sexta-feira, 17 de março de 2017

Novidades que poderemos ver em breve

São 5 novidades para bicicletas, mas 3 delas têm boa chance de serem adotadas pela indústria de motocicletas nas próximas décadas.

A primeira é o pneu que não fura. 

Não aposto no pneu furadinho (o Evertires), mas aposto naquele outro que é maciço (o Nexo).

Você pode se perguntar porque algo tão simples nunca foi pensado para motos, já que o risco de acidente gravíssimo com um pneu furado é enorme para as motos.

E o motivo é justamente a confiabilidade em motocicletas.

Um pneu todo perfurado como aquele aguenta uma bicicleta, mas corre o risco de se desintegrar por fadiga com o peso e a velocidade de uma moto. 
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=9Rp9OXe7ftA

Mesma coisa os pneus puramente maciços. 

Eles absorvem mal as irregularidades do piso, se aquecem mais e também podem se esfarelar com o uso.

O único jeito é usar compostos de borracha e plásticos de alta tecnologia e fazer testes de rodagem por muito tempo para ter certeza que esses problemas foram solucionados.

Por isso aposto que em 20 anos (se o agente laranja recém empossado não acabar com o planeta), nossas motos estarão usando pneus desse tipo.

A segunda invenção nem é novidade no mundo das motos.
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=9Rp9OXe7ftA

Suspensões articuladas foram as primeiras a serem usadas em motocicletas nos primórdios do século passado.


Imagem: MOTOUSA.com
Aí veio a segunda guerra mundial e houve um grande avanço na fabricação de sistemas de amortecimento para trens de pouso de aviões. Eles de novo!

Graças à produção em larga escala, as suspensões telescópicas se tornaram suficientemente baratas para uso nas motos.

Mas suspensões articuladas nunca desapareceram totalmente.

Além das Harley e Indian, que as usaram por mais tempo, até hoje suspensões articuladas não telescópicas são usadas em customização:
Imagem: http://4ever2wheels.com/2014/03/70s-choppers/

E volta e meia alguma montadora faz experiências com inovações articuladas, como a yamaha e honda nos anos 80.
Imagem: http://www.odd-bike.com/2013/03/yamaha-n-d-ffe-350-forkless-two-smoker.html

Alguns poucos modelos de série mais recentes também as utilizam, mas elas não são adotadas em larga escala devido ao custo e por maior tendência a provocar oscilações e perda de controle.

A bmw usa uma suspensão dianteira toda estranha em alguns modelos, a tal de Duolever
Imagem: http://canadamotoguide.com/images/stories/archives/CMG_test_rides/05_BMW_K1200S/technical/

Dizem que é superior, e como o preço não é problema de venda para eles...

Para conhecer outros tipos de suspensões, visite a página da wikipedia ou o site de onde tirei a imagem acima.

A terceira novidade é capaz de aparecer ainda mais cedo...
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=9Rp9OXe7ftA

Quadros luminosos são algo meio futurista, tipo Blade Runner (passado no futuro distante de 2019).

São uma bela contribuição para a visualização de bicicletas, mas dependem de quadros plásticos.

E motos com quadros feitos de plástico não estão tão distantes assim. E o alumínio transparente já foi inventado...

A airbus (aquela airbus) já mostrou um quadro de motocicleta feito totalmente de plástico obtido por impressão 3D.
Imagem e reportagem: http://gizmodo.uol.com.br/lightrider-moto-impressao-3d/

A ideia é fazer uma moto elétrica, mas a motorização ainda não existe, então não dá para chamar de protótipo.

Graças à impressão 3D, o quadro sai pronto da máquina com uma leveza incomparável e resistência similar à do aço graças aos reforços "orgânicos".

Digo orgânicos porque essa estrutura cheia de reforços e espaços vazios é similar à de um osso.


Pois é, ossos são ocos. 

Bizarro, né? Mais custom que isso, só colocando uma caveira.

As últimas duas novidades do vídeo não teriam chance com as motocicletas.

O suporte de parede até seria mais útil para as motos, porque espaço em garagem de prédio pode ser bem mais difícil de achar que na varanda da casa de campo.

Mas não dá para usar com motos por dois ou três motivos: gasolina, óleo, fluido de freio e líquido de arrefecimento. Continuo ruim de conta. 

E a trava que também é farol e lanterna não se aplica a motos.

Ainda bem.

Então essas são as novidades.

Pneu que não fura, moto elétrica, quadro iluminado... admirável mundo novo.

Vivemos no futuro, só não percebemos.

Um abraço, e cuidado com DeLorean voadores,

Jeff

9 comentários:

  1. O leitor Marcos Cavalheiro postou no facebook:

    E o pneu furadinho deixa entrar sujeira nos furos, desbalanceando a roda e alterando a circunferência. Imagina isso em altas velocidades.

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    1. Olá, Marcos!
      Taí uma desvantagem que eu não tinha percebido. Poucas gramas de desbalanceamento em um conjunto de pneu e roda induzem a uma vibração progressiva que é amplificada pelo garfo e pode até causar perda de controle da moto.
      Bem lembrado!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Era justamente isso que eu iria comentar... Esses buracos só servem pra acumular sujeira. Lembra até aqueles exóticos e caros tênis da Nike com solado projetado pela NASA, mas que para um caboclo de periferia sem asfalto não serve pra nada.

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    3. Olá, McGyver!
      Me fez lembrar a temporada morando em Biritiba, juntava 10 kg de barro na moto em dia de chuva.
      Teve um fim de semana que não parou de chover, optei por passar o fim de semana ficar no hotelzinho do centro da cidade porque não ia dar para subir o morro.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Muita tecnologia super moderna, barata, pode ser aplicada em motos, sem maiores problemas, porém infelizmente não interessa ao mercado produtor investir em motos. Mas na área de automóveis, a coisa muda muito e as famosas "tecnologias embarcadas", oneram e encarecem os automóveis, sempre encontrando gente (muita gente) para pagar o que eles pedem.
    Vai chegar um tempo em que novas formas de transportes praticamente sem custo surgirão, porém enquanto formos dominados, escravizados, pelo que aí se encontra, esse tempo ainda vai demorar para chegar.
    Abração.

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    1. Olá, José Carolos!
      Eu particularmente não sou fã de alta tecnologia eletrônica embarcada em motos.
      Muita coisa que se coloca nos carros só serve para diminuir o ciclo de vida útil confiável da máquina. Por que um carro precisa de um painel multimídia capaz de mostrar filmes e conexão com a internet? Carro não é lugar de pensar nessas coisas, muto menos moto, e harley e indian já estão fazendo isso.
      Tecnologias sofisticadas são vulneráveis até mesmo à interferências eletromagnéticas, e a moto mudar de comportamento porque deu um schmutzig qualquer bem no meio de uma curva não é do meu agrado. Sem falar na impossibilidade de consertar na rua. Motos e jipes, tudo a ver.
      Acho que nasci no século errado...
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Jeff.
    Por coincidência apareceu esse vídeo aqui na linha do tempo do youtube. Acredito que será o futuro, pelo menos em carros.

    https://www.youtube.com/watch?v=4IDmpXbK-Mk

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    1. Olá, Daniel!
      Não foi coincidência não... o google e o facebook e redes sociais similares ficam de olho em tudo que a gente vê, o algoritmo deduz que a gente tem interesse no assunto e começa a selecionar assuntos similares.
      Ou foi coincidência mesmo porque alguém viu o assunto e postou.
      Nunca sabemos o que rola nesses programas, só quando vira algum escândalo... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

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    2. E acabei esquecendo de falar sobre o pneu do vídeo:
      Esse tipo de pneu que não é pneu está sendo desenvolvido há alguns anos para carros e caminhões. Mas será que um dia vai rolar para motos?
      É feio demais...
      Bom, é esquelético, capaz de a turma do custom gostar.
      Brincadeirinha...
      Um abraço,
      Jeff

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