terça-feira, 28 de março de 2017

Precisa descer na hora de botar gasolina na moto?

Você conhece essa lei paulista idiota que trata todo mundo como bandido até prova em contrário, violando a Constituição?
Imagem e reportagem: http://www.dnoticias.com.br/lei-que-proibe-uso-de-capacete-em-posto-de-combustiveis-passa-a-valer-no-estado/

Os legisladores só perdem tempo e gastam nosso dinheiro com tolices como essas — bandido que é bandido não vai tirar o capacete por causa de uma lei idiota.

O pessoal deveria estar preocupado era em conscientizar os motociclistas da importância de sair de cima da moto durante o abastecimento:
Imagem e reportagem:
http://s2.glbimg.com/TxewalvxYMT_2KWwMYFpF5nd3sQ=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/29/estrago1.jpg

O fogo durante o abastecimento pode começar muito rápido, e estar fora da moto aumenta suas chances de sair correndo sem se queimar. Muito.

Em dias quentes em regiões secas o vapor da gasolina já é suficiente para a moto pegar fogo:

Outra vantagem de sair da moto é que, em caso de fogo, ela não cairá porque estará no cavalete.

Com a moto caída, a gasolina vazando do tanque aumenta o incêndio rapidamente, e o que poderia ser a perda de um tanque vira a perda da moto inteira.

A causa principal de fogo durante o abastecimento é o descuido de deixar o tanque transbordar jogando gasolina sobre o motor quente.

Transbordar o tanque durante o abastecimento tem outro inconveniente muito grave:

A gasolina tende a escorrer pelo tanque, o que causa um foco de incêndio concentrado no parquinho de diversões.


E um amigo meu que não vou citar o nome porque não quero passar vergonha conta que não precisa nem pegar fogo para o dano ao parquinho ser considerável... 

O tanque muito cheio começou a transbordar em uma subida e tieve de parar correndo numa padaria para despejar 5 litros de água mineral no barco viking e adjacências. Principalmente nas adjacências.
Imagem: http://fatimarobots.blogspot.com.br/2012/05/barco-viking.html

Esse meu amigo vive apagando mico...

Incêndios em postos de gasolina também podem ocorrer quando um caminhão tanque faz o abastecimento do posto, já falei sobre isso:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/05/policia-investiga-causas-de-incendio-em-posto-de-gasolina-no-recife.html

Taí mais um caso.

Esse é mais um motivo para não ficar sentado na moto...

Fora dela você pode correr ligeiro para longe da encrenca.

Por isso não fique irritado quando te pedirem para sair de cima da moto. 

Aqui no Brasil o pessoal não leva isso a sério, mas ninguém abastece sua moto na Argentina se você não apear da moto.

Lá a gasolina é de verdade e pega fogo fácil.

Basta o frentista fora do Brasil se esquecer dessa precaução e se descuidar no abastecimento que dá nisso:


Começado o churrasco, tentar salvar a moto sofrendo queimaduras é um alto risco de vida.

Queimaduras são instantâneas — e queimaduras em toda a extensão de braços ou pernas são o limite da sobrevivência.

Passou disso, as chances de morrer são grandes porque a grande extensão de pele queimada causa a falência dos rins.

Eles não dão conta de excretar o excesso de sal normalmente eliminado pela pele via suor.

A pele queimada deixa de fazer esse trabalho e aí a coisa fica muito séria.

Então a melhor coisa é sair de cima da moto e, se o pior acontecer, que aconteça somente com ela.

Ocorrendo o pior, lembre de fazer um bom vídeo — com o celular na horizontal — para postar no youtube.

Usarei para a postagem Perdi a moto, mas salvei o parquinho...

Um abraço,

Jeff

28 comentários:

  1. Abasteço em cima com a moto apoiada, vou mudar esse hábito.

    Jeff, você quer comentários sobre erros bobos de digitação? Talvez você ache útil, talvez ache que eu estou ignorando tudo e só buscando erros, rs.

    Neste tem "tieve" e no post anterior do óleo, no 14º você colocou "Lendo esse artigo acima escrito", quando o artigo está embaixo.

    Coisas bobas que nada afetam a mensagem, então só para saber mesmo.

    Obrigado!

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    1. Olá, Wesker!
      Obrigado por alertar!
      Mas o artigo é realmente o que está acima, e ele também aparece abaixo porque transcrevi o título, cabeçalho e o trecho do texto que interessava para o segundo comentário. Então sua observação está correta e o texto também está porque ambos são aplicáveis.
      Quanto ao segundo comentário sobre o "tieve", tudo o que posso dizer é que é há uma vogal a mais, e não falarei mais sobre o assunto a menos que seja intimado coercitivamente e somente na presença dos meus advogados em processo correndo em segredo de justiça.
      Qualquer ilação sua de que se tratou de um ato falho revelador da identidade do meu amigo será uma mera ilação. Não há provas contra mim. Ninguém pode provar que o cidadão desesperado pagando mico na porta da padaria era eu, exceto minha filha que estava na garupa e foi comprar a água e ela jamais dirá isso para ninguém.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Prefiro não ter gastos ou dor de cabeça com a justiça, de minha parte morreu o assunto. Rs, obrigado Jeff!!

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    3. Valeu, vou avisar os escritórios de advocacia para cancelar os processos! ;)
      Abração,
      Jeff

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    4. Ei wesker nao sei aonde li mas nao pode ficar sentado na motoca sobre algum dos cavaletes... ou era só sobre o cavalete lateral 😣 ... bom sei que alguem deve saber depois vou procurar kkkk

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    5. Nenhum cavalete é feito para aguentar o peso da moto mais uma pessoa sentada. Ainda menos o peso de duas pessoas sentadas.
      E muito menos o peso de um casal se movimentando de maneira rítmica e sincronizada.
      Não pergunte como eu sei disso.
      Ah, bons tempos aqueles da minha primeira moto...
      Um abraço,
      Jeff

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    6. Acabei de me imaginar em cima(ui) de uma daquelas cgzinha antiga kkkk ia ficar óh lindu de morrer kkkk

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    7. Você eu não quero nem pensar a respeito...
      Mas a dupla que estava lá naquele dia curtiu muito. Até depois de o cavalete arriar.
      Quando se tem 20 anos, ninguém para só por causa de um cavalete torto.
      Um abraço,
      Jeff

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    8. Como assim você não entendeu o "tieve"? Digamos que o amigo do Jeff é na verdade o próprio... amigo do Jeff, ora bolas. kkkkk

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    9. Eu??? EU????
      Imagina!!!
      Não há provas contra mim, sempre fui muito cuidadoso!
      E se aparecer um vídeo, negarei. E vou pedir para minha filha negar também.
      Tenho aprendido muito com os noticiários ultimamente? ;)
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Obrigado pelas dicas. Sempre abasteço fora da moto e até a gasolina bater na grade (pelo que li no manual nada de erado até agora), mas saber que é possível vazar gasolina por estar cheio me preocupa.

    Outra coisa. Já viu ou ouviu falar daqueles bujões de cárter magnéticos? Eu conheço o da marca nefroil porém nunca usei, e sei que tem carro da bmw que vem de fábrica com isso. Tem alguma experiência com isso também Jeff?

    Abraços!

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    1. Olá, Daniel!
      Bujões magnéticos deveriam ser obrigatórios em todos os motores, mas as fabricantes não se interessam por isso, "aumentam demasiadamente os custos" e têm o grave inconveniente de diminuir a chance de o motor dar problema.
      Se bem que os dessa marca aí estão caros pra dedéu, hein?
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Pior é que não está caro. Pra minha ninja 650 ficou por volta de 40 reais sem frete. Só que eu não sei se seria tão efetivo pois boa parte do motor é de alumínio até onde sei.

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    3. Eu penso que todo mundo é duro que nem eu... hehehe...
      Na moto o bujão magnético é ainda mais útil que nos carros porque o mesmo óleo que circula pelo motor remove a limalha gerada pelas engrenagens de aço do câmbio e seus rolamentos tanto do câmbio quanto do virabrequim, mais parede do(s) cilindro(s) e anéis do pistão.
      Já no motor do carro ele só coleta a limalha do desgaste dos rolamentos do virabrequim, parede dos cilindros e anéis do pistão.
      Um abraço,
      Jeff

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    4. Nao entendi muito bem... ele segura as paradas? E se for de aluminio? Imagino essa peça como um imã e imã nao desmagnetiza com o calor?
      Ei daniel sobre vazar a gasolina acho que depende da moto, tem um posto br que se eu vacilar os cara enche ate a boca(ate a boca mesmo) e aqui onde eu moro é só ladeira, a gente ate brinca que antigamente caiu um meteoro por aqui kkkk mas entao... nunca vazou nem nada e cono eu falei oportunidades nao faltaram. Um amigo meu quando estava tirando a habilitacao ficava andando com a moto do cunhado e em uma dessas subidas deixou a motoca empinar um pouco e no susto caiu pro lado, ai sim vazou por cima e e me disse que saia bem pouquinho e bem devagar

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    5. Realmente depende do modelo e da eficiência da vedação, quem vazava muita gasolina quando o tanque enchia demais era a Edith, nunca tive um problema sério de vazar muita gasolina com a Jezebel.
      O bujão magnético contém um ímã, e ele só retém partículas ferrosas.
      Pó de alumínio do desgaste do pistão ou pó do desgaste de bronzinas de motores multicilíndricos passam direto.
      Ímãs desmagnetizam com o calor intenso, mas o óleo no cárter não atinge temperatura suficiente para isso.
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Fiquei imaginando seu amigo correndo pra dentro da padaria com as perna aberta que nem o Cadeirudo hehe...

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    1. Foi assim mesmo... só não entrei, quer dizer, meu amigo não entrou porque a filha trouxe a água. Mas se eu estivesse sozinho — me imaginando no lugar dele, claro — eu teria feito exatamente isso.
      Como arde aquela desgraça... deve ser por causa do álcool.... assim ele me contou, porque eu nunca passei pela experiência.
      E se tivesse passado, não admitiria nunca...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Daria uma bela cena em um anime, pense nas possibilidades kkkk

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    3. Daquelas com boca escancarada e esguichos de lágrimas... e nenhuma de felicidade.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Normalmente eu não descia da moto quando colocava só "dezão", ou "vintão". Como agora sempre mando encher o tanque, fico com medo do frentista errar a mão e me dar um banho de gasolina, então sempre desço. De fato não custa nada descer durante o abastecimento, é até bom esticar as pernas e se espreguiçar um poquinho

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    1. Olá, Robson!
      Só é problema quando a moto tem sissy bar, vivo enroscando a perna naquela турникет.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Caramba Jeff vc tambem quer sair da motoca no estilo Van Damme kkkkkk

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    3. Gosto de fazer as coisas com estilo...
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Vc falando Jeff as pessoas nao aprendem, olha essa materia essa semana

    http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-04-09/carro-explode-enquanto-e-abastecido-e-mata-mulher-em-sao-goncalo.html

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    1. Olá, Vyvern!
      Aí acho que foi mais um caso de pessoal adaptando botijão de gás para GNV — não sabem que a pressão de abastecimento do GNV é dezenas de vezes superior à capacidade máxima de um botijão de gás comum.
      Mais uma morte por desconhecimento de coisas básicas e mania de brasileiro achar que pode sair fazendo qualquer coisa sem ter a mínima noção dos riscos...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Nossa realmente nao sabia que era Botijao desses de Gás, nossa, realmente o pessoal nao se cuida mesmo..
      Pois eh mais uma daquele povo que diz "nao vai acontecer cmg" Jeff

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