quinta-feira, 16 de junho de 2016

Rotatórias, preferenciais e mentiras

Acidente acontecido em 16/06/2016 em Campo Grande, MS:
Reportagem: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/06/motociclista-morre-apos-invadir-sinal-e-parar-embaixo-de-caminhao-em-ms.html

O motociclista não furou sinal coisa nenhuma — essa é mais uma daquelas manchetes típicas da imprensa sensacionalista da linha de pensamento "o motociclista é sempre o culpado".

Jornalismo burro que não investiga os fatos, que é incapaz de somar 1 + 1.

Mas o motociclista morreu, não pode contestar a versão do motorista e do manchetista do G1.

O motorista do caminhão conta que a moto estava na rotatória e alega que ela invadiu a preferencial, atingindo o caminhão.

Será que foi isso mesmo?

A rotatória próxima ao Lago do Amor é esta aqui:
Mapa do google Maps: Av.Senador Filinto Muller Vila Ipiranga, Campo Grande MS

O caminhão vinha pela Avenida Senador Filinto Muller, a "preferencial".

Dizer que a moto invadiu a preferencial ou furou sinal é mentira — a menos que tenham instalado semáforo nesse local depois de outubro de 2015, data da captura dessas imagens.

Quem está na preferencial é sempre quem está na rotatória, salvo se existir sinalização em contrário — é o que diz o Código de Trânsito.

A avenida Senador Filinto Muller deixa de ser a preferencial quando chega na rotatória.

E não falta sinalização para dizer que a preferencial é mesmo de quem está na rotatória — esta é a visão de quem vem pela Filinto Muller no local do acidente:
Imagem do google Street View: Av.Senador Filinto Muller Vila Ipiranga, Campo Grande MS

Não basta a sinalização pintada no asfalto, também existe a placa sinalizando a preferência de quem já está na rotatória.

E para finalizar, a faixa de pedestres é elevada, funcionando como uma lombada redutora de velocidade.

Quem não respeitou a preferencial foi o caminhão, e ponto final.

Mesmo que a sinalização de solo estivesse apagada ou placa não estivesse por lá no momento do acidente, a lombada continuou indicando a obrigatoriedade de reduzir a velocidade para entrar na rotatória.

E mesmo que não houvesse nem essa lombada, a preferencial sempre continuaria sendo de quem já está na rotatória.

A cena flagrada pelo google Street View neste outro local da mesma avenida é praticamente a mesma do acidentea moto estava na preferencial fazendo o contorno, e a visão do motorista do caminhão seria algo bem parecido.
Imagem do google Street View: Av.Senador Filinto Muller Vila Ipiranga, Campo Grande MS


Mas os mortos não podem dar sua versão — no caso, a versão verdadeira dos fatos.

Só nos resta torcer para que as autoridades encarregadas da investigação não deixem de apontar esses fatos para o juiz.

No entanto, nada trará de volta a vida desse motociclista de 38 anos, possivelmente um pai de família.

Que seu caso sirva de alerta para todos nós, nunca podemos confiar cegamente que os outros irão respeitar nossa preferencial.

Apenas quem tem isso sempre em mente sobrevive para contar sua versão do quase acidente que poderia ter custado sua vida.

Já escapei tantas vezes de situações como essa... e pretendo continuar a escapar por muito tempo usando essa regrinha básica de não confiar nos outros. 

No trânsito, procuro ser o único responsável pela minha própria segurança.

Um abraço,

Jeff

5 comentários:

  1. Realmente motoristas de caminhão/ônibus não estão nem ai para os motociclistas, nunca me acidentei mas já houveram varias experiencias e graças a Deus hoje o que restou foi aprendizado "certifique-se de passar com folga" relacionado a esse tipo de condutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar bem longe desses grandalhões é a melhor coisa. As motos são ágeis para acelerar e frear, e com eles é exatamente o contrário, não conseguem reduzir a velocidade nem que queiram.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Eu literalmente fujo de ônibus e caminhões. Só de sentir o vaporzinho quente que sai debaixo deles, ironicamente, me dá é calafrios kkkkkk

      "No trânsito, procuro ser o único responsável pela minha própria segurança." Não poderia ter terminado com frase melhor, Jeff.

      Excluir
    3. realmente é a melhor resposta mas não adianta fujir 500 vezes e ser pego por 1 então prefiro seguir o lema "esteja sempre 3 passos a frente" ou um mais simples "e si..."

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir