Veja este vídeo e entenda porque frear usando apenas o freio traseiro é um péssimo negócio:
Com pista seca, o certo é usar ambos os freios, dosando mais força no dianteiro do que no traseiro.
Em toda frenagem, quando a moto reduz a velocidade, a frente da moto mergulha e a traseira fica leve.
O resultado é que a roda traseira trava com facilidade.
E roda traseira travada joga a moto para o lado, o resultado é o que você viu no vídeo.
Todo novato tem medo de usar o freio dianteiro com medo de travar a roda dianteira.
O "segredo" é simplesmente dosar a força sobre o manete do freio.
O manete e o pedal do freio não são alavancas de duas posições — eles permitem dosar a intensidade da frenagem conforme a força que você faz.
Com treino, você aprende a graduar e aplicar a força correta para obter a frenagem que deseja, sem perigo de cair.
Aplicando pressão gradualmente sobre os dois controles dos freios, você verá a moto parando com muito mais eficiência do que usando apenas o freio traseiro.
Aprendendo a aplicar os dois freios ao mesmo tempo, dosando individualmente cada um deles, você conseguirá parar a moto em distâncias muito menores e sem risco de cair.
Mas como toda técnica, você precisa treinar e praticar até ficar bom nisso — não deixe para aprender em uma emergência do pior jeito possível.
Invista em você, aprenda a obter o melhor desempenho de frenagem de sua moto.
Assim você não correrá o risco de cair fazendo algo tão elementar quanto parar a motocicleta.
Um abraço,
Jeff
Belo post. Eu como sou novato ainda tenho muito o que aprender. Saí pesquisando e encontrei esse blog. Muito maneiro! Ansioso por mais postagens!
ResponderExcluirMinha primeira moto: NXR BROS 150cc
Ano do Modelo: 2012
Quilometragem: 6000
Leia todas as postagens desde o inicio que voce vai aprender muito!
ExcluirObrigado, Alex!
ResponderExcluirFico feliz que o blog esteja sendo útil! Espero que as próximas postagens não decepcionem!
Um abraço,
Jeff
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO freio traseiro tanto em carro, caminhão, bicicleta e moto, deve ser aplicado com menos intensidade que o dianteiro. Entendo que a melhor frenagem tem uma ordem de ativação que é freio dianteiro junto com desaceleração simples, depois freio traseiro (de leve) com redução nas marchas, a embreagem só deve ser apertada para evitar que o motor apague na total parada da moto.
ResponderExcluirA importância do freio motor é enorme e jamais se deve desconectar o motor do câmbio em frenagem.
A exceção está em motos dois tempos, pois aí não há freio motor, apenas os freios convencionais, e era esse o motivo de tantos acidentes graves com morte, dos usuários da RD 350 da Yamaha.
ta em todas heim jose carlos kkkk também penso como você mais vale voar por cima do carro do que a traseira derrapar e sair que nem um pinguim logo de cara, sempre faco um teste na hora de ajustar o freio traseiro da minha moto, eu ando em mais ou menos 50 km/hr e freio bruscamente piso ate o final(com segurança claro) e se ela fazer aquele barulho que vai morrer, o pneu trava ou derrapa eu solto um pouco ate ela ficar naquele "quase" pisando no freio todo. Isso já me salvou de varias porque não hora do susto você não pensa em ficar medindo freio na verdade não dá muito tempo rs
ExcluirOutro detalhe que preciso destacar, suspensão em perfeito estado, direção com manutenção constante, pneus ótimos e os freios tinindo, são as principais partes de qualquer veículo. O resto é o resto.
ResponderExcluirViva a vida com saúde e alegria.
Muito bem lembrado. A Viúva Negra não ganhou esse apelido à toa. Saber dosar os freios é algo que não ensinam nas motoescolas e que não dá para aprender sem muito treino e prática. E toda a moto precisa estar em perfeitas condições para minimizar a chance de uma zebra ao tentar evitar um acidente.
ExcluirUm abraço,
Jeff