honda vindo com novidades em todo o mundo:
Imagem e reportagem: http://www.visordown.com/motorcycle-news-new-bikes/honda-reveals-concept-150ss-racer-bangkok-motor-show
Por enquanto é um conceito, mas pode se tornar realidade em mercados onde motos de baixa cilindrada imperam.
E se a honda realmente pretende matar as 160 para colocar no lugar a CB 190 já lançada lá fora, como é o boato que está circulando, pode abrir espaço para essa moto no mercado brasileiro.
Não estava sabendo da CB 190?
É esta aqui:
Já foi lançada na Colômbia, e já tem vídeos do pessoal apontando coisas indesejáveis acontecendo com ela:
Resumidamente:
1) Velocidade máxima de 126 km/h — (que é uma velocidade coerente com a cilindrada da moto e não deveria ser motivo de reclamação)
2) Escapamento baixo que bate e raspa em lombadas.
3) Para-lama traseiro que não para a lama.
4) Farol que não ilumina as laterais da pista.
5) Motor barulhento (por que será, né, dona honda?)
6) Assento duro como pedra.
Ou seja, já está vindo bem recomendada lá de fora.
O mesmo autor também comenta o que ele considera os pontos fortes da moto neste outro link.
Agora que o autor já está com a moto há quase um ano (oito meses quando fez o vídeo), ele conta coisas interessantes:
Primeira coisa que ele fala, o motor esquentou muito durante a fase de amaciamento, depois normalizou. Isso é normal.
As suspensões são muito boas.
E aos 2 minutos ele comenta que parou de usar o óleo "genuíno" honda e o desempenho da moto melhorou... olha só que interessante...
Ele se acostumou com a altura do escapamento e recomenda tomar cuidado porque as chaves costumam ficar presas, recomenda aplicar grafite para diminuir o atrito.
A água entrar no espaço debaixo do banco eu não considero um defeito, é técnica de lavação incorreta.
E aí não é culpa da honda, é falta de ler o manual do proprietário.
A central eletrônica e componentes elétricos não devem ser molhados... ele está muito satisfeito com os freios a disco nas duas rodas...
Os pneus não respondem bem na chuva, mas aqui no Brasil provavelmente não serão os mesmos chineses que a honda está usando na Colômbia.
E a má notícia para os brasileiros:
Se lá na Colômbia ele recomenda usar gasolina de 95 octanas, aqui no Brasil só a Podium atende essa octanagem.
Nossas gasolinazinhas do tipo comum e aditivada ficam na casa das 87 octanas...
Vamos ver o que o futuro nos reserva.
Um abraço,
Jeff
Alô,Jeff,tudo bem? Me lembre que uma vez um mecânico apertou uma vela para voce e colocou 0,8 mm(foi isto mesmo?).Então,me lembrei disto ao ler o manual da Honda 190 e achei a regulagem da folga das válvulas.Vilá que a de admissão a medida é 0,08 mm,é isso mesmo?porque na de exaustão a folga é de 0,24 mm!! Nõa é muita diferença não?
ResponderExcluirAntes que voce pense que é erro meu ou do manual,as folgas da CG160 são as mesmas,tanto numa quanto noutra!
Fiquei intrigado se é possivel uma válvula de admissão ter apenas 0,08 mm de abertura!! Pode me explicar? Não consigo entender se isso funciona a contento,por isso pergunto.
Aquele abraço!
Olá, Pedra!
ExcluirA folga correta da vela da Kansas é 0,8 mm e o "mecânico" colocou 0,08 mm, 10 vezes menos.
Essa folga serve para a centelha pular de um eletrodo para outro.
Folga de vela não tem nada a ver com folga de válvula, são coisas completamente diferentes.
A folga das válvulas serve para compensar a dilatação térmica. Quando frias as peças têm uma medida, mas com o calor elas se dilatam.
Como é impossível regular válvulas quentes, as especificações consideram isso.
E essa diferença de folgas entre uma válvula e outra ocorre porque a de escapamento trabalha muito mais quente que a de admissão.
Na temperatura de trabalho a válvula de escape se dilata bem mais e essa folga praticamente desaparece.
Já a válvula de admissão trabalha bem mais fria porque está a toda hora recebendo ar frio e o jato de gasolina, se dilata pouca coisa em comparação com a válvula de escape, e essa folga também praticamente desaparece. Justamente porque o ideal é não ter folga exagerada na condição de trabalho.
E isso funciona tão bem que um motor bem regulado não tem barulho de válvulas batendo.
Um abraço,
Jeff
Bonita moto. Gostei. Me parece que há uma melhoria significativa na segurança (freios a disco em ambas as rodas e pneus mais largos). Só não concordo com a preocupação de que a velocidade máxima alcançada é "apenas" 126Km/h... não tá bom não? A minha 250 (que é ótima) tem velocidade máxima de 120Km/h (toda se esguelando é claro) e nem com meu carro ando nesta velocidade (em estradas ótimas a velocidade varia de 80 a 100Km/h, pois acima disso me sinto inseguro e instável. Quanto mais rápido se vai, menor fica a expectativa de vida em todos os sentidos (taxa alta de stress afetando todo o corpo, provável acidente com morte e tantos outros fatores maléficos).
ResponderExcluirE o preço? Deve vir por aqui com valores de Hornet... Estratosférico. Deus queira que eu esteja errado.
Mudando um pouco de assunto, ví um produto interessante para aplicar em capacetes que gostaria de compartilhar: http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/luz-de-freio-para-capacete-promete-aumentar-seguranca-do-motociclista.ghtml
Abraços.
Olá, José Carlos!
ExcluirConcordo contigo na questão velocidade, está perfeitamente compatível com a cilindrada em uma moto com catalisador. O pessoal ainda compara desempenhos com motos que tinham o escape mais aberto.
Gostei da luz de freio / lanterna para capacetes, é sem fio! E detecta desaceleração e não somente frenagem!
É esquisita, mas sem dúvida melhora a visualização do piloto, além de servir de reserva para o caso de a luz traseira se apagar.
Também sinaliza um piloto caído na pista em estradas sem iluminação.
Gostei da novidade!
Só precisa vir a um custo acessível, 150 dólares é um pouco demais.
Um abraço,
Jeff
É Jose Carlos achei que era só eu que tava achando o preço dos lancamentos tai caros, hoje em dia tudo que sai esta vindo entre 15 e 20 mil... por coincidencia estava procurando algo sobre a nova falcon, um amigo que me falou mas só encontrei especulações, acho que ele brisou rs continuando... acabei me deparando com a nova xre "adventure" achei legal bem chamativa(todas as versões) principalmente o preço kkkk
ExcluirAcho que vou continuar com a minha nega meu bolso agradece rs inclusive com o seu tanque maior de 15 litros(ate onde lembro) da pra dar uma enganada(pessoal acha que é motão).
Jeff legal essa postagem mas o que mais me deixa ouriçado(ui) é o que as outras montadoras irão fazer com respeito a esse tipo de mudança, tomara que aconteça mesmo! mal posso esperar
A yamaha já tem uma concorrente para a 190 lá na Tailândia, se chama M-Slaz 150.
ExcluirPois é, 150.
Um abraço,
Jeff
Pra voce ver,né? Eu pensava que a folga das válvulas era a distância que ela se afastava do cabeçote quando se abria para admitir ou escapar o ar para combustão!! Não pensei que fosse para dilatação.Não consigo visualizar tal coisa,mas já que é assim...
ResponderExcluirEntendi sua dúvida!
ExcluirEssa distância que você fala é a abertura da válvula, que é determinada pelo perfil do ressalto de comando, e chega a vários milímetros.
Já a folga é o espaço livre para permitir a dilatação da haste da válvula até ela ou o tucho se encostar no ressalto.
Neste site aqui você encontra uma figura que mostra a folga da válvula e que permite entender como o comando movimenta a válvula para permitir sua abertura:
http://www.oficinabrasil.com.br/noticia/motos-e-servicos/batida-de-valvulas-ruido-na-parte-superior-do-motor-e-defeito-ou-caracteristica-de-um-modelo
Um abraço,
Jeff
Jeff, um dia desses peguei carona com um funcionário de uma empresa que estava levando uma Bros 160 pra fazer revisão. Perguntei sobre a moto ele disse que não estão gostando das motos, que a moto que levava estava com somente 4 mil km e fazia um barulho bem grande de válvulas, que levou em outras concessionárias chegaram a condenar o virabrequim, mas que havia uma concessionária que tinha um mecânico melhor e que era só ajustar a folga das válvulas. Nem quis falar nada sobre o óleo lubrificante pois sei que o funcionário não entende nada de moto que seria perda de tempo.
ResponderExcluirOlá, Nobre!
ExcluirE essas válvulas estão barulhentas a gente sabe o porquê, né? Óleo inadequado...
Acabei de atender o motoboy do marmitex, falei pra ele do macete do nível e quantidade, ainda não conhecia.
Mas a moto dele é de injeção eletrônica e ele está feliz da vida com o óleo 20W-50 que vem usando por conta própria desde que comprou a moto.
A honda não pode dar o braço a torcer, seja porque investiu muito nesse marketing do óleo GENUÍNO HONDA 10W-30 (colocou o próprio nome na brincadeira e agora não tem como tirar), seja porque altas cabeças irão rolar na hora em que o pessoal correr atrás dos responsáveis por essa encrenca toda.
Por enquanto ainda está saindo mais barato lançar motores novos com manuais novos (que ninguém lê), mas que agora não dão margem a dúvida: se o proprietário não fizer a coisa certa na hora em que trocar o óleo, medindo o nível ligando e desligando o motor, estarão totalmente isentos de responsabilidade.
É claro que continuam informando a quantidade insuficiente porque sabem que 99% do pessoal continuará não lendo o manual.
E a tática funciona, por enquanto.
Na hora em que a CB 190 também começar a apresentar os mesmos problemas (o tal "cascabeleo", que quer dizer barulho de chocalho, ruído metálico, esse barulho de válvulas que o pessoal tanto reclama, boa parte da clientela já terá migrado para a concorrência, o que eu acho muito saudável.
A parte ruim é a concorrência se aproveitar disso para recomendar intervalos de troca de óleo absurdos para aumentar a rotatividade das vendas.
Quem levou o mercado a essa atitude suicida para o bolso dos consumidores?
A honda com o óleo GENUÍNO HONDA 10W-30 que tapeou muita gente com o argumento do maior intervalo para troca ser igual a economia para os proprietários...
Um dia tudo isso ficará claro e então olharão os registros aqui no blog e dirão, "puxa, o cara já falava isso 20 anos atrás..."
Um abraço,
Jeff
Esqueci de usar a palavra SEMISSINTÉTICO.
ExcluirÓLEO GENUÍNO HONDA 10W-30 SEMISSINTÉTICO
Eu de novo,
Eu mais uma vez
Valeu pela explicação,Jeff!Mas vou continuar te enchendo o saco! ahaha
ResponderExcluirÉ sobre a medida em si; 0,08 mm não são 8 centésimos de milímetro? E 0,24 não são 2 décimos e 4 centésimos de milímetro?(24 centésimos)
Mas eu vejo os mecânicos usando a lâmina de 0,8 milímetros!Ou seja 8 décimos de milímetro!!!Pelo que sei,0.08 são 10 vezes menos que 0,8,seja em qualquer medida!! E ainda,tem como regular uma folga de 0,08 milímetros só com uma lâmina,e manualmente? Duvido!! Valeu!!
Pedra,
ExcluirO calibrador de lâminas traz gravado o número 08 por questão de economia. A lâmina realmente tem 8 centésimos de milímetro, é flexível quase como uma folha de papel alumínio, só que resistente como aço.
Se alguém usar um calibrador de 0,8 mm (8 décimos de milímetro), está deixando a válvula muito solta, o motor irá bater válvula uma barbaridade e vai acabar quebrando.
O procedimento é simples, você coloca a lâmina entre o topo da haste da válvula e o balancim ou o tucho ou o comando, dependendo da construção do motor, e regula a porca de ajuste para que a lâmina não passe com facilidade. Chegou na medida, aperta a contraporca para evitar que a porca de ajuste saia da medida.
Você não acreditar não quer dizer que o procedimento seja impossível... tire uma hora para conferir o procedimento pessoalmente em uma oficina e veja como é simples.
Um abraço,
Jeff
Não acreditar,é na medida, e não no procedimento!!Já vi o canivete de lâminas com 10 lâminas,cada uma de 0,1 a 0,9 mm. Mas de fato eu nunca vi uma lâmina de 0,08 milímetros,por isso não consigo imaginar essa medida,só isso! rsrs valeu,obrigado pela resposta e desculpe a ignorância!
ResponderExcluirOlá Pedra. Da época do fusca, eu comprei um jogo de lâminas para regular abertura de tucho das válvulas, da STARRET tipo canivete, com 13 lâminas, nas medidas: 1.00mm, 0.90mm, 0.80mm, 0.70mm, 0.60mm, 0.50mm, 0.40mm, 0.30mm, 0.25mm, 0.20mm, 0.15mm, 0.10mm e 0.05mm pois de tempos em tempos eu tinha que regular as folgas, o que eu mesmo fazia. Observe que não há neste jogo que tenho, a medida 0.08mm, mas creio que não deve ser impossível arranjar uma lâmina (ou um jogo) com esta medida. O que eu faria neste caso, é usar a lâmina 0.05mm (bastante fina) e deixar um pouco frouxo na passagem da lâmina pela abertura da regulagem, mas que fosse impossível passar a de 0.10mm... entendeu? Acredito que estas medidas que passei aí são as mais comuns e fáceis de encontrar.
ExcluirValeu, José Carlos!
ExcluirAbração,
Jeff
Eu tenho uma yamaha fazer 150 e segundo o manual, a folga das válvulas dela é de 0,08-0,12(admissão) e 0,12-0,16(escape) e como costumo fazer manutenções básicas nela, comprei um cálibre de lâminas pra fazer a regulagem da folga das válvulas, o que comprei vai do 0,02- 1,00mm com 14 lâminas e foi difícil achar um que possuísse a lâmina de 0.08, eu já estava pensando em juntar duas lâminas menores pra conseguir esse valor de medida rs, vou mandar pro email do Jeff a foto do cálibre de lâminas e um PDF com dados técnicos da minha moto, vai que pode ser útil em alguma postagem kkk
ExcluirPô,José Carlos,muito obrigado!Eu tinha que perguntar! pois a diferença de folga é muita! Pensei que fosse algum engano de impressão pois tanto a 190 quanto a 160 tem esta mesma folga na válvula de exaustão.De novo, valeu mesmo aos dois!!
ExcluirOlá, Rodrigo!
ExcluirJuntar uma lâmina de 0,05 e outra de 0,03 é o que se faz para atingir 0,08. Lembrei agora dos tempos de escola...
Mas note que o recomendado é um intervalo entre 0,08 e 0,12 mm, então usar uma folga de 0,10 mm é perfeitamente aceitável.
Aliás, quando existe uma faixa de tolerância de medida, ela pode ser expressa da maneira intervalo 0,08–0,12 ou como é usual na área Mecânica, 0,10±0,02 mm. Ou seja, dois centésimos para mais ou para menos da medida 0,10.
Mesma coisa para a outra válvula, 0,12–0,16 correspondem a 0,14±0,02 mm.
Um abraço,
Jeff
Acho que vou deixar no meio termo mesmo,0,10 e 0,14.
ExcluirBom que fica com uma margem de tolerância boa, valeu Jeff!
motor 190cc?!! mais um pra bagunça de modelos da Honda...!
ResponderExcluirseria a XRE 190 um teste para a nova mecânica?
no mais, vamos ver os problemas...se o consumidor depender da Honda vai continuar a ter dor de cabeça,....
Já para o Rafael eu consigo responder. Esse bug nem os programadores do google conseguem responder.
ExcluirRafael, concordo contigo. Os engenheiros da honda perderam a mão, atribuo isso à migração da prática de oficina para as simulações de computador, está aí a Fórmula 1 para demonstrar isso. Mesmo com um motor reprojetado totalmente do zero, sem as limitações de espaço impostas pelo regulamento e autoimpostas por ela mesma, nem assim conseguiram fazer um motor competitivo.
Essa migração para cilindradas maiores ocorre pela adoção de catalisadores, que roubam potência dos motores, tornando a clássica cilindrada 125/150 insuficiente para o desempenho satisfatório mínimo, e também pela disseminação dos combustíveis batizados Exx, sendo xx o teor de álcool. Aqui no Brasil E27, lá fora no mundo E10 rumando para E15.
Um abraço,
Jeff
Não estou conseguindo responder diretamente ao Pedra, mais um bug do blogspot.
ResponderExcluirPedra, vou tentar encontrar um desses calibradores com lâmina fina.
Mas em oficina são usadas chapas de calço dessa espessura para ajustes, não é algo incomum.
Um abraço,
Jeff
Olha Jeff vou dizer, a Honda tirar a CB160 é quase imposssivel. Essas motos todas com desingd refinado demais dificilmente vem para o brasil. Me lembro que a CB160 la na Chinaé outro desing (ate tem suspensao de cb300 se nao me engano), e nunca chegou no Brasil. Eles poderiam lancar essa moto como fizeram com a XRE190, uma linha alternativa, mas tirar a 160, dificil. O consumidor brasileiro compra qq moto pelada que a Honda vende (compram uma Titan 160 com uns acessorios a mais que a Fan mas 3 mil reais mais cara, pff). Mas minha aposta. Nao vem. Honda trata mal consumidor de moto de baixa cilindrada igual a muitas tias do Sopao trata mal as pessoas que vao ali apenas ter uma refeicao.
ResponderExcluirBom, saberemos logo o que irá acontecer.
ExcluirTambém acho uma possibilidade pequena, porque a linha de motos pequenas comercializada no Brasil só tem mercado equivalente em alguns países menos exigentes mundo afora, dá para contar nos dedos.
Mas também existe a questão dos problemas não resolvidos por causa do óleo 10W-30, os engenheiros japoneses padronizaram esse maldito óleo para o mundo todo se esquecendo que nos trópicos a coisa é séria.
Aliás, tem postagem nova sobre a honda, acabei de publicar.
Abração,
Jeff
Pois é infelizmente essa eh a trsite realidade.
ResponderExcluirJá vou ler la, ainda falta ler a da suzuki rsrs dos coments!
Abraçao!