Motociclistas novatos têm uma enorme falta de malícia para passar em cruzamentos:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2017/02/acidente-entre-onibus-da-suzantur-e-moto-deixa-mulher-em-estado-critico.html
Eles acreditam que o pessoal respeita a preferencial e a sinalização de parada obrigatória...
Imagem e reportagem: http://www.jornalpp.com.br/policia/item/85267-motorista-nao-respeita-pare-e-provoca-acidente
Imagem e reportagem: http://www.saocarlosagora.com.br/policia/noticia/2010/09/30/12552/motorista-nao-respeita-pare-e-provoca-acidente-na-santa-paula/
Imagem e reportagem: http://www.votunews.com.br/?p=104909
Imagem e reportagem: http://www.vozdonorte.com.br/portal/sem-categoria/motorista-nao-respeita-sinalizacao-pare-do-cruzamento-e-bate-em-motocicleta/
O desrespeito por motoristas de automóveis é algo previsível que os motociclistas experientes se previnem.
O fato é que o pessoal está acostumado a olhar para ver se vem algum carro sem nem dar uma reduzida...
Ninguém espera ver motos, poucos veem motos, e o resultado é esse:
O motociclista do vídeo só escapou porque fizeram a coisa certa — não deixaram ele se mexer. Se tivessem tentado "socorrer" a vítima levando para o hospital sem os devidos cuidados, ele teria os pulmões perfurados e morreria.
Perdi um grande amigo assim, morreu devido ao "socorro" numa época em que ainda não havia o Resgate.
Além de serem atropelados pelos carros, os motociclistas novatos têm a tendência absurda de entrar na frente e embaixo de ônibus e caminhões...
https://valeindependente.wordpress.com/2015/04/20/caminhao-desrespeita-parada-obrigatoria-e-atropela-motociclista/
Isso acontece porque eles desconhecem um princípio básico:
Caminhões e ônibus não conseguem parar em curta distância.
Você pode estar coberto de razão na sua preferencial, mas isso não vai deter um ônibus / caminhão embalado.
Então, antes de sair atravessando uma via, olhe.
Verifique a proximidade de veículos, especialmente veículos pesados, e avalie se eles estão dando mostras de que irão parar no cruzamento.
Dê um desconto maior para veículos grandes — quanto maior for o caminhão ou ônibus, menor a chance de ele parar ou conseguir parar.
E mesmo que os veículos estejam aparentemente reduzindo a velocidade, isso não é garantia de que eles irão parar:
O MOTORISTA PODE ATÉ REDUZIR A VELOCIDADE, MAS NÃO PERCEBER VOCÊ E SUA MOTO!!!
Você não pode achar que os outros estão pensando a mesma coisa que você, vimos isso na postagem de ontem.
Aí no momento em que você resolve atravessar porque pensou que o cara ia parar, descobre que ele não te viu... fica feia a coisa.
Imagem, vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/09/acidente-entre-onibus-e-moto-deixa-um-morto-em-joao-pessoa.html — No vídeo dessa reportagem, é a moto que cruza a preferencial sem olhar... outro erro absurdo muito comum.
Então, para o seu bem, ganhe malícia!
As leis de trânsito impediriam 90% dos acidentes.
Mas 90% dos motoristas e motociclistas confiam que um pequeno desrespeito não terá consequências.
As estatísticas de acidentes de trânsito provam que eles estão 100% errados.
Faça parte daqueles 10% que não se jogam na boca do lobo.
Não atravesse um cruzamento despreocupadamente apenas porque a preferencial é sua.
Mas também não pare na preferencial, senão alguém atrás de você te encherá a lata.
Atravesse ligado no fluxo da outra rua e esteja preparado para parar, desviar e até pular fora da moto...
Imagem e reportagem: http://tasabendo.com.br/transito/motociclista-pula-de-moto-para-evitar-o-pior-em-acidente-contra-caminhao/
Porque o pessoal não respeita mesmo a preferencial e o sinal de PARE...
Abração,
Jeff
Por isso prefiro sempre reduzir, buzinar quando to desconfiado que o cara não vai parar, prefiro ser xingado que atropelado, é a vida.
ResponderExcluirFaz bem em buzinar, mas não se esqueça dos surdinhos...
ExcluirE além disso, como diz o Dan Floripa, "buzina não para camimhão"... hehehe
Abração,
Jeff
Pse Jeff eu quando peguei minha Raven so deus sabe quantas vezes escapei de sofrer um acidente por arriscar igual esses caras.,.. felizmente o medo me freou antes...
ResponderExcluirMeu colega de trabalho ja nao teve a mesma sorte e teve perda total na Kansas dele... enfim um detalhe e nossa vida pode mudar pra sempre, ou acabar de uma vez!
Ainda bem que ele saiu com vida para contar a história! Muita gente não tem a mesma sorte não...
ExcluirÉ isso que não me conformo, a moçadinha de 18, 19 anos morrendo por falta de alguém falar pra eles "cuidado com isso, cuidado com aquilo..."
Jogam as crianças no matadouro do trânsito ser dar noção nenhuma para elas e ficam rezando para que nada aconteça... não é assim que a coisa tem que funcionar.
Os instrutores de auto e motoescolas precisam ter consciência de seu papel como salvadores de vidas e não como assinadores de livro de ponto.
Eles podem fazer uma diferença de vida ou morte, mas muitos preferem ficar sentados fumando enquanto a moçada fica fazendo de conta que sabe andar de moto no circuitinho improvisado.
Abração,
Jeff
E quando você reduz em cruzamento, tendo a sua preferencial e o veículo que vem atrás te acerta e ainda te xingam porque não era para você motociclista parar ou reduzir?
ResponderExcluirTodo, eu disse "TODO" cruzamento é roleta russa e deveriam de ser abolidos da face da Terra. Cidade planejada não tem cruzamentos, são algumas vias preferenciais, onde o acesso a estas vias preferenciais ocorrem por rotatórias ou vias perpendiculares.
Abaixo os cruzamentos. Cruzamento só é válido para reprodução em ato sexual e ponto final.
Abração.
Uau, radical!!!
ExcluirNão sei não, mas desconfio que do jeito como o pessoal se atrapalha com rotatórias, se tivéssemos apenas rotatórias no lugar dos cruzamentos a gente ia ver um motociclista sofrendo violência sexual a cada esquina... hahaha
Mas é verdade, rotatórias funcionam muito bem na Europa. Só que lá o pessoal respeita as leis de trânsito...
Abração,
Jeff
"um motociclista sofrendo violência sexual a cada esquina..."
ExcluirHahaha, boa.
É aquele negócio, com um pouco mais de respeito e educação ninguém iria culpar o cruzamento, e rotatórias são piores nesse caso pois não precisamos "parar", apenas dar preferência... com mais velocidade, consigo imaginar acidentes piores e com mais frequência.
Digo isto considerando as rotatórias brasileiras que são apenas cruzamentos disfarçados em boa parte delas, que você Jeff até já postou, relacionado ainda a um acidente de minha cidade.
Olá, Wesker!
ExcluirJá vi muita gente cruzar a rotatória pelo caminho mais curto, a reta tangente ao círculo central. E também já vi gente morrer na estrada por dar de cara com uma rotatória mal sinalizada à noite (tinha acabado de ser construída e, como sempre, não existe planejamento para instalar a sinalização antes da conclusão da obra... departamentos diferentes descuidando do assunto...
No Brasil tudo é mais complicado.
Eu concordo com o José Carlos, rotatórias seriam ótimas. Mas não com as condições atuais de educação para o trânsito do povo brasileiro. A adoção de rotatórias eliminaria a necessidade de reduzir a velocidade, criando um problema adicional para os pedestres. E eles também ficariam ainda mais tentados a atravessar o cruzamento pelo centro da rotatória, sem conseguir considerar a entrada de novos veículos pelas vias de acesso... uma condição diferente do exterior, onde há faixas para travessia de pedestres com semáforos que realmente funcionam quando acionados manualmente.
Abração,
Jeff
Eu acho imprudência (não do trânsito), comparar legislações de trânsito, aqui no Brasil mesmo tem suas peculiaridades perigosas, um exemplo é aqui perto de casa, tem uma rotatória que até pouco tempo era usada como retorno, depois de 5 anos morando aqui, é que sinalizaram, era um verdadeiro inferno, todo dia tinha motociclista de fora sendo jogado literalmente pra cima por conta do costume e falta de uma faixa no chão, a placa estava lá, mas era ignorada a preferência que ela sinalizava. Outra coisa que aqui na esquina de casa ta escrito "PARE", mas, ninguém para, não é "REDUZA", é "PARE", entende o meu ponto de vista?
ExcluirAqui e em todos os lugares do mundo tem cruzamentos, o que muda é a certeza de impunidade para os infratores e falta de humanidade, ninguém aqui se preocupa com integridade física de ninguém. Enfim, falta educação, pois, o código existe, inclusive tem no código de trânsito de quem é a preferência caso não tenha sinalização, e acho que quase ninguém sabe sem a "cola do google". Falta informação, falta formação, falta humanidade, com estes 3 elementos, já podemos melhorar um pouquinho.
Olá, Cássio!
ExcluirNão chega nem a ser um problema de comparar legislações, elas são praticamente idênticas em todos os lugares do mundo... apenas são interpretadas de maneiras diferentes.
Fora as mãos de direção diferentes em países de colonização britânica, a única exceção que me vem à cabeça no momento é aquela que permite a conversão à direita com o sinal fechado que eles usam nos EUA.
O splitting lane que os motoristas americanos abominam é o nosso corredor, mas alguns acham que isso vale também para o corredor parado porque o "espaço individual" dele ocupa toda a faixa...
E realmente há falta de critério na hora de instalar sinalizações de "dê a preferência" em cruzamentos, eles deveriam ser usados apenas em vias de acesso a pistas expressas. O pessoal acaba colocando no lugar das placas de parada obrigatória, o que não ajuda a eliminar os riscos, apenas passa uma mensagem de que no trânsito vale tudo.
Estou preparando uma postagem sobre a formação de motociclistas no Japão para a gente comparar.
Abração,
Jeff
Jeff, outro dia aconteceu a coisa mais bizarra... Estava voltando pra casa à noite, rua tranquila e minha preferencial, andando tranquilo. Um cidadão de carro parou no cruzamento, olhou na minha direção e ficou parado. Tudo indicava que ele tinha me visto e aguardaria que eu passasse. Mas quando já estava quase na esquina o cara atravessa na minha frente! Estanquei a moto no rumo da porta dele, ele se assustou e freou no meio do cruzamento. Fiquei com aquela cara de "como assim????" e tudo o que ele fez foi resmungar, me xingar e ir embora... Por isso concordo 100% contigo, não devemos confiar NUNCA, nem mesmo quando achamos que fomos vistos podemos relaxar... Os únicos responsáveis por nossa segurança somos nós mesmos!
ResponderExcluirGrande abraço.
Pois é, tem gente muito estranha por aí...
ExcluirO cara devia estar com a cabeça longe, talvez brigando mentalmente com alguém, e na hora do quase acidente, a primeira coisa que vem na cabeça é a ideia preconcebida "motoqueiro fdp sempre em excesso de velocidade assustando a gente".
Teve uma vez que nossa família estava parada na subida da serra, o carro da frente começou a voltar para trás, não adiantou buzinar, deu aquele encostão... todo mundo do outro carro começou a brigar com a gente.
Humanos são assustadores, não vejo a hora de voltar para casa. Ops, mentalizei ou disse isso em voz alta?
Abração,
Jeff
Saúde & Paz.
ResponderExcluirParticularmente, Eu tenho tanto medo de "cruzamentos" que quando estou em viagens tanto de carro como de motos, até em TREVOS de auto-estradas, reduzo a velocidade.
Como foi dito ontem: melhor perder uns segundos na vida, que perde a vida em segundos.
Abraços e boas aceleradas.
Ninja - Lobo Solitário Moto Grupo
O bom da prudência é que ela nunca é excessiva e a gente nunca se arrepende dela...
ExcluirSó precisa tomar cuidado para não reduzir demais a velocidade, o pessoal que vem atrás dirige/pilota no automático, não espera nem mesmo isso.
Abração,
Jeff
Bom dia Jeff. Sobre essa sua última resposta, tem um dito atribuído a Albert Einstein que é mais ou menos assim: "O universo e a estupidez humana são infinitos. Só que, eu só tenho certeza da segunda afirmação." Rs
ResponderExcluirHahahaha... Boa, Eduardo!
ExcluirQuando a gente vê vídeos de discussões e brigas no trânsito (road rage) percebe o quão idiotas são as motivações das pessoas para brigar.
Já vi vídeos de motoristas gringos perseguindo motociclistas porque passaram no corredor parado, e vídeos de motociclistas gringos perseguindo motoristas porque foram ultrapassados pela direita enquanto estavam parados sinalizando que fariam conversão à esquerda...
Bastou a "invasão do espaço" do outro para desencadear a briga... oh, the humanity...
Abração,
Jeff
Infelizmente isso é muito comum Jeff, principalmente em cidades pequenas como a minha. Sinal vermelho e pare significa a mesma coisa: Olhe para um lado e para o outro, e se não vir ninguem avance! Isso ainda piora porque quase ninguem usa capacete, e quando usa a viseira é aberta ou o capacete é mal fivelado. Não é raro ter acidentes de moto por aqui. As pessoas tem uma tendencia suicída que não entendo sinceramente...No fim, a culpa sempre é das motos, pois são perigosas.
ResponderExcluirOlá, Danilo!
ExcluirEm cidades do interior o pessoal realmente se descuida disso... foi um choque chegar em Seropédica a caminho do Rio e ver quase todo mundo rodando sem capacete, na contramão, pela calçada... respeito nenhum a regra nenhuma, muito menos à própria segurança...
É como você disse, colocam a culpa nas motos como se fosse opção delas fazerem o que são obrigadas a fazer...
Abração,
Jeff
Na hora de entrar em ruas ou rodovias eu sempre olho 4x para os lados.
ResponderExcluirEssa semana mesmo levei um susto num semáforo. O sinal abriu para mim e um motociclista que estava do meu lado. Quase somos atingidos por outro veículo que não parou no vermelho! E olha que eu estava usando um carro de cliente! Poderia ter estragado um carro que nem era meu!
Aqui na frente da oficina ocorrem acidentes semanalmente. Sempre tem uns que não respeitam o semáforo.
Olá, Rafael!
ExcluirPois é, os acidentes acontecem justamente porque alguém não faz o que é certo. Se a gente não se cuidar desses caras, não adianta contar com o Chapolim Colorado...
Só mesmo o Resgate para nos ajudar.
Abração,
Jefff