Imagem e reportagem: http://wh3.com.br/liderfm/noticia/154974/morre-motoqueiro-maravilhense-em-acidente-na-br-282.html
Apesar de não estar em alta velocidade — como se percebe pelo dano relativamente pequeno da moto — o motociclista morreu por se chocar contra o guard-rail.
E o que causou essa morte foi um defeito na pista:
Imagem e reportagem: http://wh3.com.br/liderfm/noticia/154974/morre-motoqueiro-maravilhense-em-acidente-na-br-282.html
Imagem e reportagem: http://sigivilares.com.br/index.php?pag=noticia&id=34952
O blog do Sigi Vilares relata três acidentes de moto somente nas 24 horas antes da reportagem nesse trecho da pista da BR-242... não é para menos.
Acidentes por irregularidades no asfalto são muito comuns, mas nem sempre são noticiados de maneira que permita descobrir que a culpa do acidente não foi do motociclista:
Imagem e reportagem: http://www.folharegiao.com.br/regiao/pol%C3%ADcia/policial-militar-morre-em-acidente-de-moto-na-sp-310-em-matao-sp
O repórter Alex Gasoni notou a semelhança desse caso que vitimou o PM com outro que havia acontecido no mesmo local alguns dias antes:
Reportagem: http://www.noticiarioararaquaraa.com.br/2016/11/policial-militar-morre-apos-sofrer.html
Realmente, o acidente foi muito parecido com aquele e também com o primeiro...
Imagem e reportagem: http://www.noticiarioararaquaraa.com.br/2016/10/jovem-de-taquaritinga-sofre-grave.html
Este rapaz Alan Carlos
Foi fatal sim, o Alan morreu no hospital no intervalo entre as duas reportagens.
O primeiro acidente aconteceu durante o dia e os outros foram à noite, quando irregularidades como essas são mais difíceis de perceber.
Ninguém estava em flagrante excesso de velocidade, é só ver como as motos estão inteiras — guard-rails são assassinos de motociclistas, e atropelamentos são quase sempre fatais.
Eles caíram vítimas de armadilhas das estradas causadas por espertalhões que não estão nem aí com os limites de carga máxima de seus caminhões.
E também pela ausência de fiscalização de cargas e pela má conservação das rodovias.
Defeitos na pista como esses são extremamente comuns e passam ignorados porque não afetam automóveis...
Imagem e reportagem: http://wh3.com.br/liderfm/noticia/154974/morre-motoqueiro-maravilhense-em-acidente-na-br-282.html
Mas são potencialmente fatais para nós motociclistas — qualquer esforço sobre a lateral do pneu causa mudanças bruscas da trajetória da moto, não dá tempo de frear antes de chegar no guard-rail.
E chega a ser irônico que até mesmo os trabalhos para conserto da pista sejam feitos com a remoção do asfalto, criando um degrau e outra armadilha para nós motociclistas:
Imagem e reportagem: http://blogbraga.com.br/Noticia/lem-asfalto-irregular-provoca-queda-de-um-motociclista-na-br-020-em-luis-eduardo-magalhaes/21354
Esse é mais um dos motivos para você evitar pilotar à noite e nunca pilotar acima do limite recomendado nas rodovias.
Quanto mais baixa sua velocidade, maiores suas chances de recuperar o controle antes de chegar no matadouro do guard-rail.
Pilote não somente atento ao trânsito, mas também à qualidade do asfalto por onde você passa.
O maior erro que um dono de moto pode cometer é achar que pode sair por esse Brasilzão afora pilotando a moto como se estivesse em um autódromo.
Nossas estradas estão muito longe de ter o mínimo de qualidade para uma pilotagem mesmo em velocidade normal, o que dirá abusando dela.
Reportagem: http://www.triangulofm.com.br/noticias/noticia.php?id=1472#.VWV8RNLBzGc
E procurando uma boa imagem para ilustrar o assunto, encontrei essa aqui de cima que foi usada na postagem Asfalto ruim exige cuidado, também falando sobre o mesmo assunto, bem parecida com esta, mas sem relatos de acidentes.
Conhecer o drama de colegas motociclistas como o Dilceu, o Diogo, o jovem Alan Carlos... saber seus nomes dá uma feição humana para a tragédia que são nossas rodovias.
As autoridades precisam saber que nós estamos morrendo por conta desse descaso com a malha viária.
Já passou da hora de dar um basta nessa vergonha criminosa!
Agradeço imensamente ao leitor Patrick Lemos que enviou o link da primeira reportagem e possibilitou iniciar a pesquisa para estes outros casos de acidentes causados por irregularidades no asfalto.
Um abraço,
Jeff
Terrivel isso Jeff, a pior coisa eh quando vc esta andando de moto em um lugar onde a roda muda de direcao sozinha.
ResponderExcluirEu ja perdi a conta de quantas vezes senti que ia cair da minha Apache, por causa desses "trilhos" no asfalto, mas ae fruto de buracos mesmo.. a moto treme, eu fico com medo e ja cheguei a parar na frente da rua com medo de cair.
Enfim o que da raiva eh que quem planeja esses aslfaltos ta pouco se lixando pra isso, usa carro e o motociclista que se dane... ae um dia que era pra ser de alegria vira o seu ultimo.
Credo, bate na madeira!
ExcluirMas que é revoltante, é mesmo. Esperteza do caminhoneiro, esperteza do fiscal, esperteza do empreiteiro que entrega uma rodovia combinada com o governante para custar o mínimo e render o máximo de serviços de manutenção... tudo à custa de nossas vidas. Vergonhoso tudo isso.
Um abraço,
Jeff
Pse... motoqueiro parece que quando compra moto pela primeura vez...leva de brinde uma roleta russa... tipo td pode causar um enorme acidente...
ExcluirEu por via das duvidas... bato na madeira eh cinco vezes logo rsrs
vlw man!
Essa reportagem resumi minha vida kkk eu ando mais no meio dessas coisas do que normal é muito chato! Aqui na minja regiao estao construindo(acaba nunca) uma pista de busao leste oeste(nao sei o nome) nossa ja tem uns 3 anos que sofro, o pior trecho era em barueri(era) eles viviam fazendo e refazendo, raspando o asfalto e por ai vai era horrivel
ResponderExcluirOs empreiteiros adoram esse tipo de trabalho porque ninguém consegue auditar. Como controlar a quantidade de serviço realmente executada? Como saber se os números não estão inflados? Como provar que o asfalto removido realmente não precisava ter sido removido e o serviço foi feito no mesmo trecho repetidas vezes para economizar na logística de movimentação do maquinário?
ExcluirAs coisas que estão aparecendo na lava-jato são apenas a pontinha mais escandalosa do iceberg. Se fuçar fundo, vão descobrir coisas absurdas também nos níveis de administração municipais e estaduais.
Por que você acha que estão querendo privatizar empresas de água e esgoto? Os números são gerados pelas próprias empresas, ninguém consegue fiscalizar se são verdadeiros...
E assim a coisa vai em frente, posando de honesta.
Um abraço,
Jeff
Uma coisa que tenho notado, principalmente aqui em terras sul mineiras, essas irregularidades mais evidentes sempre antes de curvas, fica mais feio quando são curvas próximo das ladeiras (aqui é o que mais tem). O pior são os consertos, cada lombada que chega a jogar a gente pra cima, pra completar, tive que rodar a noite em um trecho sinuoso com minha filha na garupa, antes das curvas, quando tinha sinalização, apontava que a curva ia pros dois lados, seria isso loteria da morte? O que tenho notado é a degradação das estradas em que nem a sinalização é confiável atualmente. Mais uma vez, excelente dica.
ResponderExcluirObrigado, Cássio!
ExcluirO fato é que eles não pensam mesmo nas motocicletas e acham que a culpa é sempre nossa, nós que não temos juízo.
Bom, não temos mesmo, mas o que se faz aqui no Brasil em termos de descaso com o patrimônio público daria cadeia em países civilizados.
Abraão,
Jeff
Olha isso me deixa p*** da vida, ninguém pensa nas motos até aqui na minha cidade tem uma rua que ta parecendo essa foto da rodovia ai, já perdi a conta de quantos motociclistas foram noticiados que tombaram lá. Pior a porcaria da administração recapeia as ruas do centro todo santo ano mas aquela rua (que é adjacente a uma faculdade) nunca tem manutenção.
ResponderExcluirOlá, Lucas!
ExcluirInfelizmente, as prefeituras procuram fazer obras em lugares vistosos ou vistos pelos bambambans locais. Se está fora do radar deles, não estão nem aí.
Triste realidade essa nossa.
Abração,
Jeff
Bom dia Jeff. Duas condições que amenizam esses problemas. Primeiro a moto ter suspensão off road. Segundo os pneus estarem novos.
ResponderExcluirTroquei, recentemente, o pneu traseiro da Tornado, faltando ainda uns 2mm a 3 mm pra chegar no TWI. Era um Pirelli Scorpion, que dura mais que o Metzeller, mas tem um pouco menos de aderência em curvas. Voltei pro Metzeller Sahara. Tem umas frestas no concreto de um trecho da Av. Brasil, aqui no Rio, que uso para verificar se o pneu ainda funciona. (Continua)
(Continuação) Outro ponto, pra amenizar o problema, é estar atento. Não quer dizer que sejamos infalíveis. A questão reduzir ao mínimo nossas falhas. Todos os acidentes que sofri foram por imprudência e desatenção. Um deles me deixou no estaleiro 1 ano e meio, há 32 anos. Tem uma estrada secundária aqui na região, ligando Guapimirim a Cachoeiras de Macacu, que tem um asfalto ecológico, feito com pneus reciclados para diminuir o ruído e incomodar menos a fauna local. Esta estrada tem uns embeiçamentos nas bordas em alguns trechos. (Continua)
ResponderExcluir(Continuação) As vezes não estou a fim de correr pra curtir um pouco melhor a estrada. É uma estrada relativamente com pouco tráfego. Quando vem um ansioso, de carro, costumo ligar a seta e me posicionar na beira da faixa. É mão dupla, com uma faixa pra cada mão. Logo que comecei a andar nesta estrada, fui surpreendido por um daqueles beiços. Minha primeira reação é ficar de pé nas pedaleiras. Percebo que aumenta o controle. E também tive a sorte de ter começado minha vida de motoqueiro em um Centro de Treinamento da Honda, no Rio, que não existe mais.
ResponderExcluirOlá Jeff...
ResponderExcluirE só pra ressaltar, esses consertos que fazem nas rodovias, eles renovem uma camada de asfalto com uma fresadora.
Essa fresadora deixa vários cavacos e limalhas na rua/estrada/rodovia, que são fatais para os nossos pneus.
Principalmente os com câmara de ar, que esvaziam muito rapidamente, o que pode causar também um acidente sem nem ao menos o piloto saber o porquê caiu.
Eu mesmo já furei meu pneu três vezes por causa desse serviço de fresa nos asfaltos.
ALLT.
Olá, Allt!
ExcluirEssa dos cavacos eu não imaginava!
Já ficava irritado por causa dos sulcos no asfalto que desviam a trajetória da moto, e dos degraus que derrubam a gente, mas não conhecia esse problema!
Farei uma postagem específica sobre isso!
Obrigado e um abraço,
Jeff
Era exatamente sobre isso que falei no meu comentario anterior allt, mas discordo na parte dos pneus. Como citei andei muito tempo sobre esse cavacos e sulcos sempre atento e desviando mas os cavacos eu ate curtia, a moto se comportava como se estivesse em trilhos rs e nunca tive problema com meus pneus, troquei o traseiro recentemente andei uns 16,17 mil com ele e ainda dava pra mais uns mil, só troquei porque passei raiva com ele tipo tava furando toda hora do nada, mas se n fosse isso dava pra ir mais rs. Ah os dois sao com camera... aproveitar que o allt comecou, hoje eu estava trocando ideia cm a rapaziada que tem moto aqui no tranpo e falamos muito de pneu sem camera, inclusive um me disse que quando entra um prego ele n murcha ate tirar o prego é verdade?
ExcluirNão sei se entendi a frase "mas os cavacos eu ate curtia, a moto se comportava como se estivesse em trilhos"...
ExcluirSó para deixar claro, cavacos são fragmentos metálicos dos dentes do tambor de fresamento da máquina de moer asfalto... a única coisa que fazem é furar os pneus.
Abração,
Jeff
Sobre não murchar, não acredito muito nisso não. Mesmo porque o prego pode sair do furo sozinho apenas devido ao giro do pneu e pressão do ar de dentro para fora.
ExcluirPrefiro me garantir com a vacina que faz aquela gosma com fibras formar uma rolha no furo pelo lado de dentro do pneu.
Eu de novo,
Eu
Ai ja nem sei mais sobre o que estamos falando kkk
ExcluirNa imagem do link no asfalto a esquerda sem ser aonde a seta esta apontando é o que eu estava falando
https://2.bp.blogspot.com/-aou7FwEb86w/WKn0MdXHngI/AAAAAAAALDo/hd_W48PUm98P3-AVVfGwVdPvgBpvf3XvwCLcB/s640/asfalto%2Birregular%2Bnoticia%2B6.jpg
Sobre os pneus, mas vc acha melhor com camera ou sem? Claro se passar por algum prego nao é pra ficar andando cm ele pra sempre rs uma coisa que percebi no meu ultimo perrengue, eu sempre encontrava borracharias que faziam servico em pneu sem camera(foram varias).
Sobre o meu magion mr5, oh pneuzinho horrovel! Muito frescurento, qualqer freiadinha ele ja grita mesmo com os gomos quentes, manja aquelas minis tartaruguinhas que ficam entre as divisoes das pistas com a faixa branca? Quando passo por cima dela parece que o pneu é de plastico rs ele faz muito barulho tipo clec clec
Agora estou no dilema entre passar esse lixo pra frente e colocar um melhor ou usar...
Olá, Felipe!
ExcluirPor isso que estranhei você falando em cavacos... aquela região não apontada pela seta são os sulcos e ranhuras deixadas pela fresadora de asfalto. E os cavacos são os pedaços de dentes que se quebram da fresa. Os pedaços de pedras que dependendo do tipo da pedra poderiam ser pontiagudos a ponto de se encravarem e furar os pneus são chamados de lascas.
O pneu sem câmara tem a grande vantagem de poder ser reparado pelo próprio piloto com um kit de ferramenta e reparo fácil de levar na moto. Também vai precisar de um spray de pneu capaz de enchê-lo de novo.
Em compensação, em caso de uma pancada muito forte capaz de entortar ou quebrar o aro, o pneu sem câmara se esvazia instantaneamente...
Usei pneu sem câmara na Edith durante apenas 10 mil km, não deu tempo de ter experiência com furos, mesmo porque estavam vacinados.
Então vou deixar essa questão do pneu sem câmara para o gosto pessoal de cada um. Mesmo porque em breve não teremos mais a opção de escolher, vão acabar adotando radial para todas as motos.
Abração,
Jeff