segunda-feira, 6 de junho de 2016

Pista molhada e o uso do freio-motor

O piso de paralelepípedos, às vezes chamado erroneamente de macadame, é uma armadilha potencialmente fatal quando molhado.
Reportagem: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/06/mototaxista-morre-em-batida-com-caminhao-no-centro-de-sao-lourenco.html

Preste atenção especialmente nesse tipo de piso aí da foto, que é um paralelepípedo ainda mais liso do que o normal e, portanto, ainda mais perigoso.

Frear em cima de paralelepípedos é deslizar no sabão, e sua única maneira de evitar um tombo com muitas raladuras ou entrar na traseira de um caminhão parado é manter uma velocidade reduzida.

Se você percorre habitualmente uma avenida em 5ª marcha, com pista molhada diminua a velocidade e percorra o mesmo trecho em 3ª ou 4ª marcha.

Usando uma marcha mais reduzida e menor velocidade, o efeito de frenagem do freio-motor é mais intenso basta desacelerar para a moto diminuir a velocidade rápida e suavemente, sem risco de travar as rodas. Não só da moto.

Isso ajuda muito nas condições de baixa aderência, tipo piso molhado e com lama na pista.

Além disso, com chuva, os freios da moto perdem eficácia porque estão lubrificados com água — óbvio, né?

O problema é que em uma emergência você os aciona com firmeza.


Como estão molhados, eles não respondem como você espera, e aí você vê a encrenca crescendo na sua frente.


Instintivamente você coloca mais força nos comandos — sem esperar que o atrito intenso irá fazer os freios secarem rapidamente.


Em um instante sua moto não tem freios, uma fração de segundo depois eles secam e a moto está com as rodas travadas contigo aplicando força total nos comandos...

Aquela pequena rabeada que a moto dá quando você exagera no uso do freio traseiro com pista seca se torna um tombo certo com pista escorregadia.

Todo motociclista um dia acabará caindo por causa disso, não tem como escapar — por isso é muito melhor estar em velocidade baixa, e aí o freio-motor ajuda muito a moderar a velocidade.

Moderando a velocidade com pista molhada, você enfrenta com facilidade situações inesperadas em condições de baixa visibilidade — como um caminhão parado em noite chuvosa, caso do acidente acima.

Ou uma caçamba de entulho sem adesivos reflexivos...

Reportagem: http://www.rspolicia.com.br/2014/09/transito-motociclista-bate-contra-uma.html

Controlando a moto em baixa velocidade, usando o freio-motor, você terá muito menos chances de bater ou cair.

E mesmo que você caia, o máximo que irá machucar será o seu orgulho.

Um abraço,

Jeff

11 comentários:

  1. Oi Jeff. Você acredita se eu afirmar que nunca aciono o freio traseiro (tambor) em frenagem, mas apenas o freio motor junto com o freio dianteiro que é duplo a disco? Muitas vezes só uso o freio motor, reduzindo marchas e um pequeno toque na manete de freio dianteiro, apenas para sinalizar a quem vem por trás a minha intenção. Abraços.

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  2. Respostas
    1. Talvez não seria melhor pegar um leve costume de usar o freio traseiro junto ao dianteiro? Em uma situação de risco será que você não poderia pressionar o freio dianteiro com força demais e levar um tombo besta?

      Na minha singela Titan 150 fui me acostumando aos poucos, hoje já uso naturalmente ambos os freios juntos, além do freio motor na primeira etapa. Se estou em 5ª marcha a 80km/h, apenas solto o acelerador e chego em 60 rapidamente, passando dos 60 mudo para a quarta e é fácil chegar aos 40km/h, e assim até onde for possível, dependendo do trânsito. Em outros momentos isso é arriscado pela falta de respeito dos condutores atrás de mim, e faço uma redução mais rápida (ainda progressiva) com o uso dos freios.

      Também sinalizo pra chamar atenção.

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    2. Olá, José Carlos!
      Nesse caso eu concordo com o Wesker, precisamos estar sempre usar os dois freios mais o motor quando conveniente. Edith tinha freio duplo e não era agressiva nas frenagens, talvez a sua também não seja, mas com pista molhada o uso do freio dianteiro pode trazer risco em uma situação mais exigente. Claro que o ideal é sempre evitar as situações exigentes, mas me sinto mais tranquilo dosando o uso de todos os freios, o resultado da frenagem é mais eficiente.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Uso o traseiro pra complementar o freio motor e suavizar os trancos na roda traseira provenientes das passadas de marcha.

    E a frenagem na traseira (motor + freio) vem pra estabilizar a moto, dividir a carga de frenagem em situações escorregadias ou com garupa.

    E o freio motor é lindo, realiza uma frenagem de cadência, mesmo travando na hora que se larga a embreagem com grosseria, logo já restabelece o giro da roda traseira, evitando que a traseira passe na frente da frente. Hehe

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    1. Poético o seu comentário... hehehe
      É isso aí, o freio-motor ajuda muito e praticá-lo é algo que os novatos precisam fazer porque seu uso em uma emergência precisa ser automático.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Vale lembrar de secar os freios depois de passar numa poça, quase bati de carro uma vez por se esquecer disso. Abracao Jeff, e saúde!

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    3. Bem lembrado, Victor e Dnaiel!
      O comportamento dos freios muda a cada momento dependendo da quantidade de água sobre eles. Freios frios e molhados não freiam quase nada, mas basta que sequem / esquentem para seu desempenho mudar.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Queria agradecer os votos do Silva Alef no facebook (continuo com dificuldade para responder por lá), e aproveito para esclarecer uma coisa para quem me pede dicas: Não tenho acesso a outras motos que não aquelas que passaram por minhas mãos, e eventualmente a motos de amigos... não tenho como opinar a respeito do pneu ideal para sua moto, a não ser em termos genéricos.
    O melhor pneu para ela será aquele que melhor atender sua condição de uso; se você usa a moto 90% do tempo em uso urbano em ruas calçadas, um pneu adequado para asfalto se sairá melhor do que um pneu misto ou para todo terreno. Mas se a sua utilização te obriga a passar por ruas de terra ou brita com frequência, um pneu urbano te trará maior dificuldade... tudo depende de sua condição de uso e o que é adequado para um pode não ser para outro.
    Normalmente, os pneus originais de fábrica são pensados para atender ao perfil de usuário mais provável, não necessariamente correspondendo ao seu uso particular. O jeito é pesquisar até encontrar o seu pneu ideal.
    Um abraço,
    Jeff

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  5. Aproveitando o assunto "pneus", tenho visto muitas motos com pneus finos, principalmente na roda dianteira, vamos pensar um pouco... se essa é a roda onde em caso de frenagem, todo o peso recai sobre ela, então o pneu deveria ser mais largo para segurar com eficiência por atrito com o solo todo o peso que alí está. Mas infelizmente o que se vê é o contrário, o sujeito fica feliz da vida porque sua moto é rápida (pneus finos, maior velocidade), ágil (pouco atrito com o solo) nas curvas e é isso que o usuário procura. Porém a frenagem é péssima e derrapa fácil.
    Nenhuma moto é segura, mas porque tornar algo tão inseguro, ainda pior?
    Abração a todos os amigos deste valioso blog e a você Jeff.

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  6. Depende também do raio da roda, quanto maior o aro, maior o poder de frenagem logo um pneu mais fino ex. 90/90-21 poderá frear mais que um 110/80-17.
    É isso que diferencia uma custom tradicional de uma chooper, além de um pneu dianteiro mais fino dar menos arrasto e deixar as manoblas mais leves, são ideais no uso urbano onde a mudança de direção é mais constante.

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