Era um tempo em que novos produtos eram testados exaustivamente antes do lançamento — os projetos usavam margens de segurança ditadas pela segurança, e não pelos custos ou prazos de lançamento estabelecidos pelo marketing.
Reportagem: http://www.autoentusiastas.com.br/2016/05/gordini/
Hoje a data de lançamento do produto é definida com base na suposição ingênua de que as coisas projetadas nos computadores já nascerão perfeitas — só que a vida é real e de viés, como dizia o Caetano.
Há alguns anos um grande amigo meu teve o enorme desprazer de traduzir um documento em que um engenheiro apresentava de maneira imbecil o método de projeto desenvolvido por ele e implementado pela multinacional fabricante de carros.
Era um passo a passo para eliminar os possíveis problemas de um carro ainda na fase de projeto com o objetivo de reduzir custos e diminuir prazos de entrega de novos modelos ao mercado.
Um carro genérico fabricado por uma montadora qualquer antes dessa ideia genial, só para ilustrar. |
Nessa ilusão de faz de conta, os carros sairiam das workstations direto para a produção e concessionárias — eliminando os salários de alguns engenheiros e pilotos de teste.
Esse amigo traduziu esse material com muita raiva, porque é evidente que por melhor que seja o método, ninguém consegue prever tudo — dito e feito.
Esse método idiota está sendo aplicado por todos os fabricantes e está matando muita gente por aí.
Desta vez a vítima foi o ator Anton Yelchin, de apenas 27 anos.
Reportagem: http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2016/06/20/problema-no-cambio-pode-ter-causado-acidente-que-matou-ator-de-star-trek.htm
Resumindo, o fiat-chrysler Jeep Grand Cherokee modelo 2015 do ator estava estacionado em um local inclinado.
A marcha de estacionamento (posição P da transmissão automática) escapou, permitindo que o carro se movimentasse — algo impensável, porque essa marcha serve justamente para imobilizar o carro.
Anton foi empurrado contra uma parede, ninguém nas proximidades, e morreu por asfixia, não pôde respirar com o carro prensado contra seu peito.
Trata-se de uma falha gravíssima de projeto para o qual a fiat-chrysler convocou recall em abril deste ano.
Reportagem: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/05/jeep-grand-cherokee-e-chrysler-300-sao-chamados-para-recall.html
Falha gravíssima que foi minimizada na reportagem da globo: impedir que o motorista saia sem colocar a transmissão na posição P é uma tremenda besteira, a menos que estejam falando em impedir que o motorista saia do carro, e não com o carro.
De que forma farão isso? Com um alarme que todo mundo vai ignorar? Travando as portas e não deixando ninguém sair, nem que o carro esteja pegando fogo? бред сивой кобылы.
A chamada da reportagem não passa a menor ideia da gravidade da coisa — faltou dizer que o carro pode começar a descer uma ladeira, apesar de travado na marcha P, e atropelar alguém — o próprio motorista abrindo ou fechando a garagem.
Coisa que não deveria fazer mesmo que o freio de estacionamento não esteja aplicado, como foi nos carros de transmissão automática desde sempre.
Anton Yelchin talvez tenha sido a primeira vítima fatal dessa falha, se é que outras não ocorreram.
Reportagem: https://consumerist.com/2016/02/08/more-than-100-crashes-caused-by-confusing-jeep-chrysler-dodge-gear-shifters/
Porque essa mesma afobação para lançar novos produtos também é praticada por fabricantes de motos.
A mesma pressa de colocar novos produtos no mercado e poupar tempo e uns trocados miseráveis leva os fabricantes de motos a lançar máquinas que quebram o eixo secundário (eixo do pinhão) por fadiga (suzuki GSR150i — estou devendo a postagem).
Também estão na lista o retificador das suzuki (esportivas, Boulevard e Burgman 400), quebra do chassi (yamaha Crosser 150 e dafra/zongshen Kansas 150 — ah, esquece, a dafra nunca chamou o recall), quebra da coroa da yamaha MT-09, recall da quebra dos parafusos da
Reportagem: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/04/bmw-convoca-4558-motos-no-brasil-para-recall.html
Não escapa nem a harley...
Reportagem: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/07/harley-davidson-chama-2-mil-motos-para-recall-no-brasil.html
Em se tratando de motocicletas, são falhas potencialmente mortais.
Mas o marketing na frente de todos os critérios torna as empresas cegas para o risco de se lançar produtos às pressas e sem os devidos testes.
Ninguém dentro da empresa tem a coragem de dizer "não" porque ninguém quer perder o emprego na salinha com ar condicionado, ninguém levanta o pescoço com medo do facão.
Enquanto isso, os erros vão causando acidentes e ceifando as vidas dos proprietários, sejam eles conhecidos ou não.
Hoje elas não usam mais os mesmos critérios pelos quais se tornaram conhecidas.
A ganância traiu os clientes.
Fique atento a coisas estranhas acontecendo com sua moto e acompanhe as notícias sobre recalls de fabricantes — não adie comparecer à concessionária, sua vida e a de pessoas próximas a você podem depender disso.
Um abraço,
Jeff
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, Carlos, obrigado pela sugestão!
ExcluirFalei desse vídeo nesta postagem aqui:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/08/por-que-pilotos-experientes-abusam-e.html
Não enfoquei por esse lado que você considerou, que também é válido, mas pelo fato de que o Roberty caiu mesmo sendo um cara experiente com motos de média cilindrada pra cima.
Um abraço,
Jeff