Muita gente que assiste a este vídeo pensa que a moto perdeu o controle porque teve uma pane mecânica:
Até o autor do vídeo pensava isso quando postou e deu nome ao vídeo...
Mas a verdade é que a moto perdeu o controle simplesmente porque estava em alta velocidade e passou por uma pequena elevação do asfalto. Você nota a elevação discreta logo no primeiro instante do vídeo, a moto do filmador muda de atitude.
Quem diz isso é o autor e o próprio piloto acidentado na atualização:
Comentário: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=KeXJRfIOytM — O autor traz uma descrição muito detalhada de todo o caso, inclusive o estado de saúde do piloto no hospital.
O autor do vídeo tinha sido informado pelos colegas do acidentado que a roda traseira tinha se soltado por causa de um serviço mal feito.
Estavam errados.
O autor visitou o piloto no hospital e soube o que ocorreu de verdade.
Ao passar pela elevação a frente ficou leve e então a moto começou a chacoalhar cada vez mais violentamente. Não foi uma falha mecânica.
Nem sempre a primeira conclusão ou o título de um vídeo estão corretos, vimos isso acontecendo na postagem de ontem.
Falha mecânica é a primeira coisa que todo mundo pensa — ninguém quer acreditar que uma moto possa sair de controle desse jeito.
Precisam achar um culpado, e pela lógica, um comportamento tão anormal só pode ser uma falha mecânica.
Mas uma moto pode fazer isso em perfeitas condições sim.
Mas por que isso ocorre?
Porque devido ao ângulo da suspensão dianteira, a roda pode ficar louca quando o peso sobre ela é aliviado e ela perde o alinhamento com a trajetória da moto.
Você vê isso acontecendo direto em carrinhos de supermercado — e na moto é a mesma coisa:
Então basta uma moto em alta velocidade passar sobre uma pequena elevação quase imperceptível — mas suficiente para aliviar o peso da roda dianteira — para ela ter chance de começar a oscilar feito louca.
Quem vai determinar se isso ocorre ou não será o ângulo do guidão quando o peso voltar para a roda.
Se ela estiver desalinhada, inciará um movimento que entrará em ressonância com o quadro da moto e será amplificado até se tornar incontrolável.
Mas como o pessoal só vê o guidão ou a traseira da moto rebolando, interpreta erradamente como uma falha mecânica — não é.
É muito comum o shimmy acontecer entre os caras que gostam de empinar a moto e não imaginam o que pode acontecer na volta ao solo:
Não tem como evitar isso?
Tem.
Primeira coisa é não empinar a moto, ela não é feita pra isso.
A segunda é não abusar da aceleração na hora de trocar as marchas.
E a terceira é não abusar da velocidade porque irregularidades do asfalto aparecem a qualquer momento.
Ou seja... as fabricantes soltam veículos inseguros no mercado.
Motos de alta cilindrada deveriam todas elas sair de fábrica equipadas com amortecedor de direção.
Imagem: Fórum de discussão http://www.fz09.org/forum/13-fz-09-gear-accessories/1301-steering-dampner-4.html
Mas as fabricantes têm seus próprios critérios para instalar o equipamento ou não.
A honda, por exemplo, instala esse item original na CB 1000RR Fireblade, mas nunca instalou na CB 1000.
Imagens: honda, internet
Deve ser porque a primeira passa de 300 km/h e a outra chega "só" a 245 km/h...
Mas essa desculpa não cola, porque esse fenômeno pode acontecer em velocidades bem mais baixas.
O shimming é muito mais fácil de acontecer como resultado de uma empinadinha da frente durante a troca das marchas... em velocidade relativamente baixa para uma moto de alta cilindrada.
Você começa a acelerar e sua moto começa a chicotear igual a uma doida:
Pilotos de peso leve como a garota do vídeo estão ainda mais propensos a levar um susto desses.
E essa vibração pode aparecer em velocidades baixas dependendo da aerodinâmica da moto:
Até mesmo motos pesadas da harley-davidson passam por isso, veja o link no final da postagem.
Neste caso da vibração induzida pelo vento, o shimming é mais fácil de controlar.
Se a roda dianteira não for aliviada do solo, a vibração não aumentará — o peso da moto é suficiente para limitar o problema.
Aliviar o acelerador e ao mesmo tempo deslocar o peso do corpo para frente eliminará a vibração.
Mas na hora em que uma moto em alta velocidade passa por um desnível e a roda dianteira perde o alinhamento com a traseira, ela começa a shimar muito rápido, você viu no primeiro vídeo.
Algumas motos têm mais tendência a chicotear do que outras por causa da distribuição de peso, aerodinâmica e capacidade de aceleração suficiente para levantar a frente da moto em mudanças de marcha.
Mas independente desses fatores, todas as motos passam por obstáculos capazes de causar o desalinhamento da roda dianteira como morrinhos, buracos e cabeceiras de ponte na estrada (cabeceira de ponte aos 05:08).
Como a maioria das motos de alta cilindrada não vem com amortecedor de direção original de fábrica, depois do primeiro susto os donos de esportivas acabam instalando o acessório.
A coisa é tão séria com as ducati que os donos chegam a apelar para soluções extremas:
Imagem: http://www.storzperf.com/np_ducsprtclsc.html
Para as fábricas esse amortecedorzinho em miniatura encareceria demais uma moto que já custa mais caro que um ou dois carros. Como as fabricantes conseguem?
Imagens e preços: http://www.honda.com.br/motos/ e http://g1.globo.com/carros/noticia/lista-veja-os-10-carros-zero-mais-baratos-do-brasil.ghtml, preços em vigor em 09/05/2017
Nenhuma dessas duas motos aí de cima vem com amortecedor de direção. Em compensação, os carros também não vêm com ar condicionado nem direção hidráulica. Mas vêm com estepe e macaco. E outras coisinhas mais.
O amortecedor de direção salvaria vidas, mas atrapalharia as vendas — e a margem de lucro.
Algumas fabricantes instalam amortecedores de direção originais de fábrica somente em determinados modelos de alto desempenho.
Mas elas optam por não instalar em outros modelos potentes onde não consideram isso necessário.
Erros de avaliação dos projetistas acontecem.
A bmw só descobriu isso quando jornalistas especializados perceberam um problema grave na R1200GS antes que os engenheiros da fábrica.
Imagem e reportagem de lançamento: http://canadamotoguide.com/2013/01/28/launch-bmw-r1200gs/
É muito chato quando quatro jornalistas especializados em motociclismo descobrem que isso acontece durante o lançamento oficial da moto:
Reportagem: https://idratherberiding.com/2013/01/24/kevin-ash-dies-in-accident-at-the-2013-bmw-r1200gs-press-launch/
Fala sério — que engenheiros são esses que não testam adequadamente os modelos antes de convidar os jornalistas para o lançamento da moto? Como se eu não soubesse...
E aí acontece a fatalidade:
Um dos jornalistas especializados experientes morre em um acidente durante o test-drive de lançamento do novo modelo promovido pela fábrica...
Reportagem: https://idratherberiding.com/2013/01/24/kevin-ash-dies-in-accident-at-the-2013-bmw-r1200gs-press-launch/
As vendas podem ficar seriamente comprometidas se a notícia se espalha, então compensa gastar uns caraminguás a mais e não se fala mais nisso.
Aí sim o modelo do ano seguinte adota amortecedor de direção original de fábrica.
Reportagem: https://idratherberiding.com/2013/01/24/kevin-ash-dies-in-accident-at-the-2013-bmw-r1200gs-press-launch/
A montadora faz recall para os modelos do ano anterior?
Mas você é ingênuo mesmo, hein?
Como disse o autor Cesar em seu blog I'd Rather Be Riding:
Se a bmw modificou o software dos modos de pilotagem e adicionou o amortecedor de direção para corrigir um problema técnico real da R1200GS 2013 que poderia ser associado com uma oscilação da direção que poderia levar a um tank slapper [perda de controle por oscilação harmônica violenta da roda dianteira e quadro] como foi especulado por alguns, e experimentado por uns poucos, ou se foi simplesmente para acabar com a percepção de um problema técnico como foi especulado, nós nunca saberemos, eu suponho.
Então, caro colega, você aprendeu mais uma sobre o comportamento traiçoeiro das motos.
E também sobre o comportamento peculiar das montadoras quando se trata da segurança de seus produtos.
Sim, sua moto sem amortecedor de direção pode sair totalmente de controle apenas por estar em alta velocidade em uma pista que não é perfeitamente lisa ou nivelada.
Estou sugerindo que você deve instalar um amortecedor de direção e continuar pilotando em alta velocidade?
Somente se você fizer isso apenas em autódromos.
A obrigação de instalar o amortecedor de direção é das fabricantes.
Mas elas não julgam isso necessário porque motos vendidas com capacidade de rodar a quase 300 km/h não são usadas em velocidades acima de 110 km/h, não é mesmo?
Se acontecer um acidente, as fabricantes não serão responsabilizadas porque ninguém poderá provar a mínima parcela de culpa delas.
O único responsável sempre será o piloto que morreu ou se quebrou inteiro — afinal, ele estava pilotando acima do limite de velocidade máxima permitida.
Ninguém pode responsabilizar as montadoras por não instalarem amortecedores de direção.
No máximo, podem ser acusadas de incoerência, mas não de negligência.
Elas não têm culpa que você abusa do produto inocente delas...
Ninguém estranha isso porque as montadoras agem assim há tantas décadas que todo mundo já está acostumado, faz parte das regras do jogo.
"Vida loka é arte, morrer faz parte."
Então está tudo muito bem, tudo muito bom, e la nave va.
Para saber mais sobre o shimmy, shimada ou chicotada, inclusive técnicas para seu controle, leia as postagens Ressonância, oscilação e instabilidade e a Apresentação.
Pois é, falo disso desde o primeiro dia.
Um abraço,
Jeff
Oi Jeff. Gosto muito deste tipo de postagem pois nos alerta aos perigos ao qual estamos submetidos e que podem ser evitados.
ResponderExcluirVí o vídeo do rapaz da Ducati Monster e é o que você apontou... após o fim da ponte, onde há a depressão, a roda dianteira ficou no ar (ou tocando muito levemente o asfalto) e ao retornar ao atrito normal gerou a queda. Se ele estava com roupa adequada (aqui no RJ é muito difícil andar equipado devido ao calor, tem que ser forte e perseverante), pouco sofreu, Graças a Deus não colidiu com nenhum obstáculo, apenas deslizou pelo áspero e ralador asfalto.
Abração.
Olá, José Carlos!
ExcluirTambém gosto bastante quando encontro material que permita fazer uma postagem de alerta.
Essa perda de controle da moto é causa de muitos acidentes misteriosos que ninguém sabe porque aconteceu... e infelizmente o piloto nunca poderá explicar.
Felizmente hoje existem esses vídeos e os registros estão ficando cada vez mais comuns, exemplos não faltam.
Uso de equipamento completo é fundamental, em acidentes de tombo como esse faz toda a diferença entre se ralar inteiro ou sair andando para erguer a moto lá na frente...
É difícil conciliar com o calor em nosso país, mas quem tem moto precisa fazer alguns sacrifícios.
Um abraço,
Jeff
Erro de concordância verbal tenebroso detectado...
ExcluirEssa perda de controle da moto é causa de muitos acidentes misteriosos que ninguém sabe porque aconteceram...
Um abraço,
Eu de novo para variar
Há um documentario interessante sobre ressonancia:
ResponderExcluirhttps://m.youtube.com/watch?v=yaLAR2slMYU
Pois é, funções trigonométricas podem salvar vidas.
Caraca, que documentário, mcGyver...
ExcluirParaboloide hiperbólica, prazer em conhecer.
Incrível como encadearam assuntos como o Electra, a ponte de Tacoma e as aquelas torres na Inglaterra. Fiquei o tempo todo tentando ver como iriam ligar os pontos para voltar ao avião...
Desses desastres eu só conhecia o de Tacoma, não imaginava que o Electra, tão popular na antiga ponte aérea SP-RJ, tivesse tido um problema tão grave logo no início. Ressonância no Electra, fadiga no Comet... engenharia não é brincadeira não.
Ver aquelas maquetes no túnel de vento, principalmente a do 747 sambando daquele jeito, foi desesperador...
Eu já não gostava de voar antes, agora então...
Muito obrigado pela dica do vídeo, curti de montão!
Um abraço,
Jeff
Vou assistir também, tema muito interessante!
ExcluirAproveitando a seção de sugestão de documentários, já viram esse?
https://www.youtube.com/watch?v=_nYjkL8D-4U
Um excelente estudo sobre curvas, aceleração, posicionamento, contra-esterço e mais um monte de coisas.
Sobre a postagem, o primeiro video é bem esclarecedor. Avançando quadro a quadro (teclas "<" e ">" no computador), entre os 2 e 3 segundos dá pra ver bem a moto querendo decolar, e quando ela assenta de volta no chão é que a direção enlouquece.
Mais uma vez, excelente conteúdo, Jeff. Obrigado!
Abraço!
Ah, eles falam desse fenômeno de shimmy / tank slapper no video que comentei, também. Foi justamente por isso que lembrei dele e me esqueci de falar kkkkkk
ExcluirObrigado, Péricles!
ExcluirO cara que postou na internet copiou até o aviso de proibição de reprodução e cópia... bizarro isso.
Também é possível assistir ao vídeo lá de cima alterando a velocidade para 0,25 no botãozinho da engrenagem do youtube.
Um abraço,
Jeff
E sim, não são só as esportivas que estão sujeitas a isso.
ExcluirUm abraço,
Jeff
Mas é bem mais frequente entre as esportivas por causa do menor peso e maiores velocidades típicas de quem as pilota.
ExcluirAté mais,
Jeff
McGyver, grato pelo documentário! Muito esclarecedor!
ExcluirPéricles, o documentário que você sugeriu "(...) foi removido por violar os Termos de Serviço do YouTube." Acho que o "aviso de proibição de reprodução e cópia" mencionado pelo Jeff tem algo a ver com isso... rsrsrs.
Você tem outro link, ou pelo menos o nome do documentário? Você sabe, pra procurar na Vídeo Locadora Bit Torrent...
A concordância verbal (rsss...) agora está perfeita. O seu equipamento que detecta os erros está tinindo e com a pilha na toda (kkkkk...).
ResponderExcluirMudando um pouco de assunto, mas como curiosidade, agora neste momento estou usando o computador para escrever estas linhas, mas a uns dias atrás, tentei 3 vezes digitar um longo texto pelo smartphone e perdi tudo, todas as 3 oportunidades (que raiva), sendo que na última tentativa foi desligamento automático por falta de energia na bateria do mesmo (deu até depressão...), mas no final, relaxei, conectei o pobre do coitado na energia e abandonei a idéia do comentário. Sabe o que aprendi nesta vida, tem coisas que é melhor não insistir, pois nestes fatos estranhos há um BEM que não entendemos e creio que não era mesmo para postar aquela opinião. Mas uma coisa é certa... digitar no computador é outra vida, muito mais rápido e melhor.
Abração.
A única coisa que digito no celular são os botões verde e vermelho... e as teclas de números na hora de programar o despertador.
ExcluirMas no computador às vezes eu consigo perder texto também.
Esbarro em algum botão e some tudo, ou então acaba a energia e aí já era.
Só que eu sou teimoso que nem uma mula, acabo escrevendo tudo de novo.
Ou melhor:
Me acabo escrevendo tudo de novo...
Um abraço,
Jeff
existem ferramentas(no computador) que salva cada mudança em seu texto, quando você esbarrar em algum botão tenta usar a tecla Ctrl+z.
Excluirespero ter ajudado!
Agora viver em um mundo onde(ou é aonde?rs) normalmente todos ignoram(Traduzo e reviso) deve ser chato e perturbador. Tenho uma cunhada em uma situação parecida, ela canta e sempre em ocasiões informais acontece dela dar o show dela, a rapaziada sempre zoa e esquecem que não é por mal(ou é mau?rs)
trabalho é foda mesmo kkk
Ctrl Z?
ExcluirSe não existisse essa combinação de teclas o blog hoje ainda estaria na quarta postagem... hehehe...
Tenho uma boa velocidade de digitação sem olhar para o teclado, o problema é que eu escrevo olhando para a tela para não deixar passar erros, mas o cineminha dentro da cabeça fica passando filminhos na cabeça sobre os assuntos a serem comentados nos próximos parágrafos e aí o cérebro viaja no filminho e se descuida da tela, incapacidade de processamento simultâneo.
Depois de postado é que descubro o texto que pensei e não escrevi, e as palavras com letras trocadas, coisas do tipo.
Aí para resolver, só copiando, eliminando o comentário e postando de novo corrigido...
Já assistiu Monk? O detetive cheio de manias? Cada episódio uma fobia diferente?
Pois é, o irmão dele é tradutor. Não vou contar, mas naquela época um amigo meu agia de modo bem parecido. Principalmente o lugar onde ele morava, que foi aonde o Monk foi um dia.
A gente não faz isso por mal, é mal da profissão. Ninguém quer ser mau profissional e por isso mal vive a vida, o que pode causar um mal estar no convívio com a família e um mau relacionamento com vizinhos barulhentos.
Um arbaço,
Jeff
PS: Não foi intencional, mas acabou sendo.
Cineminha dentro da cabeça fica passando filminhos na cabeça...
ExcluirSe um dia essa frase começar a ser pichada por aí tipo "olha o holofote no olho", não fui eu.
Um abraço,
Jeff
Jeff, você é Ambrose Monk? Kkkkk
ExcluirCara, o seriado mais incrível que já assisti, já vi tudo, e mais de uma vez!
Ahn.... bem.... como direi....
ExcluirDigamos que o episódio que o Monk vai até a casa do irmão dele rendeu muitas risadas lá em casa...
Naquela época as revisões eram feitas em papel e havia uma séria de restrições quanto a serem jogadas no lixo, então precisavam ser destruídas antes de serem descartadas...
E como nunca sobrava tempo...
Felizmente, hoje em dia é tudo virtual, sou mais amigo do planeta, mais eco-friendly, e o melhor de tudo:
Não gasto mais uma grana preta com toner.
Sem trocadilho :)
Um abraço,
Jeff
séria = série séria
ExcluirEu de novo... resolvi rever o texto original que escrevi e veja só o que encontrei... o erro de concordância verbal...
ResponderExcluir"pois nos alerta aos perigos aos quais estamos submetidos"
kkkkk....
Este blog é ótimo mesmo.
Abração.
Taí, não tinha reparado... presto muito mais atenção ao que eu escrevo, hábito do trabalho. Traduzo e reviso, e revisão é um inferno, você pode ler o mesmo texto 20 vezes, cada hora encontrará um gatinho diferente.
ExcluirUma vez li o prefácio de um livro, era o desabafo de alguém que era contemporâneo do Gutemberg, e ele se lamentava exatamente disso e pedia desculpas aos leitores...
Me identifiquei muito com ele, e olha que a gente tem corretor ortográfico e tecla de correão...
Voou deixar como estão. Correão e voou.
A propósito, se eu ganhasse 10 reais para cada abarço que escrevo e apago, já estaria rico há muito tempo.
Um abrçao,
Jeff
abrçao é mais raro.
ExcluirImpressão minha ou o cara do segundo vídeo deu aquela conferida pra ver se tava cagado kkkk
ResponderExcluirzoeiras a parte vi que isso pode ser causado em qualquer tipo de motoca quando estiver com algum problema na roda da frente como desalinhamento, desbalanceamento e eixo torto o mais foda é que todos na maioria das vezes são causados pelos nosso famosos buracos... ah os buracos. Vi que o pessoal que passa por isso tem muita dificuldade em encontrar o erro especifico que inclusive muito mexanico troca uma coisa aqui outra ali e nada do problema ser concertado.
Que maldade... ele conferiu se a calça estava rasgada no amortecedor traseiro, aliás jeans de muito boa qualidade para aguentar o que aguentou.
ExcluirPerder o controle imediatamente depois de passar por um buraco pode acontecer com qualquer moto.
Mas a direção ficar doida desse jeito somente uma moto potente ou com alto torque (capaz de empinar em trocas de marcha) nas condições descritas.
Um abraço,
Jeff
Felipe, qualquer moto está sujeita a isso. As vezes ocorre e a pessoa nem nota que ocorreu o shimmy.
ExcluirJá me ocorreu com a intruder, mesmo sendo 0Km. Desacelerei na hora, e olha que nem estava muito rápido, o asfalto era cheio de ondulação. Tem que tomar muito cuidado, por isso eu nunca recomendo que os colegas dirijam a noite.
Olá, Rafael!
ExcluirO guidão apenas vibrou, ou aconteceu a ressonância entre a roda e o quadro da moto que amplifica a vibração?
Por que são coisas diferentes, pelo menos no nível de intensidade da coisa.
Um abraço,
Jeff
Jeff, parabéns por mais uma boa postagem.
ResponderExcluirEu tenho algumas duvidas sobre shimmy, na maioria das motos de baixa cilindrada ele é causado por excesso de velocidade, efeitos naturais (pista, vento, até mesmo pista molhada), mas tem outro quando se coloca um bauleto (aerodinâmica) geralmente o efeito que antes era imperceptível começa a aparecer, a solução geralmente adotada é colocar pesos no guidão.
Ai que esta a minha dúvida até que ponto os pesos eventualmente funcionam ou é apenas propaganda dos vendedores para te empurrar mais um acessório? na minha motoneta que não passa dos 80km nos dias atuais quando instalei o bauleto até aumentou o shimming, mas totalmente controlado na época que chegava a quase 90km (vida loka kkkk) na minha ex horizon que pesava 180kg o bauleto não fez diferença alguma devido a seu peso mesmo passando dos 120km (quando era preciso).
Outra duvida alterar o aro ou altura dos pneus interfere nessa oscilação? e se seria recomendado aumentar ou diminuir altura ou enrijecer a suspensão para equilibrar melhor a moto ( uma vez que os engenheiros o fizeram para anda até 120km/h) seria recomendável?
Olá, Ygor, obrigado!
ExcluirUm bauleto desloca o centro de gravidade do conjunto moto / piloto para trás, o que deixa a frente mais leve e facilita o vento provocar oscilação (a alavanca da força aplicada pelo vento sobre o bauleto é grande, o que facilita deslocar a frente e iniciar essa vibração.
Tenho a impressão que a quantidade de peso possível de colocar no guidão é muito pouca para eliminar o problema, talvez melhore um pouquinho, mas não tenho experiência com isso para te dizer.
O jeito é otimizar a moto:
Eliminar as causas possíveis para a oscilação.
Sentar mais à frente para compensar o centro de gravidade deslocado automaticamente acrescentará um bom peso à roda traseira, mais do que pesos de guidão o fariam.
Oscilação aparecendo em velocidades máximas de motos pequenas pode estar sendo causada por desbalanceamento das rodas.
A vibração por desbalanceamento costuma aparecer em uma faixa estreita de velocidades, e é mais comum em motos de rodas raiadas. Minha antiga CG costuma vibrar em velocidades perto de 85 km/h no velocímetro, era só chegar a 90 km/h que sumia. Feito o balanceamento, acabava o problema.
Desbalanceamentos aparecem por desgaste dos pneus e deformações do aro em buracos e vão ficando piores com o tempo.
Último recurso, melhorar a aerodinâmica do bauleto com defletores de ar iria ficar feio pra dedéu, mas poderia eliminar a turbulência que gera a oscilação causada pelo vento.
Ressonância, o fenômeno que intensifica a oscilação e leva ao shimming, éalgo bem complexo de resolver. Aquele vídeo indicado pelo McGyver aborda o assunto e dá ideia do grau de complexidade da coisa.
Um abraço,
Jeff
Essa última frase era justamente para dizer como é difícil avaliar o resultado que uma alteração da ciclística da moto poderá trazer. Alterações de pneu e aro trazem seus próprios problemas, a começar pela impossibilidade de adaptação das peças próximas:
ExcluirUm aro maior não permitiria o encaixa das pinças de freio dianteiro, poderá haver interferência do novo pneu com as bengalas e suporte do para-lama.
Minha Kansas tem para-lama dianteiro de Mirage 150. As duas motos são praticamente a mesma da zongshen, mas o suporte do para-lama quase não permitiu a passagem do pneu maior usado no Brasil. Detalhes que a gente só descobre com a mão na massa.
Eu de novo,
Eu
Caramba! E Eu achando que isso só acontecia com meu pônei por que ele é levinho (~90 kg, de acordo com o manual) e porque Eu soltava as mãos em alta velocidade - experiência essa que fiz umas duas vezes, a uns 40-e-poucos km/h, como teste de equilíbrio mesmo, e que não durou 2 s por causa dessa chicoteada. Ainda repeti a uns 30 km/h e ele aguentou mais um pouco, tipo uns 5 s antes de começar a chicotear. Sempre associei isso com a alta velocidade e a leveza da moto.
ResponderExcluirNão sei se tem muito a ver, mas você mencionou que pilotos leves estão mais sujeitxs a esse acontecimento (no vídeo "Girl Gets Tankslapper on ZX10"). Aqui em VCA-BA soube de um acidente fatal com uma piloto de pônei (cinquentinha) no Anel Rodoviário daqui: uma carreta teria passado próximo dela e a desequilibrado, levando-a para debaixo dos pneus. Fontes informais (a galera comentando) relataram que a leveza da piloto e moto as deixaram mais sujeitas à turbulência gerada pelo vácuo de uma carreta, e a mesma leveza da piloto, associada à inexperiência, teriam impedido ela de retomar o equilíbrio, levando-a ao óbito. Infelizmente, não encontrei postagens a respeito, nem mesmo nos blogs fofoqueiros da cidade.
Abraço!
Olá, Max!
ExcluirSim, a garota morreu porque essas motos levinhas não são adequadas para pegar estradas com caminhões e ônibus em alta velocidade, a turbulência afeta bastante o comportamento da moto e induz a correção incorreta.
A tendência instintiva de corrigir a trajetória esterçando o guidão faz a moto ir por contra-esterço para baixo do veículo.
No seu caso, experimente mandar fazer o balanceamento das rodas, isso ajuda a diminuir uma causa importante da oscilação em alta velocidade.
Um abraço,
Jeff
Olá, Jeff!
ExcluirGrato pela sugestão do balanceamento, mas não precisei usar. Pouco depois que deixei esse comentário troquei os "esquis" do Darth Vader por pneus de verdade. E aí, meio que sem querer, acabei "testando" de novo o equilíbrio e eis que, para minha surpresa, o guidon não enlouquecia mais! Fiz mais alguns testes em "alta velocidade"* e em baixa e o problema não se apresentou mais. então, acho que descobri outro fator que pode contribuir para o shimmy: pneus carecas!
*Relendo meu comentário original Eu quase me acabo de rir de ter escrito "alta velocidade" para me referir aos 40 km/h que a cinquentinha alcança à custo e que outras motos passam que nem percebem...
Hahaha...
ExcluirBem lembrado, pneus carecas causam esse efeito! A estabilidade melhora muito com pneus novos.
Parabéns por encontrar a solução e muito obrigado por compartilhar!
Um abraço,
Jeff
Jeff semana passada... viajem a uma cidade vizinha... com minha moto e bagagem... a moto sacudia de frente igual nesses videos do post. Eu tava ate achando que seria um problema com relacao ao conjunti dianteiro... mas quando voltei a minha cidade a moto parou de vibrar (estava andando devagar e sem peso( entao me lembrei novamente do seu post...
ExcluirAs vezes a gente nao ve o obvio mesmo....
Mais pra frente irei lendo as demais postagens.... desculpe a ausencia
Que é isso, não precisa se desculpar não...
ExcluirEra vibração induzida pela turbulência sobre a carga, ou alívio do peso na dianteira por conta do deslocamento do centro de gravidade para trás?
Essa tendência de a gente sempre pensar no pior é uma programação do cérebro. Melhor pensar no pior e errar do que não considerar algo importante e quebrar a cara.
Tem funcionado razoavelmente bem nos últimos milhares de anos...
Um abraço,
Jeff
Eu acho que é um pouco dos dois... nisso porque ainda levei aa mala de um (ex) amigo que nao entendeu o meu lado de que nao poderia levar muita bagagem e me encheu pra levar mais uma... acabou que cortei papo com ele
ExcluirÉ, às vezes por fazer um favor a gente acaba se colocando em risco... não vale a pena.
ExcluirForte abraço,
Jeff