Aproveitando o assunto dos capacetes da postagem anterior, segue um vídeo para mostrar capacetes bem afivelados fazendo muito bem o seu trabalho:
Como visto, acidentes podem acontecer até mesmo quando você pilota dentro dos limites de velocidade, e pelos motivos mais inesperados. E bizarros...
E nessas situações a coisa mais comum é meter a cara no asfalto — por isso que sou contra capacete aberto...
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=Vlq7_wwcyY8
Ou sair fazendo um voo de baixa altitude...
Imagem: Vídeo acima https://www.youtube.com/watch?v=Vlq7_wwcyY8
A primeira coisa que baterá no solo será sua cabeça, e é para isso que serve o capacete...
É mais que óbvio, mas o pessoal não dá a importância que merece.
Ainda mais com toda a publicidade com o pessoal rodando de capacete aberto como se fosse a melhor coisa do mundo.
Não é.
Imagem: http://www.lordofmotors.com/2012/04/harley-propaganda.html
Já imaginou a cara do cara da Harley se ele estivesse usando o capacete preferido das propagandas da harley?
Como resultado dos bons capacetes bem afivelados, ambos os pilotos saíram praticamente ilesos do acidente.
O piloto da esportiva só não machucou a coluna caindo sobre a mochila nas costas porque usava um protetor de coluna.
Imagem: Pesquisa no google.
É um equipamento de segurança que já não custa tão caro — você encontra a partir de 75 reais, menos que um capacete — e pode fazer uma enorme diferença na hora de um acidente.
Afinal, uma lesão na coluna pode envolver meses e anos de fisioterapia, e algumas são irreversíveis, obrigando ao uso de cadeira de rodas.
E vou aproveitar para corrigir uma informação que fiz na outra postagem:
Eu disse que o capacete mal afivelado é a primeira coisa que voa longe, e você é a segunda.
Mas eu esqueci... e o leitor Felipe Rafael Valenzuela me lembrou:
Sapatos também saem voando, não são apropriados para andar de moto.
Imagem: Bakuon!! Episódio 4. — Não se preocupe, ela saiu ilesa. Bom, mais ou menos...
Ah, sim!
Sua garupa também sai voando, ainda mais se for uma criança. Ou uma boneca inflável como aquela da propaganda da harley.
Um abraço,
Jeff
ótimo post Jeff!! Inclusive, acredito que também seja essencial para um motociclista aprender uma coisa que poucos se dão ao trabalho: Saber cair!! O rapaz da moto esportiva até que se deu bem com o capacete e ficou tudo bem com ele, mas o baque poderia ter sido menor se ele usasse os braços para ''rolar'' pra frente, ja que os braços aguentam o peso do corpo. Outro detalhe que achei interessante você citar: protetor de coluna. 0,00009% dos motociclistas usam (afinal, ja é uma luta faze-los usar capacete, imagine um protetor de coluna). Nunca achei por 75 reais e nem sei se possuem qualidade de fato. O mais em conta que eu achei foi um da tutto motto que é 350 reais, os outros da Dainese e Alpinestars são 500 reais para cima. Mas apesar do preço, vi um cara dando com um taco de baseball na costa de um cidadão que vestia um desses protetores dessas marcas e o bixo aguenta o tranco! Sem duvida, é um investimento que vale a pena, pois como você falou, uma coluna lesionada é um inferno! Mas como o pensamento de ser preventivo é tamanho sofisticado para certas pessoas que pilotam, quase ninguém compra.
ResponderExcluirAbraços,
Danilo.
Olá, Danilo!
ExcluirEsses protetores de coluna a 75 reais não dá para falar da qualidade, nem sei se existem testes do Inmetro para isso... servem mais para cumprir a legislação da obrigatoriedade para os motoboys.
Mesmo assim, oferecem alguma proteção contra pedras e quinas ao distribuir a pancada sobre uma área maior. Ou seja, melhor que nada. E quem tem grana para investir num capacete caro de alta qualidade, automaticamente vai investir num protetor de coluna equivalente.
A técnica de rolagem á aprendida pelos lutadores de judô, nas vezes cau caí ela aconteceu por instinto, porque nunca treinei. Acho que vi muito filme do Ultraman na infância...
Abração,
Jeff
cau = que
ExcluirEstou enxergando cada vez pior.
Eu de novo,
Eu
Mas as rolagens sao justamente por instinto Jeff, apesar de algumas quedas a gente ter a manua de colocar o braço embaixo com a esperança de "aliviar" a queda, quando na verdade vamos ter um braço quebrado de graça. Acho que saber um pouquinho sobre ajuda, nada que o youtube nao resolva... Sobre protetores, aqui a está o video do exemplo que citei acima https://youtu.be/m9nCLQzzBgI
ExcluirNao sei se todos tem a mesma qualidade, mas segurar um baque desses deve prevenir uma possive aleijamento.
Abraços!
Olá, Danilo!
ExcluirBacana o teste, hein?
Queria ver o que o cara que tomou pancada falou depois que pararam a filmagem... hehehe
Preciso fazer uma postagem somente sobre o protetor de coluna, obrigado pelo vídeo!
Uma pancada cada vez mais comum é o das ferragens de outra moto, colisões entre motos estão cada vez mais frequentes.
Abração,
Jeff
Não é propaganda, mas estes protetores de coluna importados tem realmente um preço extorsivo.
ExcluirA um ano adquiri este pela internet e considero um excelente produto, produção nacional e com um custo um pouco mais aceitável. Segue o link:
http://www.tacna.com.br/tacna_acessorios.asp?tp=1&categoria=2&produto=169&item=7&linha=Protetores
Lá também tem botas,luvas, malas, mochilas com um custo razoável e qualidade muito boa.
Reforço que não é propaganda mas experiência de quem adquiriu o produto.
Abração.
Olá, José Carlos!
ExcluirO pessoal tenta ganhar margens absurdas sobre produtos com grife importados vendidos para uns poucos.
Ganhariam muito mais se vendessem produtos bons com margens justas para milhares de consumidores.
Coisas do Brasil...
Abração,
Jeff
Tambem achei que ele caiu meio podrão no chao mas nao sei se é uma boa ideia rolar sempre, sei la vai que vc rola pra baixo de algum carro... prefiro dizer que o melhor a ser feito é seguir o extinto, as variaveis sao imensas entao só na hora mesmo, o que nos devemos fazer é sempre estar preparado o maximo possivel e deixar o resto nas maos de Deus ou sei la quem voce adora.
ExcluirDanilo eu adquiri uma jaqueta que nela ja veio varias proteçoes, coluna, cotoveleira e ombros. As protecoes sao um misto de um monte de coisa, nao é rigido nem mole e sao grossas mas eu acho que a melhor parte é o tecido externo da jaqueta que é super grosso inclusive com reforços em poliester 1680D. Existe varias entradas e saidas de ar e se pode tirar o forro interno facilitando o uso em dias quentes(com a moto em movimento claro). Achei um otimo investimento, na epoca paguei uns 430 reais
outra: me dá agonia ver uns dirigindo de chinelo.
ResponderExcluireu já fico desconfortável só de sentir que não amarrei bem os cadarços.
Olá, Rafael!
ExcluirPilotar de chinelos é tão precário, o pessoal não imagina o risco que estão correndo ao fazer isso. Coisa mais fácil é enroscar a tira no pedal do câmbio ou escorregar nas pedaleiras. já que não têm saltos.
E fazem isso bem na hora da frenagem de emergência. Aí junta chinelos, bermuda e regata e está feita a... ahn... burrada.
Sobre cadarços, eles também oferecem risco. Menor, mas oferecem.
E não garantem manter os calçados nos pés mesmo quando bem amarrados. Basta raspar o pé no asfalto para sapatos e tênis amarrados escaparem e permitirem o contato direto do pé com o chão...
Já vi gente se ralar muito fazendo isso. Aconselho sempre usar botas, ou então não cair.
Melhor ainda, não cair nem de botas.
Abração,
Jeff