domingo, 19 de junho de 2016

Comprando um terreno com uma motocicleta

Sabe como se compra um terreno com uma motocicleta?

Faça as curvas na velocidade máxima que puder, acelere forte no meio da curva, dê uma pequena entrada, olhe o terreno bem de pertinho e pronto, você compra um belo lote de terra na beira da estrada.



A compra é facilitada com motos potentes sem controle de tração.

Comprar terreno acontece muito com quem compra sua primeira moto potente.

O cara pensa que é igual a pilotar uma CG, entra pelo cano. Ou canavial.

O novato com motos grandes não conhece técnicas de pilotagem para alta velocidade — alta velocidade mesmo, não aquilo que se atinge com motinhos — e tenta fazer as curvas plantado no banco como se estivesse na poltrona da casa dele.

Na segunda filmagem, dá para ver o velocímetro indicando 60 milhas por hora, o que dá quase 100 km/h — é muito para uma estrada sinuosa como essa.

Curvas em alta velocidade exigem que o piloto desloque seu corpo para fora da moto, em direção ao centro da curva, abaixando o centro de gravidade do conjunto moto + piloto.

Se não abaixar o centro de gravidade, a moto desgarra mesmo. É o equivalente a capotar um carro.

A técnica para evitar isso minimizar a chance disso se chama "pêndulo".

O pêndulo permite fazer a curva inclinando menos a moto, evitando que a pedaleira raspe no chão e cause perda de controle.


O cara que não sabe disso descobre da pior maneira, como no vídeo acima.

A técnica do pêndulo é meio complicada de explicar com palavras, melhor é ver o pessoal fazendo curvas em alta velocidade como se deve, e não como um pato.


Ou um palhaço, no bom sentido.

Não pense que eles estão fazendo isso pela primeira vez, leva um tempo para aprender e praticar.

Fazer curvas realmente no limite é como andar na corda bamba. Ou funambular, como se diz em Portugal. Ou praticar táiterrôpi tightrope, como se diz no Brasil.


Se você quer fazer uma curva em alta velocidade com sua moto potente recém comprada, aprenda primeiro a pilotar de verdade.


Não deixe para descobrir os macetes na primeira curva fechada que aparecer.

Se estiver mesmo a fim de descobrir seus limites e os da motocicleta — coisa que não aconselho porque é uma brincadeira mortal — procure uma escola de pilotagem onde você possa treinar e treinar essas técnicas sem grande risco de se machucar.


Porque se você deixar para aprender sozinho na estrada, se algo der errado, você irá comprar um terreno.



Com sorte, na beira da estrada; sem sorte, bem mais abaixo.

Um abraço,

Jeff


PS: O blogger do google continua escolhendo formatações malucas para o texto. A correção só é possível recortando um bloco de texto, abrindo em outro programa, copiando e colando de novo a fim de matar a formatação maluca. Cansei de fazer isso N vezes, para depois ver que a coisa embolou e ter de recomeçar do zero. Então acho que a solução é migrar para outro gerador de blogs, porque este aqui é uma Цветная капуста...

7 comentários:

  1. No segundo vídeo, curti muito o maluco fazendo a curva na moto custom... o cara quase raspa a bunda no chão... sensacional... jogou o centro de gravidade lá no chão. 😂

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    1. Pois é, José Carlos.
      O pessoal nem imagina que essa técnica pode ser aplicada também para as custom, mas ela é universal. Se bem que eu não vejo graça em rodar no limite.
      Mas já tive 18 anos, e naquela época, via o mundo com outros olhos... fazia coisa que hoje não faço mais. Então é importante saber que a técnica existe para poder usar. Pelo menos até a moçada sossegar o facho.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Parabéns por mais uma postagem muito educativa. Isso corrobora o meu entendimento de que se pilota uma motocicleta com todo o corpo, não apenas esterçando o guidon. São técnicas que precisam ser aprendidas e treinadas, e mesmo aqueles que pilotam ao estilo "tiozão" (meu caso, eh eh eh...) um dia irão precisar. Um grande abraço.

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    3. Obrigado, Luiz!
      É isso aí, nada melhor do que viajar no melhor estilo tiozão, curtindo a paisagem e a vida!
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Jeff, antes que eu leia suas últimas postagens, queria sugerir que você usasse este vídeo como um exemplo da necessidade do contra-esterço. Me pareceu que o motorista fez a curva sem fazer isso, só girando o guidão pro lado da curva e resolveu pôr a culpa nas cilindradas, o que apesar de ser prudente não é correto porque o problema é outro e pelo que parece, nos comentários do vídeo, ninguém estava sabendo, ou seja, muita gente sem noção que iria levar um queda sem saber o porquê, se pegasse uma moto a mais de 40km/h, como fez o sujeito do vídeo.

    ou...

    O cara simplesmente fez a curva fechada em alta velocidade sem ajustar o centro de gravidade..


    Vlw.

    https://www.youtube.com/watch?v=-MMXojgahs0

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    1. Obrigado pela dica, Carlos!
      Já tratei desse vídeo nesta postagem aqui:
      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/08/por-que-pilotos-experientes-abusam-e.html
      Um abraço,
      Jeff

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