terça-feira, 23 de maio de 2017

Erros e acertos da postagem da bmw

Errei e estou muito cansado, tive uma overdose de bmw na última semana, mas não vou adiar a publicação desta "retratação". 

Ou melhor, uma explicação do erro cometido na postagem anterior.

O cansaço é grande e o raciocínio pode estar confuso, peço sua compreensão. 

E se por acaso você encontrar algum erro nesta postagem, por favor, só me avise quando eu voltar das férias... São novamente quatro da manhã de mais uma de muitas noites mal dormidas...

Admito, eu errei. 

Ainda bem que errei!

Porque os esclarecimentos que recebi do leitor Victor Garcia permitiram confirmar com mais detalhes a denúncia de ontem.

Sugiro ler a discussão técnica nos comentários da postagem anterior, eles lançam muita informação que optei por não repetir na totalidade aqui, já que a postagem precisa ser mais condensada.

Explicando como errei da maneira que errei (mas não errei totalmente):

A página de manuais da bmw que consultei é esta aqui:

Página com links para manuais proprietário bmw: https://www.bmwsections.com/ 

Eu pesquisei nas seções em amarelo, que contêm tanto motores de alto desempenho quanto desempenho normal para as séries 3, 5, 6 e Z8.

Mas todos os motores de alto desempenho também estão agrupados na pasta destacada em vermelho.

Você também pode chegar neles pelo caminho amarelo, desde que perceba a letra M antes do número do modelo. 

Experimente, depois me diga que não ficou confuso.

O fato é que  bmw possui manuais específicos para os modelos equipados com os motores de alto desempenho, mas nem todos os exemplos que peguei coincidiram com esses modelos... muito azar.

Por exemplo, peguei exemplos corretos para série M3 de 2001, e a bmw trocou o óleo desses motores justamente a partir do ano 2002.

Se eu tivesse escolhido também um manual do ano 2002, teria o exemplo perfeito e não haveria confusão...

Como vimos ontem, estas são as recomendações para o motor E46 de alto desempenho de 333 hp usado a partir do modelo BMW M3 Conversível 2001:
Manual do modelo BMW M3 Convertible 2001: https://www.bmwsections.com/docs/m/

E estas são as recomendações para o motor E46 de alto desempenho de 333 hp usado o mesmo modelo bmw M3 Conversível 2002:
Manual do modelo BMW M3 Convertible 2002: https://www.bmwsections.com/docs/m/

Nos modelos a partir de 2002 com o mesmo motor I6 de 333 hp  do ano anterior, a bmw passou a recomendar o uso "preferencial" do óleo 10W-60...

Ou o uso alternativo de óleo 5W-40 ou 10W-40 no mesmo motor — sem falar nada sobre critérios de adequação em função da temperatura ambiente.

A decisão fica ao gosto do freguês.

Era tanta informação que tive de fazer tabelas para não ficar perdido.

Esta é dos manuais da Série M3, aquela que precisou trocar o tipo do óleo a fim de parar de estourar motor:
Os modelos M3 realmente foram lançados com motor I6 de 333 hp usando óleo 5W-30 e 5W40, e com os motores dando problemas a bmw alterou a especificação do óleo para 10W-60.

Note que a bmw manteve os óleos que causavam problema como "alternativas" aceitáveis. 

Por que "aceitável"?

Por que quem usa o carro sem exigir muito, só vai ter problemas em curto prazo se fizer uma viagem longa por regiões quentes, ou usar o carro em alta velocidade continuamente.

Para o pacato cidadão, o carro durará um ou dois anos sem problemas, tempo suficiente para ele trocar de modelo e o abacaxi estourar no colo do segundo proprietário.

E aí ninguém é o pai da criança...

Isso confirma plenamente a denúncia e a argumentação de que óleos de maior viscosidade conseguem ser usados em qualquer motor, desde que ela seja adequada para a temperatura ambiente.

No Brasil, felizmente quase não temos essa preocupação com clima frio.

Onde errei feio na postagem de ontem?

Os dados que peguei para a série M5 na postagem de ontem estavam errados — usei os dados da série 5, que usa motores 6 em linha mais tranquilos, sem turbo.

Os dados corretos para a série M5 são estes:
E uma tabela resumida com motores da Série 5 comum é esta:
Note que os motores 6 em linha de baixo desempenho são basicamente os mesmos usdos na Série M3, exceto pelas modificações no cabeçote e adoção do turbocompressor e algumas outras.

Naquilo que interessa para esta discussão, a parte dos dutos de óleo finos demais para aguentar óleo mais grosso, e mancais de bronzinas, a mudança do óleo nos mesmos motores de 2001 para 2002 provou que ela é plenamente viável.

Motores não estouram por usar óleo mais viscoso, a menos que ele seja viscoso demais para a temperatura predominante naquela região.

Mas há tolerâncias e você é capaz de perceber se o seu motor está sofrendo com um óleo novo mais viscoso.

Ao contrário do que ocorre com o óleo fino, onde os proprietários reclamam e as concessionárias insistem que é assim mesmo até que o proprietário estoure o motor...

Voltando à bmw, seus motores V8 sempre usaram o óleo 5W-30 ou 5W-40 — então errei em falar que eles usavam óleo 10W-60 por parte da fabricante — quem descobriu que eles rodavam melhor com esse óleo foram aqueles proprietários no fórum.

Falando especificamente do 10W-60 para os motores V10, as instruções para o uso desse óleo são um pouco confusas.
Manual de proprietário: bmw M5 Sedan 2007 https://www.bmwsections.com/docs/m/

O manual fala que o motor deve usar óleo 10W-60, mas se ele não estiver disponível para repor pequenas quantidades, a complementação poderá ser feita alternativamente com óleos menos viscosos.

O fundamental é não deixar o óleo muito baixo no cárter — é preferível misturar com outro tipo de óleo do que deixar o motor fundir com a preocupação de manter a pureza do óleo.

Então esses outros óleos menos viscosos são apenas uma alternativa para repor a quantidade consumida — não está escrito no manual que você pode usar óleo SAE 10W-40, SAE 5W-50 ou SAE 10W-50.

Mas uma olhada apressada pode dar essa impressão, já que a viscosidade principal está no pé da página e as alternativas estão em evidência no alto da página.

Quem olha somente a segunda coluna e não lê o cabeçalho pode cometer um erro de escolha, mas aí não será culpa da bmw.

E finalmente, o manual dos modelos Série M6: 
Então a afirmação que eu fiz de que a bmw não estava passando a informação do óleo correto em relação ao 10W-60 para seus motores estava errada, peço desculpas aos leitores.

Este foi o principal erro que cometi:

A bmw sempre usou motores V8 e V10 tanto na série 5 quanto na série M5, sendo que nunca recomendou óleo 10W-60 nos motores V8, mas apenas nos motores V10.

Os motores V8 usam óleo menos viscoso, os V10 sempre usaram óleo 10W-60... mas o site da bmw sobre óleos recomendados não faz distinção:
Óleos originais bmw: http://www.bmw.com.br/pt/topics/offers-and-services1/personal-services/oil_service.html

O site fala somente que o óleo 10W-60 é o correto para os M3 fabricados até dezembro de 2013, e os M5, M6 e Z8 fabricados até dezembro de 2010.

E isso explica porque havia um adesivo debaixo do capô dos proprietários americanos recomendando o uso do óleo 5W-30:

Não era uma pegadinha da fabricante bmw — não no sentido de ser um ato de má-fé.

É simplesmente a prática atual da indústria de trabalhar com óleos cada vez menos viscosos para obter índices de consumo e supostamente emissões que não seriam obtidos se nossos motores tivessem longa vida útil.

Aí é questão de discutir se é verdade que abreviar a vida útil do motor irá contribuir para poluir o ambiente em maior ou menor escala.

Eu penso que a decisão das indústrias e governos é ilógica, irracional e interesseira. 

Os proprietários que discutiram o uso de óleo 10W-60 em motores V8 de seus séries M5 nos EUA simplesmente constataram um fato:

O motor funciona melhor com óleo mais viscoso dentro de certos limites e ao que tudo indica o 10W-60 está dentro desses limites — assim como a adoção do óleo 15W-50 para os motores das motos F800 resolveu um problema e uma reclamação comum dos proprietários.

Por que essa solução não é universalizada?

A bmw precisaria explicar porque os proprietários chegam a conclusões que os engenheiros deles não chegam...

A bmw do Brasil precisa explicar qual o motivo de induzir seus clientes a consumir o óleo 5W-30 de viscosidade inadequada para nosso clima tropical — quando deveria estar induzindo ao uso de pelo menos uma ou duas categorias acima, 10W-40 ou 15W-50.

E se o 10W-60 se deu bem no hemisfério norte, provavelmente na região da Califórnia que é bem próxima em temperaturas de nosso Brasil, por que não seria melhor para nós por aqui?

E não só para os veículos série M, mas também para os com motores de menor potência como os bmw 120i e 320i da reportagem da 4 Rodas citada ontem.

A bmw precisa explicar o motivo pelo qual o critério de adaptação da viscosidade à temperatura local que valia em 1995 não vale mais hoje:
Manual de proprietário de veículo bmw 1995, nem me lembro mais onde encontrei... Mas é uma beleza de tabela para mostrar como usar óleo 5W-30 (e 5W-20 ou 0W-20 aqui no Brasil é uma tremenda forçação de barra...

Não me venha com a desculpa de que "os óleos evoluíram" — isso é desculpa pra boi dormir.

Os óleos evoluíram em aditivos, mas as leis da Física não mudaram.

As leis que regem a formação dos filmes de óleo dos mancais hidrodinâmicos continuam as mesmas — óleo mágico que anula essa necessidade de adaptação à temperatura ambiente é somente marketing.

Um óleo que era bom para temperaturas abaixo de zero grau Celsius como o 5W-30 não pode ser ideal para temperaturas quarenta graus acima disso. 

Questão de lógica.

A perda de viscosidade em função da temperatura dos óleos multiviscosos pode ser menor nos dias de hoje, mas continua existindo.

Basta ver a durabilidade dos motores há quarenta anos e atualmente. 

Mas como a bucha quase sempre explode no colo do segundo proprietário, ninguém se sente no direito de reclamar, afinal ninguém sabe como o primeiro dono tratou o carro...

A resposta é fácil — ele fez todas as revisões em concessionária e usou o óleo recomendado pela fábrica...

Só fica chato para os fabricantes quando a bucha começa a estourar na mão dos primeiros proprietários, aí a imagem da empresa pode ser abalada... 

E nada disso precisaria acontecer, nenhum proprietário precisaria passar por situações estressantes, perigosas e, no caso das motos, potencialmente mortais — bastava usar o óleo correto definido por critérios de engenharia, e não de marketing.

A bmw precisa explicar por que o manual das Séries M3, M5, M6 e Z8 diz que a viscosidade 5W-40 também é aceitável, mas seu site induz o uso de óleo 5W-30.

Outra coisa que a bmw precisa explicar é o motivo de recomendar em seu site o óleo 10W-60 para TODOS os motores da Série M3 até 2012 quando ele não era recomendado no ano de 2001 — ah, não precisa não, foi por causa das bronzinas tão mal faladas.

Mas ainda falta a bmw explicar porque o manual do M3 Coupe 2012 com o mesmo motor 6 em linha que já usava o 10W-60 voltou a recomendar óleo 0W-40, 0W-30, 5W-40 e 5W-30:
Manual de proprietário: bmw M3 Coupe 2012 https://www.bmwsections.com/docs/m/

E lembrando, explicar essa contradição de o site da bmw dizer que o 10W-60 é o óleo recomendado para TODOS os M3 fabricados até dezembro de 2013, inclusive o M3 Coupe 2012, contrariando o manual do proprietário.

O que a bmw precisa explicar é o motivo de os proprietários de autos com motor V8 estarem felizes da vida usando óleo 10W-60...

Por tudo isso, mantenho a denúncia:

Há todo um interesse em induzir o consumo de óleos inadequados para as temperaturas aqui no Brasil, e isso está custando caro para os proprietários que estão sendo lesados.

A próxima postagem será sobre a renault e o curioso "engano" de informar uma viscosidade de óleo mais correta no manual e as concessionárias colocarem óleo menos viscoso...

Ou seja, fazendo o mesmo que a bmw.

Um abraço,

Jeff envergonhado por ter deixado escapar essa gafe na postagem de ontem

29 comentários:

  1. Bom dia Jeff.
    Aquela tabela das viscosidades/temperatura ambiente, é bem diferente das que tenho visto, me pareceu mais radical. Será que não existe um consenso quanto a viscosidade/temperatura ambiente? As indicações são sempre variáveis.
    Quanto a sua retratação, entendo que se os nossos políticos fossem assim preocupados como você, transparentes como você, detalhados como você, tudo seria muito melhor, a vida aqui neste país seria uma benção só. Você não tem necessidade de ser tão transparente, mas o faz, porém, a nossa política/políticos deveriam ser transparentes ao extremo e não o são, pois aparentam algo licito e agem nos subterrâneos de forma ilícita... verdadeiros psicopatas contumazes.
    Abração.

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    1. Olá, José Carlos!
      Nem me fale...
      A gente erra tentando acertar, aquele pessoal acerta só na prática do que é errado.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. E tem mais! Óleo 10W60 sendo usado nos motores turbo das versões M! O pessoal, inclusive eu, achava que motor turbo precisava de óleo fino e tal.

    Porque os 2.0 turbo que equipam os carros de sufixo x18i até x30i usam óleo 30?

    Agora eu sei porque uma 320i de quase 200 cv faz 15 km/L

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    1. Olá, Victor!
      E o pessoal acha natural que o motor não dure mais do que uns pares de anos...
      Tempos modernos...
      Um abraço,
      Jeff

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    1. É verdade, Leandro!
      Podemos chamar de recall da postagem... queria não precisar fazer.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. E aí Jeff, por curiosidade eu peguei um manual de um hyundai azera e o procedimento de medição do nível de óleo é muito parecido com o das motos. Ele pede pra ligar o motor e aquecer até a temperatura de funcionamento, desligar, aguardar 5 minutos e então medir. Se estiver faltando fala pra colocar até na marca F (nível máximo). Interessante não!?

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    1. Olá, Takashi!
      Você nunca tinha ouvido falar dessa prática entre as montadoras de carros?
      E se eu te disser que a vw já faz isso desde a década de 80 e ninguém percebeu?
      Estou preparando a postagem.

      É o caso de se perguntar, como essa informação velha de 30 anos nunca chegou ao amplo conhecimento do público?

      Porque aparecem matérias na imprensa criticando os frentistas que "não sabem medir o nível do óleo" que "precisa ser feito pela manhã a frio", quando na verdade as próprias montadoras já viraram a mesa décadas atrás?

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Pois é, eu nunca tinha ouvido falar disso não. Putz e olhando o manual do meu carro fala exatamente a mesma coisa! Que burrice a minha :( fiquei triste agora...

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    3. Não é burrice não, Takashi!

      Não se sinta culpado.

      Eu também nunca tinha ouvido falar dessa mudança das regras no meio do jogo até a postagem que fiz com esse nome:

      http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/09/fabricantes-de-carros-mudam-as-regras.html

      Mas só fiquei sabendo que a vw já fazia isso há 30 anos através do leitor Ernesto no final do ano passado. Ele mesmo só descobriu recentemente.

      Seria obrigação das concessionárias orientar os clientes sobre procedimentos de medição do nível do óleo, ainda mais quando eles mudaram em relação ao que sempre foi praticado.

      Mas aposto contigo que se você for até uma concessionária qualquer eles irão te instruir errado da mesma forma que as concessionárias de motos.

      O motivo de essa informação ter ficado tão enterrada nos manuais de proprietário são aqueles recursos que denunciei aqui:

      O texto que fala isso está perdido no meio de um monte de informações redundantes e desinteressantes que desestimulam a leitura, certo?

      E aposto contigo que o procedimento é interrompido e antes de descrever a necessidade de ligar o motor, está dito que "o nível do óleo deve ser verificado pela manhã com o carro em repouso".

      Passadas várias linhas, vem a contradição sobre ligar o motor. Acertei?

      Tudo é feito para induzir os proprietários a fazerem o pior para seus carros. E motos.

      Um abraço,
      Jeff

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    4. "O texto que fala isso está perdido no meio de um monte de informações redundantes e desinteressantes que desestimulam a leitura, certo?

      E aposto contigo que o procedimento é interrompido e antes de descrever a necessidade de ligar o motor, está dito que "o nível do óleo deve ser verificado pela manhã com o carro em repouso"."
      hahahahaah to rindo até agora, é EXATAMENTE assim! To me sentindo um burro de orelha até agora :( mas fazer o que né, vivendo e aprendendo.

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    5. Se você quiser, é só me passar uma imagem da página que eu faço uma postagem.

      Um abraço,

      Jeff

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  5. Bem,Jeff, diante de um dilema desses,so´ resta fazer uma gambiarra pra nao ficar totalmente na mao!!
    1- fazer a mediçao como o manual determina.
    2- deixar o carro esfriar e medir o nivel com o motor frio,imediatamente apos a mediçao anterior.
    3- observar a marca do oleo na vareta nesta ultima mediçao e marca´-la com uma lima na vareta,fazendo assim uma nova marca para mediçao a frio.
    So´ assim para nao ter esta complicaçao em medir o oleo!!

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    1. Olá, Pedra!
      Essa marcação adicional facilita muito a vida. Só resta saber se não irão começar a informar níveis irreais também... flagrei um manual 2017 fazendo exatamente isso na maior cara dura.
      Postagem a caminho.
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Saúde & Paz.
    Bem, depois de ler todos estas mega-super-hiper esclarecedoras postagem, descobri varias coisas. No manual do Vectra esta escrito, mas o habito de conferir o motor frio, passado de geração para geração ficou gravado até hoje 24/05/17.
    Conferi agora(na hora de meu almoço)fazendo o teste de funcionar 5 min......esperar 10 min e conferir a vareta..... falta realmente óleo.
    Infelizmente.
    Segue parte no manual do Vectra onde esta bem claro:
    """O nível de óleo deve ser verificado com o veículo nivelado e com o motor (que deverá estar à temperatura normal de funcionamento)desligado.(ou seja..quente - Eu escrevi)
    Espere pelo menos dois minutos antes de verificar o nível, para dar tempo ao óleo
    que percorre o motor para retornar todo ao cárter. Se o motor estiver frio, o óleo poderá demorar mais tempo para voltar ao cárter.""".
    Ou seja, escrito está.
    Não leu??? Problema meu né?!
    Abraços.

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    1. Olá, Ninja!
      E a grande dúvida:
      A quantidade recomendada deixa o nível de óleo em que altura da vareta quando se faz o procedimento correto?
      Porque essa conferência precisa ser feita no primeiro dia da troca de óleo, máximo manhã seguinte se você não viajou após a troca.
      Fabricantes de motos informam uma quantidade que só chega ao mínimo, os de carros estão fazendo o que?
      Um abraço,
      Jeff

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  7. Saúde & Paz.
    A quantidade recomendada para o Vectra 2.0 (que é o meu) e´de 4,25 lts sem o troca de filtro. Na vareta de marcação fica entre (no meio certinho) do minimo e máximo.
    Com o teste de hoje: carro ligado por 5 min.... espera 10 min....o óleo fica abaixo da marcação de minimo.
    Quando fizer a próxima troca se houver mudanças, informo.
    E vou fazer o sugerido (pelo Pedra Veloz)....marcar a vareta com uma nova marcação do que seja correto.... assim saberei a qualquer hora, qual a quantidade certa.
    Abraços.

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    1. Olá, Ninja!
      Você lembra quantos km o carro rodou desde a troca? É normal o nível baixar até 1 litro por mil km, dependendo do tipo e idade do motor.
      Fico no aguardo da sua medição logo após a troca para a gente saber se está rolando a mesma manobra com os carros.
      Um abraço,
      Jeff

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  8. Alo,Ninja,que legal que a ideia serviu!! Neste caso da vareta,eu penso em uso para medir de manha (teclado sem acento),numa mediçao total a frio.Assim,o novo nivel e´ a soma da mediçao do manual mais a quantidade completada ate´ o nivel superior com o motor quente.
    Ou seja: esperando o oleo esfriar e descer totalmente,teremos esta medida com o oleo frio pela manha,que deve ficar acima da marca superior,ja´ que esta marca superior e´ obtida com o motor cheio e o oleo dilatado,bem diferente do oleo frio e todo no carter.
    Aquele abraço!!

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  9. Nesse video, o rapaz no final do video cozinha 3 tipos de oleo, simplesmente o 10 30 fica igual a agua. Olha o link
    https://youtu.be/mJP6Q9JG2lg

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    1. Olá, Adriano!
      Obrigado pelo vídeo!
      É bem por aí... óleos finos ficam ainda mais finos quando a temperatura aumenta. Em 2000, quando começaram a vender óleos sintéticos no exterior, as fábricas diziam que os proprietários que quisessem usar óleos sintéticos deveriam obedecer os mesmos prazos de troca e classes de viscosidade que os minerais recomendados de fábrica.
      Aí quando as montadoras adotaram óleos semi/sintéticos, elas mesmas traíram suas recomendações e passaram a usar viscosidades inferiores ao que seria prudente.
      Deu no que deu.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. É triste ver os erros que ele comete ao comparar a viscosidade dos óleos... a informação do Bugati Veyron é muito interessante...
      A comparação não tem de ser entre um óleo 5W e um óleo 40...
      Tem de ser entre um óleo SAE 5 um óleo SAE 40, porque 5W é o multiviscoso que se comporta como um 5 a frio e um 40 a quente.
      Esse conceito o pessoal não pega.
      Ele se preocupa com a viscosidade a frio... tá errado. O problema do óleo 0W-20 não é o 0, é o 20...
      Mais um vídeo que mostra conceitos contraditórios em desacordo com a classificação SAE, mas que está tendo centenas de milhares de visualizações... não dá para competir com esse pessoal divulgando inverdades parecendo que são verdadeiras...
      Aquele óleo 10W-30 quente realmente é pavoroso...
      Um abraço,
      Jeff

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  10. Câmbio automático tem uma vareta com uma escala quente e uma fria, mais ou menos como vcs tavam pensando em fazer com a lima, e se deve medir nas duas condições

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  11. Medir com o motor frio não garante, se vc tiver uma válvula de retenção ruim, vc vai achar mais óleo do que deve, por isso que o fabricante manda medir quente, senão marcava escala no frio

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    1. Olá, Victonr!
      Nesse caso, qual seria o tempo ideal para esperar após desligar o motor?
      Alguns fabricantes falam em vários minutos, o que no caso da válvula de retenção ruim permitiria uma leitura errada. Ou não seria significativo, já que as folgas da bomba são estreitas e também atuam como barreira?
      Um abraço,
      Jeff

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  12. meu amigo jeff,
    sugiro que detenha-se apenas em óleos para motos para evitar dor de cabeça, noites mal dormidas e alguns fios de cabelo suicidas.

    abraço e vê se descansa.

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    1. Olá, Patrick!

      Alguns fios de cabelo suicidas?

      Tarde demais... aqueles covardes todos me abandonaram faz tempo... ;)

      Um abraço,
      Jeff

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  13. Exato jeff! A bomba é estreita, só precisa do tempo de escorrer o grosso dos cilindros, bielas, virabrequim e retorno do cabecote!

    Só pra reforçar o argumento, um sintoma de válvula de retenção ruim, é a demora para encher as galerias e a luz do óleo apagar (dor no coracao), e isso só acontece no outro dia de manhã em um motor com esse problema, pra vc ver como demora para o óleo voltar pela bomba.

    E aí vc tem motores com tuchos hidráulicos, atuadores de comando variável, muitas coisas que prendem óleo.


    Os Porsches 911(um dia compro um) mais antigos tinham um cárter seco e uma bóia no reservatório de óleo que mostrava o nível no painel e se media com o motor ligado e ponteiro estabilizado, se tratava óleo como gasolina, completando-se com uma quantidade baseada no ponteiro. Pra vc ver como para motor a ar antigo a maxima "complete o óleo cheque a gasolina" valia, teve um ou dois anos do 911 que a tampa do reservatório de óleo ficava do lado de fora no para-lama traseiro, mas os frentistas botavam gasolina no lugar, já que o bocal do tanque é na frente como no fusca, aí voltou pra baixo do capô, mas o ponteiro de óleo ficou no painel mais de 30 anos!

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    1. Mostrador analógico de nível de óleo... taí uma coisa que podia ter nas motos e em todos os carros...
      Forte abraço,
      Jeff

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