Minha filha paulista veio passar o Ano Novo comigo e aproveitamos para ver a queima de fogos da virada em Floripa.
A paisagem e a queima de fogos em Floripa são de cair o queixo...
Para ir até lá, as regulagens de praxe:
- Aumentar a pressão dos pneus
- Afrouxar a regulagem do freio traseiro
- Verificar se a folga da corrente está adequada para a nova situação
Como foi explicado nas postagens Pilotagem com Garupa, a suspensão cede com o peso adicional e, se o freio traseiro não for aliviado, ele ficará acionado parcialmente com as sapatas atritando com o tambor.
Fiz o dever de casa, mas me descuidei de um detalhe importante:
Não conferi se a nova regulagem do freio era suficiente.
Não era, e antes de chegarmos ao destino, a moto começou a ficar cada vez mais "fraca".
Moto "fraca" com garupa é sintoma de freio atritando com a roda.
Um atrito baixo não é perceptível apenas pelo comportamento inicial da moto, mas ele vai piorando lentamente e pode criar uma situação perigosa.
Fui conferir e batata, o tambor estava muito quente; aliviei ainda mais a regulagem e acabou o atrito.
Mas o aquecimento afetou toda a roda (ela é de liga leve), o que aumentou a temperatura e a pressão do pneu traseiro.
O pneu estava tão quente que era impossível remover a tampa da válvula a fim de aliviar a pressão.
Forçar a abertura da tampa da válvula com o pneu quente não é boa ideia: a borracha aquecida é menos resistente e pode se romper com facilidade.
Tive que aguardar o pneu esfriar o suficiente para poder abrir a tampa e calibrar novamente com uma pressão adequada.
O certo é fazer essa calibragem a frio, mas nessa situação é preferível arriscar uma calibragem próxima do que ficar com um excesso de pressão perigoso com risco de estouro do pneu.
Então já sabe, sempre verifique se a regulagem do freio traseiro está adequada após rodar um ou dois quilômetros com garupa.
Se o tambor do freio estiver se aquecendo, sinal de que ainda existe atrito lá dentro.
E não se esqueça de retornar a regulagem ao normal quando estiver sozinho, senão o freio traseiro não terá eficiência e isso pode causar um acidente.
Um abraço,
Jeff
Caralho, eu nao sabia disso! Afora seu pôr que minha moto fica fraca quando to com garupa. Muitíssimo obrigado pela informação!
ResponderExcluirDe nada!
ExcluirEu que agradeço o agradecimento. Atrasado, como sempre.
Um abraço,
Jeff
Só vale pra freio tambor né...
ResponderExcluirExato, Ravine!
ExcluirO freio a disco não precisa de regulagem e nem oferece esse recurso.
Um abraço,
Jeff