O vídeo da moto que explode após bater no caminhão ensina muita coisa. A propósito, o piloto não se machucou nem se queimou — muito — nesse acidente.
Primeiro, mostra como a falta de reação típica do novato despreparado para o trânsito complica demais a situação:
Ao ver o caminhão cruzando sua frente, o piloto novato não tenta parar a moto — ele congela com o susto e não aplica os freios.
Instintivamente tenta parar a moto com os pés, como se estivesse de bicicleta.
O piloto fixa o olhar na cabine, provavelmente no motorista do caminhão, e vai de encontro ao desastre.
Nem percebe que atrás do caminhão havia espaço para desviar a moto e evitar o impacto — se tivesse aprendido a realmente dominar a moto.
Faltou estar preparado mentalmente para a possibilidade de que alguém cruzasse sua frente.
Faltou traçar mentalmente a todo momento alternativas para escapar do perigo.
E faltou domínio da moto, que é aquela capacidade de fazer a moto ir para onde vai o pensamento por puro reflexo.
Tudo isso se chama pilotagem defensiva.
Você pilota imaginando que é invisível e que sempre poderão entrar na sua frente.
Está sempre monitorando tudo que acontece buscando alternativas.
Quando acontece um imprevisto, está condicionado a não olhar para a encrenca, mas para a salvação.
E já treinou bastante com sua moto para saber que ambos são capazes de fazer manobras e frenagens bruscas sem cair, porque a prática traz a perfeição.
Com as "lições" da motoescola ninguém aprende, por isso você precisa treinar manobras de emergência por conta própria.
E memorizar as melhores alternativas para escapar do perigo:
Tentar passar por trás de alguém que cruza sua frente é preferível a tentar passar pela frente:
Ele certamente não dará ré, mas é quase certeza que você avaliará o espaço à frente do veículo sem levar em conta o movimento dele.
O cérebro não está programado para agir considerando movimentos rápidos como os do trânsito.
Então se programe para evitar agir instintivamente a seu favor em situações como essa.
E não se esqueça de que o cara cruzando na sua frente poderá parar de repente no susto... não conte com um espaço futuro.
É complicado, cada caso é um caso.
Mas se você sempre considerar suas alternativas em todas as situações — sem perder a concentração no trânsito — você terá melhores chances de escapar de um acidente.
Pode acreditar, eu escapei de muitas situações como essa por conta do curso de pilotagem defensiva que fiz com minha primeira moto. Mas naquela época não existia gopro...
O vídeo também é uma ótima demonstração de como a técnica de deitar e rolar pode ser eficiente para apagar o fogo nas roupas.
Ele agiu daquele modo porque lá na terra dele essa técnica é ensinada para as crianças na escola.
Não porque elas saiam andando de moto, mas porque acidentes domésticos acontecem.
Caso você ainda não tenha visto, aí vai o vídeo de sempre:
Crianças, não tentem fazer isso em casa... o cara estava com isolantes por baixo da roupa e ainda se queimou.
Note que se o piloto estivesse encharcado de gasolina, não teria sido tão fácil apagar o fogo.
Sabe de uma coisa?
Melhor treinar e praticar a pilotagem defensiva para nunca ter de usar essa técnica de deitar e rolar...
Um abraço,
Jeff
e ainda dizem que seu blog é desinformativo!
ResponderExcluirAmigo eu sei que cada um tem seu gosto, mas gostaria de saber sua avaliança entre a XRE 300 e a Tenere 250. Pelo oque pesquisei o cilindro da tenere é de uma mistura de cerâmica com niquel, alguma coisa assim, ja o da xre é de aço. Fiquei perdido no assunto.
Olá, Adriano!
ExcluirNo caso, o revestimento do cilindro é de nikasil, um tipo de cerâmica. Por um lado resiste melhor ao atrito, por outro torna impossível a retífica e recondicionamento, somente trocando o conjunto todo.
Questão de pesar o que é mais interessante. Contra a XRE tem essa questão do cabeçote, que em minha opinião se resolve com a quantidade certa do óleo certo. E no mais, o fundamental para escolher qualquer moto:
Qual delas faz o seu coração bater mais entusiasmado, qual delas você terá prazer de olhar na garagem logo de manhã cedo?
Um abraço, e feliz escolha, dúvida fique com as duas,
Jeff
O que eu mais gostei neste vídeo foi o caminhão queimando até virar carcaça... Revoltante você em sua moto ser atingido por outro veículo e nada acontece com o causador, mas só com o pobre e infeliz do motociclista e sua moto. Dá dó de ver este motociclista com algumas queimaduras.
ResponderExcluirAgora... que moto é aquela que explode daquela forma igual os filmes em Hollywood?
Abração.
Olá, José Carlos!
ExcluirRealmente a moto pegou fogo muito fácil. Tanque frágil com gasolina de verdade, da boa.
O caminhoneiro invadiu a preferencial, mas você notou que uma avenida como aquela não tem semáforo? É uma armadilha gigantesca à espera de fazer mais vítimas.
Um abraço,
Jeff
Sera que ela não tocou fogo por conta do tanque do caminhão ficar ali? se eu não me engano alguns tanques de caminhão ficam ali
ExcluirOlá, Adriano!
ExcluirO diesel é menos facilmente inflamável do que a gasolina. Pelo menos lá fora. Quando mudaram a fórmula do diesel aqui no Brasil, fizeram propagandas na tv para alertar que agora os caminhoneiros teriam de parar de apagar bitucas de cigarro em poças de diesel derramado.
A gasolina do tanque da moto deve ter pegado fogo ao molhar o cachimbo da vela da moto com o motor funcionando, ou talvez o cano de escapamento central do caminhão. Motores diesel trabalham bem mais quentes do que motores a gasolina.
No Brasil seria mais difícil pegar fogo, nosso álcoooooooool na gasolina diminui significativamente a facilidade com que ela pega fogo.
Um abraço,
Jeff
Ja dizia um amigo meu, não é gasolina é gasoalcool
ResponderExcluirBom dia Jeff, como vai?
ResponderExcluirNada relativo ao assunto, mas gostaria de saber se você tem alguma opinião formada a respeito das lampadas de Super LED em nossas motos (baixa cilindrada)? Instalei recentemente na minha Crosser e foi absurda a melhora no ver (em piso molhado nem tanto, mas nada muito abaixo da halogena) e principalmente no ser visto no transito. Porém agora fomos surpreendidos com a proibição desse tipo de lampada em substituição as halogenas, infelizmente. Acho que esse poderia ser um item obrigatório de fábrica em todas as motos, sei que tem muita coisa que precisamos ter nas motos no quesito segurança, estamos bem atrasados nisso, mas essa deveria ser uma delas também.
Proibiram, é?
ExcluirSabe por quê?
Porque se todo mundo importar da China, não tem como arrancar pixuleco das fábricas instaladas por aqui... triste realidade.
As fábricas somente adotarão quando e se o custo for menor para elas, aí elas venderão o novo modelo mais caro por conta da "modernidade" do novo farol.
Quanto a se tornar obrigatório, com motociclista não tem pixuleco, então não espere um projeto de lei vindo de Brasília para isso, a menos que o propositor tenha sido pixulecado por alguém interessado em vender em nosso mercado, e não tenha sido repuxulecado por quem não tem interesse em ver concorrentes entrando no mercado.
Hoje acordei de mais mau humor que nunca.
Deve ser porque enfim descobriram que o problema do Brasil é o "conflito institucional".
Engraçado é que até a água bater no * não tinha conflito institucional nenhum, né?
Ô, grupelho de indivíduos de péssima reputação...
Um abraço,
Jeff