dele, ou se você se desequilibrar porque as rodinhas minúsculas pegaram um buraco daqueles, não haverá como evitar ir para baixo das 18 rodonas.

Quem consegue passar bem no meio do caminhão sem ser atropelado, não escapa do carro/caminhão atrás dele.

Fim da história para você e sua motoneta.

Sabe como eu sei de tudo isso?

Porque já passei por essas situações (menos o atropelamento, claro) e nem foi com uma motoneta, foi com minha motocicleta 150 com velocidade máxima superior à de uma motoneta.

Sentiu o drama?

Até é possível fazer uma viagem internacional com uma motoneta... é a aventura de uma vida, você se arrisca durante 30 dias e tem histórias para contar durante 30 anos.

Mas algo muito diferente é ter de enfrentar um trecho de rodovia movimentado todo santo dia na hora do rush pela manhã, tarde e noite.

Na hora de comprar a moto, avalie muito bem se vale mesmo a pena optar por um veículo mais limitado pagando o mesmo preço.

Um abraço,


Jeff

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