Analisando a dinâmica do quase acidente de ontem (vídeo novamente ao final desta postagem):
Como não cair na armadilha em que eles caíram?
Vamos começar pelo piloto que quase bateu no carro, o primeiro a entrar na garagem:
Note que o motorista não invadiu a pista da moto.
O piloto apenas se assustou porque tencionava fazer uma tomada de curva no limite da faixa dele...
Mas aí ele iria passar muito perto do carro...
Ao ser obrigado a desviar da trajetória pretendida, ele estava em velocidade alta demais para conseguir contornar a curva.
A atitude da moto parece indicar uma frenagem súbita com o pneu traseiro derrapando.
Por sorte havia a entrada da garagem do pacato cidadão logo à sua frente...
Já o segundo piloto teve a visão atraída totalmente pelo drama do amigo à frente:
Literalmente, a visão dele se fechou no túnel onde o amigo dele foi parar.
Outro grande risco da situação que não comentei ontem foi o de aparecer um carro e acertar em cheio o pessoal invadindo a contramão.
Coisa que dá arrepio só de pensar.
Então qual a estratégia para não ser surpreendido em uma curva?
Primeira coisa, não conte em usar o limite de sua faixa para fazer uma curva.
Maneire a velocidade, porque se você depende de uma tangente perfeita para completar a curva, você está pilotando errado.
Tangentes e trajetórias perfeitas são preocupação de alguém em uma pista de corrida, não no trânsito comum.
Trajetórias precisam ser alteradas por proximidade de outros veículos, buracos e irregularidades na pista, gambás, preguiças e sucuris aparecendo de repente no meio da estrada...
Segunda coisa, entre focado em fazer a curva.
Pode aparecer o papa com uma camisa da seleção brasileira segurando um cartaz escrito iVIVA PELÉ!, sua atenção e seu olhar precisam estar no fim da curva e não em algo que apareça no meio dela — por mais que chame sua atenção.
Imagem: Sério que você achou mesmo que eu ia encontrar uma imagem do papa com a camisa da seleção brasileira segurando um cartaz escrito iVIVA PELÉ!????
Olhe para onde quer chegar — o final da curva lá na frente — e sua moto irá para lá automaticamente.
Olhe para onde você NÃO QUER se estatelar e sua moto providenciará uma temporada no hospital para tu. E eventualmente algum amigo te acompanhando.
O mesmo raciocínio vale para o filmador.
Por mais que você goste do seu amigo, você tem que gostar mais de você mesmo.
Se os dois se acidentarem, quem vai chamar o resgate?
Focar em terminar a curva e parar a moto com segurança pode ser fundamental para salvar a vida do seu amigo acidentado.
Se distrair com o acidente dele pode fazer os dois ficarem rezando para alguém encontrar vocês dois caídos em um barranco no meio da serra de Nhoquerê da Mata Dentro.
Quem sabe o papa. Ou a rrrruuuuiva da moto.
Se quiser rever o vídeo para tirar dúvidas, aí vai:
Um abraço,
Jeff
Continuo pagando um pau pra casa que eles entraram, imagine as possibilidades...
ResponderExcluirMudando de assunto hoje me preparei pra testar melhor meu novo pneu traseiro ou pelo menos tentar entende-lo. Conferi toda a minha segurança ate verifiquei a pista antes de tentar(area industrial plena sexta só eu e Deus) escolhi uma area segura, limpa, aberta e é claro com uma curvinha legal e com o asfalto bom. Resultado: em comparacao com o duratraction eu preciso mesmo fazer uma rotacao maior(preciso me acostumar) mas ela deitou que foi lindo quase ate raspar, mas nao supera o duratraction. Agora sei os limites.
Conhecer os limites da moto é fundamental, pode fazer toda a diferença em uma de real necessidade.
ExcluirParabéns pela iniciativa!
Um abraço,
Jeff
Essa questa da mmoto ir pra onde vc olha eh uma verdade mesmo, eu aprendi ate como pedestre. Se cometeu um erro e esta no meio da pista... se vc olhar para o carro, vc paralisa de medo e nao sai do lugar.
ResponderExcluirCom a moto é a mesma coisa... viu um carro vindo, tenta usar a visao periferica e foca na frente senao é batida feia.
Eu quantas vezes escapei de acidentes por esse simples detalhe...