Faço poucas postagens sobre ela, e sempre escapa alguma coisa pra eu ter que explicar depois...
Culpa minha que deveria ser ainda mais criterioso na hora de descer a lenha nessas incoerências das montadoras.
O fato é que a suzuki realmente autoriza o uso de óleo 15W-40 nos seus manuais de proprietário mais recentes, e eu não percebi isso na postagem do dia 6.
Foi falha minha, mas vou botar a culpa na suzuki...
Afinal, onde está o 15W-40 na tabela oficial do manual da nova Intruder?
Imagem: Manual do proprietário da Intruder mostrado na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/02/o-verdadeiro-motivo-para-as-suzuki.html
Na tabela de óleos recomendados a suzuki autoriza usar somente óleo mineral 20W-50 ou óleo semissintético 15W-50, certo?
E em todo o restante do texto daquela página do manual ela insiste em 20W-50 e 15W-50, certo? (Veja a imagem da página no meio da postagem.)
Mas logo em seguida ela entra em contradição e recomenda muito discretamente usar o tal óleo mobil super moto 4T MX 15W-40W (pois é, 40W) que não aparece na tabela.
E faz isso uma única vez, de maneira vistosa, com o logotipo da petroleira em destaque, logotipo que chama a atenção de todo mundo que folheia rapidamente o manual — e desvia a atenção da tabela:
Imagem: Manual do proprietário da Intruder mostrado na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/02/o-verdadeiro-motivo-para-as-suzuki.html
Você tinha notado essa incoerência?
Eu confesso, minha formação técnica só me fez olhar a tabela que menciona o 20W-50 e o 15W-50. E o texto. Gosto de textos.
O resultado é que a inserção discreta das baboseiras "20W-50W" e "15W-40W" não chamou a atenção deste blogueiro técnico extremamente míope acostumado a olhar tabelas e não propagandas.
Pô, tabela é coisa séria, merece respeito!
Agora veja o texto junto às propagandas da mobil encartadas no manual...
20W-50 indica duas condições diferentes, uma em temperatura extremamente baixa medida a 0°C e com limite a –15°C — correspondente ao 20W — e outra em condição de uso na temperatura em que a água ferve, 100°C — indicada pela viscosidade 50. Motores arrefecidos a ar trabalham mais quentes do que isso, o óleo fica ainda menos viscoso.
100°C não é condição de inverno não... não existe W ao final da classificação SAE.
Trabalho em equipe digno de NCIS |
Quem fez a tabela foi alguém com formação técnica, mas quem incluiu as propagandas da mobil não soube escrever a viscosidade...
Cometeu o erro de indicar duas viscosidades de inverno (Winter) para cada óleo, quando apenas o primeiro número deveria receber um W.
E "50W" e "40W" são viscosidades que não existem...
Mas o que é ainda mais grave é ninguém lá na suzuki perceber a contradição entre a propaganda da mobil e os textos e a tabela técnica na mesma página.
A tabela e os textos são enfáticos ao recomendar o uso de óleo 20W-50 ou 15W-50 (destaques em azul).
Manual da suzuki Intruder 2016 |
Viscosidades inadequadas 15W-40 ou 10W-40 só aparecem na propaganda da mobil e no gráfico incorreto (destaques em vermelho)... E nas tampas de óleo gravadas com 10W-40...
O que foi isso, briga interna entre a Engenharia e o marketing?
A Engenharia não abriu mão da viscosidade correta e publicou os textos e a tabela, e o marketing não abriu mão do marketing e indicou o MX 15W-40W, e deu essa salada?
Ninguém lá se preocupou em eliminar essas contradições?
чашка, nem o nome da própria empresa eles escreveram direito...
Na ânsia de insistir de novo em falar da mobil, disseram que a "suzuk j toledo usa e recomenda mobil super moto 4T" como se só existisse um tipo de mobil super moto 4T no mercado...
A gente não espera ver erros e contradições tão flagrantes no documento oficial de uma montadora...
Poxa, esse manual é documento oficial da empresa, a linha de frente no contato direto com os proprietários...
Parece que o pessoal por lá não se liga muito na seriedade das informações para o público.
Notou o detalhe importante?
Nessa segunda recomendação ilustrada com a logomarca da mobil, a suzuki não menciona que o MX é semissintético...
O que salta aos olhos do leitor é apenas mobil super moto 4T... e talvez a viscosidade.
O detalhe do MX e da logomarca MX passa batido fácil, fácil — eu nem imaginei que MX fosse o identificador de um tipo de óleo.
Esse detalhe sutil de não mencionar que o MX 15W-40 é semissintético enganou até a mim, e olha que eu me interesso pelo assunto...
Agora imagine quantos proprietários leigos completos não antenados no assunto não perceberam esse detalhe do MX...
Afinal, não é difícil fazer confusão com tantos óleos diferentes usando o mesmo nome mobil super moto e embalagens parecidas...
Imagem: Alguns mobils super moto 4T à venda no mercado...
E já iludidos com a gravação 10W-40 nas tampas de abastecimento de óleo do motor...
Quanta gente não estará usando o mobil super moto 4T mineral comum de baixa viscosidade na ilusão de que é o recomendado pela suzuki?
Quanta gente estará destruindo o motor pensando que todo mobil super moto 4T é tudo a mesma coisa?
Mas o problema não está apenas nas confusões criadas diretamente pelas montadoras e petroleiras.
Nessa pesquisa sobre o uso da viscosidade inadequada 10W-40 pelos proprietários de suzuki, adivinha o que descobri?
Na internet tem um monte de leigos curiosos defensores do uso da viscosidade ainda mais inadequada 10W-30 nas suzuki...
Imagem: Pesquisa no google
PuTz, logo o óleo 10W-30... que таран, нокаут, затонувшее os motores da honda...
Que consegue ser pior em termos de proteção para o motor que o limítrofe 10W-40...
É aquele raciocínio burro, "eles usam lá fora..."
O erro desse raciocínio é desconhecer o princípio básico de que a viscosidade PRECISA ser adaptada conforme o clima do país / região de uso.
Mas os leigos e a "nova escola de engenharia" doutrinada pelos vendedores de óleos semi/sintéticos ignoram isso porque acreditam piamente e só pensam nas características de lubricidade, resistência à temperatura e "apelo ecológico" dos óleos semi/sintéticos.
Olha só que tristeza que dá ver discussões como esta na internet...
Mantive o link do Motos Blog porque aquele comentário é uma informação coerente nessa conversa... que o autor não consegue responder com nada informativo, apenas insiste em bater na mesma tecla...
Na falta de coisa melhor pra dizer, o cara defende o óleo 10W-30 com o argumento "já rodei 9.500 km"...
RODOU QUASE DEZ MIL KM!!!!! OOOHH!!!!
Estou impressionado, só que não.
E ainda alega que "o motor não solta fumaça como muita gente afirma"... como eu afirmo.
Não solta fumaça porque tua moto é nova e tem catalisador, caro aprendiz da dura realidade do mundo!
Experimente fazer isso em uma moto rodada e fabricada sem catalisador para ver a abertura do show de rock...
Imagem: http://loudwire.com/megadeth-members-visit-man-allegedly-robbed-stabbed-argentina-show/
A conta vai chegar mais tarde.
Passado um ano, já deve ter chegado — mas aí será que o sujeito vai dar o braço a torcer que fez a aposta errada?
Será que vai publicar o resultado pra todo mundo ver a fubecada?
E por lá ainda apareceu um cara dizendo que baixou "o manual técnico da suzuki eles recomenda colocar esse óleo 10W-30"...
Não, leitor, isso é MENTIRA. Ou erro de digitação.
A suzuki não recomenda óleo 10W-30 para seus motores em lugar nenhum do mundo...
Site suzuki Reino Unido: https://www.suzuki-gb.co.uk/mx/my-suzuki/promotions/suzuki-recommends-castrol-oil/
Olhe na linha vermelha e também na seta vermelha:
O óleo recomendado para todas as motos com motor 4 tempos da suzuki é o SAE 10W-40 — que é a viscosidade certa para aquela região do planeta, Inglaterra e associados.
No Brasil de temperatura quente, a viscosidade correta é o 15W-50 ou 20W-50 conforme está dito na tabela elaborada pelos engenheiros no manual do proprietário.
E se você comprar a propaganda com logo da petroleira feita pelo departamento de marketing no manual do proprietário, 'também' o óleo "MX 15W-40W".
Reparou outra coisa?
Lá fora a suzuki recomenda exclusivamente:
castrol Power 1 Racing 4T 10W-40 (viscosidade ok para eles, sintético)... classificação de serviço API SJ
Enquanto isso, aqui no Brasil a suzuki recomenda indiferentemente:
mobil super moto 4T 20W-50 (viscosidade ok, óleo mineral)... API SF ou SG (ambas péssimas)
mobil super moto 4T 20W-50 (viscosidade ok, óleo mineral)... API SH ou SJ (bem melhores, mas ainda inferiores à SL)
mobil super moto 4T MX 15W-50 (viscosidade ok, semissintético)... API SJ ou SL (certamente SL é a melhor opção)
mobil super moto 4T MX 15W-40 (viscosidade que eu não usaria em uma moto esfriada a ar, semissintético)... (classificação API não informada pela suzuki, mas é SL.)
A SUZUKI NÃO FALA NEM UMA PALAVRINHA SOBRE A DIFERENÇA DE INTERVALO DE TROCA ENTRE ÓLEOS MINERAIS E SEMI/SINTÉTICOS.
Ou seja, ninguém por lá está preocupado com a qualidade do óleo, com a vida útil do óleo, e muito menos com a durabilidade do seu motor...
É tudo questão de cumprir os acordos comerciais feitos com as petroleiras em cada país.
Enquanto isso, a tchurma por aqui fica fazendo guerra de tacape nos fóruns sobre usar uma marca ou outra... e deixam escapar detalhes muito mais importantes. Brasil.
Voltando ao uso "recomendado" de óleo 10W-30 feito por aqueles curiosos:
O cara que disse aquela mentira de que "baixou o manual técnico da suzuki e o óleo recomendado é 10W-30", se não errou a digitação, é um troll de internet.
Para quem não conhece, troll é o cara que quer ver todo mundo se ferrando.
Imagem com tradução livre e artigo sobre trolls: http://sites.psu.edu/tosincas238blog/2015/11/06/internet-trolls/
Trolls são perdedores que não têm compromisso nenhum com a verdade, apenas com o prazer solitário de ficar na frente da tela achando graça no prejuízo e raiva dos outros.
Existem trolls idiotas, trolls insípidos e trolls remunerados por gente interessada em ter algum lucro com a estória — então não seja trouxa.
Parou pra pensar que foi só o óleo 10W-30 pegar má fama entre os donos de honda que começou a aparecer gente divulgando o uso do 10W-30 em motos que não são da honda?
Fórum: internet — Postagem com data de 09/09/2011. Este blog foi criado em outubro de 2012. Ele não encontrou essa informação aqui, mas em alguma outra fonte séria.
Tremenda coincidência, né?
Por que se contentar com a pequena margem de lucro do óleo mineral, se há argumentos tão bons e convincentes para a venda do óleo semi/sintético tão lucrativo em um mercado tão grande a ser explorado?
Muitos leigos fazem esse trabalho de trollagem de graça, repetindo mantras divulgados na "imprensa especializada"...
Mesmo fórum: internet — RODOU 12 MIL KM!!! OOOHH!!!! O proprietário não tem autoridade para falar do assunto porque não é engenheiro, mas o cara que trabalha numa concessionária (e que tanto pode ser mecânico quanto vendedor, copeiro, faxineiro ou vigia da loja), que nem tem uma honda e que rodou a enormidade só que não de 12.000 km, se acha com autoridade para dar essa tamancada em um proprietário... fala sério....
Mas tem muita gente graúda agindo nas sombras para espalhar desinformação no mercado.
A internet permite difundir informações e amplificar contra-informações de maneira muito discreta e barata, nem precisa investir em atores profissionais.
Antigamente para espalhar desinformação era preciso fazer campanhas publicitárias caras — é só ver as propagandas em defesa do cigarro que as empresas fumageiras faziam nos anos 50 e 60...
Imagem: http://www.cbsnews.com/pictures/outrageous-vintage-cigarette-ads/
No mundo da propaganda não faltavam artistas, dentistas e médicos recomendando o uso de cigarros...
E concorrentes ferozes se uniam para fazer campanhas publicitárias divulgando "pesquisas científicas" comprovando os 'benefícios' de dar refrigerantes para os bebês... quanto antes, melhor.
Imagem: https://br.pinterest.com/reneejayy40/politically-incorrect-but-funny-ads/
"Faça um favor a você e a seu filho, comece a dar refrigerantes para seu bebê para que ele se torne um adolescente enturmado, refrigerantes reforçam a personalidade..."
A internet está cheia de trolladores profissionais posando de amadores.
É fácil encontrar gente fazendo filme com celular e posando de proprietário em garagem humilde...
... mostrando uma frota de motos zero km pra dizer que há muito tempo faz uma prática daquelas que eu não recomendo e "dá super certo, pode acreditar"...
Empresas chegam até a criar "fóruns de proprietários" onde os 'criadores' não participam e desaparecem sem dizer adeus...
Discussão sobre a falta de atitude da dafra quanto ao nível de óleo de Kansas e Speeds no tópico de quadros de Kansas quebrando no fórum da dafra. Se removerem essa postagem também, a cópia já está guardada.
É assim que a banda toca.
E faz muito tempo...
Estes são alguns exemplos pinçados que nem precisei pesquisar muito para encontrar.
Quem se aventurar a mergulhar fundo nisso é capaz de descobrir coisas ainda mais interessantes.
Mas o triste é que nem ouvindo o motor da própria moto fazendo aquele barulho horrível de metal sendo moído as pessoas percebem que estão sendo enganadas.
O pior galo cego é aquele que se recusa a ver os fatos como eles são...
Prefere acreditar no que as raposas dizem.
Um abraço,
Jeff
É meu amigo, memória até voltou aqui, acredita que eu ainda estou esperando pelos resultados desses testes com as kansas? Eles iriam verificar, confiei (todos nós confiamos) de certa forma com o famoso Fabio, o salvador da pátria, no final das contas, ficou perdido em algum ponto da história.
ResponderExcluirHahahaha!!!
ExcluirPois é, Cássio!
Tenha um pouco mais de paciência, eles já devem estar chegando aos 500 km... pra 10.000 vai demorar um pouco menos.
Um abraço,
Jeff
Ta ai uma coisa que perdi com o blog, inocencia ( ͡° ͜ʖ ͡°)
ResponderExcluirCalma kkk
Vejo tudo com outros olhos, ja pesquisava bastante antes de adquirir algo, hoje em dia ei diria que procuro o menos ruim.
Hahahaha...
ExcluirMelhor perder a inocência do que a pureza... hahahaha
Tenho uma história boa para contar acontecida lá em Santa Catarina envolvendo o famoso (em Floripa) guaraná Pureza...
Um abraço,
Jeff
O leitor Thiago Guedes comentou no facebook:
ResponderExcluirOla Jeff, tudo bem? Acompanho teu blog faz algum tempo.
Tenho uma Triumph Tiger 800cv, refrigerada a água. Surpreendentemente, em todas as revisões ela veio com o nivel de óleo correto. Minha preocupação é mais sobre a especificação.
O Sac me disse:
"A especificação do óleo de motor é semissintético ou totalmente sintético 10W/40 ou 10W/50, que atenda à especificação API SH (ou superior) e JASO MA.
A Triumph recomenda o óleo de motor Castrol Power 1 Racing 4T 10W/40 ou 10W/50 (totalmente sintético), comercializado como Castrol Power RS Racing 4T 10W/ 40 ou 10W/50 (totalmente sintético) em alguns países"
Eles utilizaram o 10w40 que aqui pra SP, cuja temperatura média no calor é de uns 30 e tantos graus não me parece la tão adequado. Estou pensando errado?
Para a próxima troca (Que não acontecerá nos 10k como eles também recomendam), usar o Ipiranga Top Rider, 15w50.
Olá, Thiago!
O grande risco com as triumph é fazer a troca por conta própria confiando na quantidade indicada no material. Como a discordância entre o recomendado e o necessário é grande, o prejuízo também será. As concessionárias entregarem no nível correto é obrigação.
Acredito que você já tenha lido a postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2016/08/triumph-e-sua-cara-de-pau.html
Sobre sua dúvida, eu considero o óleo de maior viscosidade mais adequado, mas isso não é tão crítico nas motos com arrefecimento líquido quanto é nas motos esfriadas a ar.
O radiador de água não deixa a temperatura do óleo do motor passar muito dos 100°C, enquanto nas motos de esfriamento somente com óleo e ar ele chega fácil aos 160-170°C.
Um cara preciosista poderia usar o 50 no verão e o 40 no inverno, mas acho mais prático ficar mesmo com a viscosidade 50. Motos usam o óleo do motor também para lubrificar as engrenagens do câmbio, e para elas quanto maior a viscosidade, melhor.
Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
Jeff
Oi Jeff,
ExcluirObrigado pela dica :) Sim, li esse artigo. Pra te ser sincero, como fiz as trocas apenas na CC até agora, não sei dizer qual a discrepancia entre o manual e o nivel correto justamente pois das duas vezes que troquei o nivel estava certinho.
Não consigo arriscar o intervalo de 10k recomendado por eles, mas como meu uso não é tão severo (ando mais de 1 hora por dia, asfalto na maioria do tempo e etc) devo ficar na casa ali dos 5.
Estou bem tentado a sair do Castrol 10w40 e ir pro Ipiranga 15w50. Se entendi certo, ganhamos mais ou menos 10 graus na temperatura ambiente minima e máxima de melhor operação, correto?
Abs e obrigado por usar seu tempo pra compartilhar o que você sabe ;)
Olá, Thiago!
ExcluirTodo mundo na internet quando fala em óleo fala muito da temperatura, tem gente que chega a dizer que o 50 quer dizer 50 graus Celsius. Não é.
A classificação SAE foi criada usando graus Fahreheit, uma escala totalmente diferente, e o 50 é um número que mede o tempo que determinada quantidade de óleo medida em frações de galão leva para escoar de um copo através de um orifício calibrado em frações de polegada a uma determinada temperatura medida em graus Fahrenheit e a uma determinada pressão medida em psi — libras por polegada quadrada.
Nada a ver com nossas escalas de medição, a proximidade dos números é apenas coincidência.
A questão principal não está no ganho da temperatura em que você pode usar a moto, mas no ganho na eficácia da proteção que o óleo vai proporcionar em todas as temperaturas.
Quanto maior for a temperatura, mais fino o óleo ficará, menor será sua viscosidade.
Então a almofada de proteção entre as peças isoladas pela camada de um óleo 40 será mais fina e menos coesa que a de um óleo 50 naquela temperatura e condição de trabalho.
A faixa de viscosidade indica os limites de atuação do óleo antes de congelar e antes de perder completamente a capacidade de lubrificar — não se deve usar os óleos até o limite da faixa recomendada.
Esses limites variam de marca para marca, trabalhar nos extremos é trabalhar na faixa da incerteza.
Quando você exige o máximo de algo que já está no limite dará zebra mais cedo ou mais tarde, as corridas de Fórmula 1 mostram isso muito bem — volta e meia alguém estoura o motor perto do final da corrida.
Então em termos de rendimento, óleos mais finos farão o motor girar mais livre, à custa de uma menor proteção para as peças, resultando em maior aquecimento por atrito e menor vida útil total. Se você pensar em vida útil do motor antes de uma retífica, usar o óleo de maior viscosidade recomendada pela fábrica é sempre preferível.
E é por isso que não perdoo a honda, que traiu o que ela própria dizia até o começo dos anos 2000 e jogou no lixo princípios consagrados de engenharia para justificar motos de menor consumo e maior desempenho mesmo usando o agora obrigatório catalisador. Deu no que deu, a honda perdeu a fama de fazer motores duráveis e confiáveis, e isso às custas dos proprietários amarrados ao compromisso de continuar comprando peças deles para poder continuar usando as motos... no Brasil, ao preço escorchante que somos obrigados a pagar por tudo, isso é profundamente injusto e revoltante.
Bom, já falei muito logo cedo... mas é sempre um prazer compartilhar o meu tempo com quem está interessado no assunto!
Um abraço,
Jeff
OI Jeff,
ExcluirEntendi e concordo que prefiro perder uma pequena economia de combustivel em detrimento de proteção.
Pelo que entendi, num mundo cor de rosa, a gente precisaria de um óleo mais fino ana partida, pra ele subir rapido e proteger logo o motor ao mesmo tempo em que fosse mais viscoso para que quando aquecido a temperatura de operação mantivesse uma fluidez e camada protetora suficientes.
Se formos nessa linha e pegarmos por ex o 10w40. A Triumph espera que ele tenha uma viscosidade X pra uma temperatura de partida conforme o clima mais frio deles. Como estamos no Brasil, esse mesmo óleo sera naturalmente mais fino ainda que (espero) dentro dos limites esperados portanto eles não precisam recomendar a mudança, ele já começa mais fino de qualquer forma. Para essa mesma viscosidade alvo X em nosso clima, um 15w ou 20w seria equivalente.
Olhando o outro lado do espectro, espera-se que motor trabalhe numa determinada temperatura independente do clima em que está, mas a temperatura do óleo la no carter está maior que o esperado, logo o óleo ja chega no motor mais quente e possivelmente fica fino demais. Nesse caso, a gente troca pra um óleo 50 para que ele chegue numa temperatura mais próxima a esperada pelos engenheiros.
É isso ou to viajando na batatex?
Grande abs,
Raciocínio perfeito, é isso mesmo.
ExcluirInclusive, extrapolei a resposta anterior e virou uma postagem sobre o assunto, estou programando a data de publicação.
Faço uma ressalva quanto à necessidade de o óleo fino subir mais rápido:
Um óleo mais viscoso permanece aderido por mais tempo e já confere proteção inicial durante a partida, enquanto o óleo fino escorre mais fácil e ele sim precisa chegar mais rápido, mas por demérito próprio.
Considero essa mais uma das falácias divulgadas para justificar o injustificável.
Nos motores com tucho hidráulico, a pressurização dos tuchos até faz sentido. Mas motores de motos muito raramente usam tuchos, então na imensa maioria dos casos, o argumento do óleo fino pressurizar mais rápido é irrelevante. Minha opinião.
Um abraço,
Jeff
Obrigado meu caro, acho que consegui chegar perto de entender ;)
ExcluirIsso dos tuchos... de acordo com a Triumph, a tiger usa (Servem de modo geral pra auto regular a folga das valvulas né?).
No inverno do ano passado eu achei que o motor estava fazendo um barulho de bater valvula mas só até esquentar, depois parava. Fiquei preocupado e levei lá na CC.
O mecanimo me disse que era normal, pois isso acontecia justamente enquanto os tuchos estavam enchendo e pressurizando. Passou o scan e disse que estava em ordem. Como cachorro mordido por cobra tem medo de salsicha, abri uma OS pra registrar.
Grande abs,
Eu lembrava vagamente de ter lido que as triumph usavam, mas tuchos são raros em motos, somente motos de grande cilindrada é que usam.
ExcluirE essa condição de fazer barulho é normal, nada com que se preocupar. O pessoal se assusta muito com isso, mas o barulho que assusta mesmo é o de biela batendo por desgaste prematuro devido ao óleo fino que a gente vê nos motores dos carros vw, renault, honda, peugeot...
Um abraço,
Jeff
Pô... cadê os comentários?
ResponderExcluirBrincadeiras à parte.
É só matéria boa aqui neste blog.
Abração Jeff e a todos os leitores.
Obrigado, José Carlos!
ExcluirTambém estou aqui esperando o pessoal comentar alguma coisa, mas desconfio que a imesn maioria do pessoal só lê coisas relacionadas à marca da moto dele... então como suzuki é minoria, muito pouca gente acaba lendo...
As coisas que fiquei sabendo sobre ela nas duas últimas postagens me deixaram muito decepcionado. Aquele lance da engrenagem de plástico foi pra acabar com minha fé na empresa. E pensar que uma Yes foi a primeira moto que comecei a namorar quando pensei em voltar a pilotar...
Um abraço,
Jeff
Grande Jeff depois vc fala sobre velas de ignição originais e de iridium, parabéns pela matéria.
ResponderExcluirOlá, David!
ExcluirNunca usei vela de irídio, mas todo mundo fala muito bem a respeito. Só não sei se o custo compensa.
Na hora de comprar uma vela não original, o fundamental é tomar cuidado para usar uma vela de mesmas dimensões e com o mesmo grau térmico que a original.
Um grau térmico incorreto pode causar um ponto de concentração de calor na cabeça do pistão suficiente para o alumínio derreter e furar, fazendo a moto perder completamente a potência no meio do trânsito, uma situação perigosa.
Um abraço,
Jeff
Quando eu ainda tinha paciência pra lidar com trolls, eu simplesmente pedia desculpas e me retirava da discussão. Pensava: uma pessoa dessas, que sai ofendendo alguém que nunca viu na vida, só pode ter algum transtorno mental. Desisti definitivamente de fóruns por causa disso.
ResponderExcluirTem muita gente com transtorno mental e muita gente que trabalha com isso.
ExcluirNão oficialmente, claro.
Um abraço,
Jeff
Seguinte se paramos pra pensar a questão do óleo fino é somente pra empresas ficarem com as taxas de emissão de poluentes em acordo com o que os orgãos pedem e sobre o q vc fala de óleo fino nao ser para o brasil nao tem nada a ver pois se vc analisar assim q se da a partida a própria combustão já vai elevar a temperatura bem a mais q o meio externo sendo no norte ou no deserto do saara, essa conversa aí nao tem base nao!
ResponderExcluirOlá, Sophia
ExcluirNão basta parar para pensar, é necessário pensar com base em argumentos concretos. Se for apenas parar para pensar, o pessoal acaba acreditando que a Terra é plana.
Tudo o que digo aqui não é conversa sem base.
Aqui no blog você encontrará um monte de informações a respeito do assunto.
Minha base é o meu curso técnico em Mecânica Industrial com estágio em Manutenção em uma montadora de caminhões onde li todo o curso de Lubrificação de uma grande petroleira, mais minha experiência com motos e automóveis desde 1979.
Sobre taxas de emissão, leia a experiência do leitor Takashi nos comentários da postagem "Esqueça as mentiras sobre o óleo e faça a coisa certa":
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/06/esqueca-as-mentiras-sobre-o-oleo-e-faca.html
Ele está colocando óleo mais viscoso que o recomendado no motor do carro dele e o motor ficou mais econômico e menos poluente, ao contrário do que as montadoras informam.
Se quiser saber mais sobre o assunto, sugiro as postagens sobre a bmw usar óleo 10W-60 em seus motores de carros e o comentário que acabei de responder na última postagem:
A bmw recomenda óleo 10W-50 ou 5W-40 no exterior, e aqui no Brasil recomenda exclusivamente 5W-40.
Vai me dizer que as exigências contra emissões são menos rigorosas lá fora do que aqui no Brasil?
Obrigado por acompanhar o blog e expressar sua opinião,
Jeff
Eu disse argumentos, mas quis dizer dados concretos.
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