quinta-feira, 18 de maio de 2017

Fabricantes respeitáveis e suas tabelas de óleo risíveis

Dá só uma olhada na tabela de viscosidades em função da temperatura deste manual de proprietário de um carro qualquer da volvo:
Imagem: Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=wyF3o3c1uug aos 03:24

É interessante notar que esse vídeo foi feito por um proprietário interessado no assunto.

E apesar de escolher a melhor opção para a região dele, ele não percebe a incoerência da tabela — como acontece com a imensa maioria de proprietários.

Vamos lá:

Pela seta cor de rosa, dá para notar que o óleo preferencial deles era o SAE 10W-30, né?

E em destaque está a frase:

"O uso de óleo de viscosidade incorreta pode encurtar a vida [útil] do motor."

Sinal que a viscosidade correta é importante, certo?

ENTÃO, o que justifica a volvo fornecer uma tabela ERRADA?

Imagem: Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=wyF3o3c1uug aos 03:24

Você viu naquele vídeo russo, óleos de mesma viscosidade SAE têm o mesmo comportamento e, portanto, são recomendados para a mesma faixa de temperatura.

Você percebeu os erros da tabela?

A volvo está dizendo que um óleo 5W-30 pode trabalhar somente se a temperatura máxima local for de 15 a no máximo 20 graus Celsius...

... mas o óleo 10W-30 recomendado por eles pode trabalhar com temperatura local de 35 até 40°C...

Ora, dois óleos de mesma classificação de viscosidade SAE xxW-30 deveriam possuir o mesmo limite — caso contrário, não estariam na mesma classificação. Simples assim.

O número antes do W indica o comportamento do óleo em uma temperatura de frio extremo, enquanto o número sem o W indica a viscosidade medida a 100°C.

Dois óleos de viscosidade a quente SAE 30, independente de suas características a frio, têm obrigatoriamente o mesmo limite de trabalho em função da temperatura ambiente.

E o mesmo erro curioso acontece com as faixas recomendadas para os óleos 5W-40 e 15W-40.

O limite inferior das faixas de temperatura é coerente, o 5W atinge temperaturas mais baixas ainda líquido, enquanto o 15W não deverá ser usado abaixo de –10 a –15°C.
Imagem: Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=V5a4kP-5Jiw exibido na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/05/para-entender-de-vez-esse-negocio-de.html
A imagem acima mostra óleos em temperatura inferiores a –30 °C, onde o ideal seria usar o óleo 0W-30 da figura ou 0W-20 recomendado pela honda automóveis, toyota, gm e outras montadoras aqui no Brasil.

Mas nada justifica que a viscosidade SAE 40 desses óleos atinja limites máximos de temperatura ambiente diferentes...

É absurdo que tanto o óleo 10W-30 e o óleo 0W-40 tenham limite de temperatura igual, ambos de 40°C.

É absurdo que o óleo 15W-40 apresente um limite indefinido e superior ao seu equivalente 0W-40. 

É inadmissível que a tabela não ofereça a possibilidade de uso de óleo 5W-50, 15W-50 ou 20W-50 para regiões de alta temperatura como se esses óleos não existissem.

Tudo nessa tabela puxa a brasa para a sardinha do óleo 10W-30 recomendado pela fabricante volvo.

Ora, a função dessa tabela é ajudar a escolher um óleo que se comportará melhor dentro do seu motor em função da temperatura ambiente local.

E isso é importante "para não encurtar a vida [útil] do motor".

Ao oferecer uma tabela errada induzindo os proprietários a usar preferencialmente o óleo 10W-30, em uma faixa de temperaturas que a gente sabe de cor e salteado que não é recomendável para esse óleo, o que a volvo está fazendo?

É a volvo fornecendo a prova contra ela mesma.

E o mais legal é que depois da postagem pronta,encontrei esta discussão em fórum na internet a respeito da viscosidade recomendada mutante da volvo de 2004 a 2007.

Aproveitei e incluí a de 1997, que é a do vídeo acima:
Imagem: Fórum http://forums.swedespeed.com/showthread.php?225822-Volvo-Recomended-Oil-Viscosity-in-Owner%92s-Manual-by-Year

Não apenas existe incoerência entre óleos de mesma viscosidade serem recomendados para limites de temperatura diferentes.

SAE xxW-30 com limites diferentes de temperatura máxima...

SAE 5W-xx com limites diferentes de temperatura mínima...

SAE 5W-30 que vale para 20, 30 e 40°C...

Qual o critério para o óleo 5W-30 ser o recomendado preferencial em 2007, se a faixa de temperaturas que ele atende é inferior à de outros óleos nos extremos de temperatura?

Esses limites mudam para mais e para menos — quando as leis físicas que regem o Universo são constantes.

Para variar, até onde vi não apareceu ninguém para explicar isso, simplesmente porque não tem explicação.

Inexplicável é depois de todos esses anos com tanto cuidado (bom, mais ou menos, né...) elaborando tabelas de viscosidades em função da temperatura ambiente, isso ter sido jogado fora.

O manual dos volvo 2016 diz o seguinte:
Manual do proprietário: http://volvo.custhelp.com/app/manuals/ownersmanualinfo/year/2016/model/S60

Mas ohhhh...

Em 2016 acabou essa complicação, você só usa óleo 0W-30 ou 5W-30 para TODAS as temperaturas, na Sibéria ou no Saara...

"Óleo de viscosidade incorreta pode encurtar a vida [útil] do motor sob uso normal. SAE 5W-30 fornecerá boa economia de combustível e proteção do motor. Veja a tabela de viscosidades."

Segundo a volvo, o óleo SAE 0W-30 é recomendado para "condições de condução extremas".

Mas ATENÇÃO:

Somente para os motores volvo de 4 cilindros usados em condições extremas, o óleo certo é o 0W-20, que nunca deverá ser usado em motores de 5 e 6 cilindros.

Agora eu te pergunto:

O que são "condições de condução extremas"?

Eu entendo que seja pilotagem esportiva, altas acelerações, altas cargas, viajar sempre lotado com família, sogra, malas e bagagens.

Ou seriam condições extremas de temperatura?

Extremas de calor ou de frio? Afinal a volvo é sueca, fica ali do lado de Arendelle.

Se for de calor, qual a diferença entre dois óleos xxW-30?

Se for de frio, a recomendação não fará sentido, porque o 0W-30 atinge temperaturas menores.

Então qual é a lógica de recomendar um óleo ainda menos viscoso tanto a frio quanto a quente como o 0W-20 para condições extremas de condução para os motores de 4 cilindros?

Você proprietário de volvo, que resolva o enigma, mas cuidado:

Se escolher a opção incorreta, o reparo não será coberto pela garantia porque você que foi burro e idiota de interpretar errado as instruções claramente confusas.

E sobre essa questão de usar um óleo de viscosidade mínima para "condições de condução extremas" — releia esta postagem depois da postagem de amanhã... você a verá com novos olhos.

Uma tabela mais próxima da realidade seria esta aqui, engenheiros da honda volvo:
Montagem sobre imagem extraída do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=wyF3o3c1uug aos 03:24

Introduzi também a viscosidade 20W-50 para o caso de alguém aqui no Brasil querer importar um de seus carros, e 0W-20 para o caso de alguém querer comprar lá no Canadá. De nada.

Viu, volvo?

É assim que se faz. 

Bom, poderia ter sido feita com mais capricho, mas fiz questão de manter a tabela bem mal feita mesmo.

Afinal, eu não trabalho nessa indústria e nem tenho obrigação de fazer uma tabela perfeita — vocês têm.

Longe de mim querer ensinar alguma coisa aos engenheiros da volvo ou da ford (que na época desse carro ainda era proprietária da sueca volvo) ou da geely (a nova dona chinesa), todas grandes fabricantes de automóveis que sabem muito bem o que fazem.

Só quero dar uma ajudinha porque você sabe, enganos acontecem — ainda mais na hora de indicar um produto vital para a longa vida útil de nossos motores.

Não é impressionante que isso aconteça? 

Tanto cuidado para fabricar o carro ou a moto, e tantos deslizes de tantos fabricantes na hora de recomendar/orientar sobre o óleo e/ou supervisionar o trabalho de suas concessionárias quanto ao nível de óleo... 

Opa, esqueci de dizer... tem outra postagem a caminho falando sobre essa história do nível de óleo em carros...tsk, tsk... quantas coincidências infelizes... para nós.

Por favor, fabricantes...

Sejam menos descuidados na hora de elaborar uma tabela importante como essa...

Porque como vocês mesmos disseram, "o uso de óleo de viscosidade incorreta pode encurtar a vida [útil] do motor."

Um abraço, mas só aos leitores,

Jefferson

ADENDO para quem está chegando agora na conversa:

Explicação sobre a tabela de viscosidades


Os óleos para motores precisam atender a duas condições básicas:


1) A temperatura mínima em que trabalharão, para que estejam líquidos em condições de frio extremo e não impeçam a partida.


2) A viscosidade que ainda terão na alta temperatura de trabalho dentro do motor.


O resto não importa.


Mas como não seria prático você ficar testando o óleo em uma frigideira, e isso não daria a menor ideia do comportamento do óleo dentro do motor, os engenheiros elaboram essa tabela.


A ideia é facilitar a questão da escolha da viscosidade do óleo em função da temperatura ambiente do local onde o motor será usado.

A temperatura ambiente favorece ou dificulta o esfriamento do motor. 


Em nosso país, condições de alta temperatura são mais prevalentes do que as de baixa temperatura, e mesmo nossos dias mais frios estão muito acima do limite de preocupações.


Se a temperatura ambiente já é quente, o óleo — e seu motor — trabalharão em condição pior do que se estivessem em um país de clima ameno.


Então você precisa selecionar um óleo suficientemente viscoso ("grosso") para que ele ainda tenha uma viscosidade suficiente na alta temperatura de trabalho.


A tabela permite a você ter uma ideia de como o óleo se comportará e protegerá seu motor na hora em que a coisa fica realmente feia.


Foi isso, por exemplo, que os engenheiros da honda esqueceram de levar em conta quando fecharam o acordo comercial para vender óleo 10W-30 no Brasil.


Engraçado é que em outros países do mundo eles não se esqueceram...


Curioso como esses engenheiros dessas grandes empresas vivem cometendo esses erros bobos.


Não é mesmo?


Outro abraço,


Eu de novo

8 comentários:

  1. Será que um dia veremos um óleo 0W60 Jeff?
    Seria interessante, pois permite reduzir o custo de construção do motor (no caso motor de arranque) e ainda garante longa vida ao motor.

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    1. Olá, Daniel!
      Óleo 10W-60 sintético existe há décadas lá fora. Espere até ver a postagem de hoje à noite... hehehe....

      Não, riso errado...

      A postagem de hoje à noite merece uma risada maligna prolongada: huahuahuahuahuahuahua...

      Um abraço,
      Jeff

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  2. Saúde & Paz.
    Lendo estas explicações sobre carros, me surgiu uma duvida cruel e cara R$R$R$.
    Tenho um Vectra 97 desde 2010. Sempre nas trocas de óleo uso o 20w50 mineral.
    Detalhe: ando de carro por semana no maximo 50kms em média...faço as trocas a cada 3.000kms...justamente por andar pouco.
    Pois bem, fevereiro de 2016 fiz a troca em minha oficina de sempre....quando fui pagar a conta veio mais caro. 5 x 17,00 (20w50) R$85,00 sempre compro 5lt. Nesta troca a conta foi de 5 x 26,00 (10wr40 Selenia semi sintético) R$130,00. O mecanico disse que colocou este óleo pois ERA MELHOR...etc etc etc...
    Infelizmente EU não conhecia este site. Infelizmente para meu bolso R$R$R$.
    Fui fazer uma viagem de 1.050kms aos 700kms, o carro ferveu.... carro foi rebocado para uma cidade estranha, mecanico estranho, ph..eu a viagem toda. Diagnostico do mecanico: a temperatura subiu demais, por algum motivo a valvula termostatica (ou sei lá o nome travou)... prejuizo R$1.150,00.
    Hoje lendo a 3ª publicação, creio que CAUSADOR DE TUDO o foi o óleo TOTALMENTE errado em carro velho.
    Falei tudo para o mecanico (já me atende a 30 anos)se ele acreditou, não sei.
    Hoje...novamente uso óleo: MINERAL 20W50 sem medo algum.
    Abraços.
    Se ajudei, valeu.
    Ninja - Lobo Solitário Moto Grupo.
    Pará de Minas - MG

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    1. Olá, Ninja!

      Eu tenho dúvidas se a válvula termostática realmente travou. E tenho certeza de que o causador de tudo foi o óleo menos viscoso em um motor já com alguma quilometragem em uma viagem.

      Se você tivesse ficado rodando pela cidade, trajetos curtos, seu motor estaria sofrendo do mesmo jeito, mas não chegaria a falhar porque você pararia antes de o problema chegar ao limite.

      Mas quando você pega uma estrada, sobe serras, força o motor para ultrapassar caminhões, o calor interno vai se acumulando e chega uma hora em que o sistema de arrefecimento não consegue dar conta do excesso de calor gerado dentro do motor.

      Além disso, o óleo fino desaparece do cárter rapidamente passando pelas folgas já maiores que as originais entre anéis e cilindros. O nível de óleo cada vez mais baixo... bom, nem preciso dizer, você já leu isso aqui no blog várias vezes...

      Sobre o seu mecânico acreditar... bem... um profissional deveria saber disso.

      Ele pode ter acreditado de boa fé nas propagandas dos sintéticos.

      Ou ele colocou o óleo que tinha na oficina por preguiça de ir comprar o certo.

      Depois que o "mecânico de confiança" do meu pai trocou as pastilhas de freio e não prendeu as mangueiras nas presilhas, elas ficaram atritando contra a suspensão e meu carro ficou totalmente sem freio em uma das ladeiras mais íngremes aqui de Santo André, só escapei de um acidente sério freando controladamente com o freio de emergência (chamado erradamente de freio de estacionamento, o nome popular freio de mão é mais correto), além de usar intensamente o freio motor.

      Teve também o caso do motor "retificado" em oficina de confiança que voltou a dar problemas em um ano, aí eu mesmo abri o motor e todas as peças eram originais, ele só tinha feito a meia sola das bronzinas de biela.

      Depois disso nunca mais confiei em mecânico nenhum.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. E esqueci de agradecer pelo depoimento!

      Valeu sim, muito obrigado!

      Eu de novo,
      Eu

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    3. Lobo,
      A possibilidade de o carro ter fervido por causa da termostática ter travado é infinitamente maior que a causa de aquecimento provocada pelo óleo. Aliás, se a termostática funcionasse direito, provavelmente teu carro teria fundido o motor (por causa do óleo) ao invés de apenas fervido. De quantos em quantos anos você troca a termostática do seu carro? A partir de 2 ou 3 anos de uso, a mola delas já começa a ser não muito confiável.

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  3. Saúde & Paz.
    Um bordão mineiro...."Uai, pois é."
    Depois disto, agora é assim, compro 5 lt de óleo 20w50....levo....espero a troca....sobra 1/2 litro, uso no decorrer dos 3.000 kms nas conferencias.
    Abraços.

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    1. O certo é isso mesmo, manter o olho no óleo e tratar com o mecânico olhos nos olhos. Ou seria óleos nos óleos?

      Poxa, Ninja... você vem falar em bordão mineiro justo agora em plena hora do café da tarde?

      Agora vou ter de parar de trabalhar na tarde de sexta-feira para ir até a padoca comer pão de queijo...

      Que triste ;)

      Um abraço,
      Jeff

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