terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O erro de acreditar nos outros

Esta moto está a uma fração de segundo de ser colhida em cheio por um carro em alta velocidade:
Imagem, vídeo e reportagem: http://cgn.uol.com.br/noticia/210216/flagrante-moto-explode-em-acidente-com-morte-na-br-277

O vídeo com o flagrante dramático você assiste neste link. AVISO: Imagens fortes.

Você vê o vídeo e pensa:

O que levou o piloto a se jogar diretamente na frente do motorista?

E eu te respondo...

Foi um erro de avaliação muito comum entre os motociclistas:

Achar que o outro cara tomará as mesmas decisões que você tomaria.

O piloto viu o carro se aproximando na faixa da esquerda e calculou que poderia atravessar em segurança...

O que teria dado certo — se o motorista não tivesse mudado para a faixa da direita a fim de desviar da moto.


Se o motorista não tivesse alterado a trajetória, teria sido apenas uma travessia ousada feita pelo motociclista.

Uma típica decisão tomada por um motociclista que conhece a dificuldade de atravessar uma via expressa nesses matadouros que o pessoal faz de conta que são retornos seguros pagos pelos nossos pedágios nas nossas BR.

O motorista tomou uma decisão estúpida ao mudar de faixa?

Sim, resultou na morte do piloto e em ferimentos muito graves no garupa.

Então porque o motorista tomou essa decisão?

Por causa do grande erro do piloto da moto — não imaginar que o motorista pudesse se assustar com a manobra, e muito menos que poderia estar alcoolizado.

Ver uma moto cruzando sua frente é um grande susto para o motorista não acostumado com a agilidade das motos.

Ele pode ter tomado a decisão de desviar pelo susto de pensar que a moto não teria tamanha capacidade de aceleração.

Mas a conclusão de que possivelmente ele estivesse alcoolizado vem da sua negativa em fazer o teste do bafômetro.

Então aprenda mais esse macete do trânsito:

Não espere que os outros condutores (motoristas, motociclistas) façam aquilo que você espera que eles façam.

Se isso funcionasse, acidentes não aconteceriam nunca.

Teria sido muito mais sábio e prudente perder alguns segundos ou poucos minutos, e ter esperado uma brecha segura em vez de tentar cruzar a via.

A expectativa de que o carro não mudaria de faixa se provou errada, nada mais a fazer. 

Motos não perdoam decisões erradas.

No trânsito as decisões são tomadas em frações de segundo, e nem sempre a decisão mais rápida é a mais acertada.

E também não podemos jogar com a sorte de imaginar as decisões dos outros.

Nem sempre eles estão na sua melhor capacidade de julgamento.

Então o mais prudente é não se envolver em situações arriscadas.

É outra malícia que o motociclista novato precisa desenvolver para sobreviver.

Abração,

Jeff

10 comentários:

  1. Meu pai sempre diz:

    "A pior punicao no tribunal do transito, é a morte"
    Perdeu a vida em um segundo quando poderia ter perdido apenas um segundo na vida... tenso
    Fora os que saem empinando e acham que sao os melhores em td que comentamos na postagem passada, esses tbem vao cedo!
    Enfim por isso que sou covarde mesmo no transito, fico com medo ate de pedrinha no meio do caminho.. arrego mesmo. Minha vida vale ouro.

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    1. Taí uma coisa que a meninada parece não perceber.
      Ou só percebem depois de uma dura lição da vida. Quando sobrevivem.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Desse jeito Jeff.. Desse jeito...
      preciso nem falar mais nada... se fechou com chave de ouro.
      abrass!

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  2. Caralho a moto foi de volta para o futuro 😰
    Adorei as frases do Jeff e do Vyvern

    Não espere que os outros condutores (motoristas, motociclistas) façam aquilo que você espera que eles façam.

    Perdeu a vida em um segundo quando poderia ter perdido apenas um segundo na vida...

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  3. Isso volta aquela questão que acho que você mesmo defende Jeff (e eu também). Para se pilotar moto deveria ser obrigatório um período minimo de habilitação e pratica em carro, as pessoas não fazem ideia de como isso ajuda no dia a dia. Ainda ontem tive um debate com um colega que anda de moto ha vários anos, nem lembra mais como é andar de carro no dia a dia, eu mostrando a ele um vídeo no qual o motociclista muda de faixa bruscamente, naquela pressa de ultrapassar a galera mais lenta do corredor, ele foi lá na direita e voltou na frente de todo mundo. Não da fechada em ninguém, nem no carro, porém ele dá aquele baita no susto no motorista, que pisa no freio na hora. E meu colega defendendo que nada tinha acontecido, que a mudança foi rápida porque a moto é ágil e tal, no que eu respondo.
    Legal, nada aconteceu, ótimo. Mas me diz o que você acha quando um carro desvia de algum buraco jogando um pouco pro lado do corredor, você gosta do susto que toma? E se nessa freada brusca pelo susto, um outro carro bate atrás, ou pra não bater, joga para o lado e derruba um monte de motociclista que vem ali calmamente no corredor?
    Não estou aqui pra defender motorista, sei que existem muitos imprudentes, displicentes, assim como motociclistas também, inclusive o índice de fechadas que levei no transito é muito maior de outros motociclistas, mas a gente não pode sentar na moto e achar que pela agilidade, dá pra fazer tudo no transito, que não foi nada, porque a manobra foi "rapidinho". A regra é obviamente o maior cuidar do menor no transito, mas o que vejo muito, é o menor não ajudando em nada nessa tarefa, muito pelo contrário, e eu mesmo me incluo nisso as vezes, vira e mexe preciso respirar fundo e diminuir o ritmo por notar que estou abusando, esquecendo da agilidade ou me valendo dela as vezes para fazer manobras que não deveriam ser feitas.

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    1. Robson, assino embaixo de tudo que você disse!
      A agilidade da moto faz muita gente esquecer disso... ninguém gosta de levar susto, e mudanças bruscas de atitude no trânsito sempre são sustos. O pessoal das motos costuma relativizar dizendo que para os carros o susto é no máximo um risco na lataria. Mas se esquecem que eles também não gostariam se um motorista fizesse um risco ou amassado no tanque da moto. Motociclistas abusam da agilidade das motos e na maior parte das vezes não acontece nada, vão se acostumando a abusar cada vez mais.
      Uma hora acontece isso que aconteceu no vídeo.
      O piloto que morreu não me parece ser um novato. Nos comentários tem quem diz que ele era mototaxista, o que acho bem possível porque o capacete do garupa (e aparentemente o do piloto também) é amarelo, e mototáxis são comuns naquela região.
      Ontem li no blog do Tite: respeite o medo. Quando se perde o respeito pela moto e pelo medo de morrer, se fica um passo mais próximo de cometer um erro potencialmente fatal no trânsito. Aliás, a postagem do Tite é muito boa, recomendo não apenas a leitura como o blog inteiro:
      http://motite.blogs.sapo.pt/cinco-dicas-de-seguranca-para-novos-138153
      Abração,
      Jeff

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  4. Jeff, viu essa?
    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/02/21/interna_gerais,849130/homem-atingido-por-pneu-na-cabeca-segue-internado-assista-ao-video.shtml
    É muita sorte pr'um homem só...

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    1. Olá, McGyver!
      Vi sim, tanto o impacto do pneu quanto a pancada dele de cabeça no chão são impressionantes. Surpreendente que esteja relativamente bem de saúde depois de passar por isso.
      Abração,
      Jeff

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  5. O leitor Marcell Silva comentou no facebook:

    Não creio que o único erro tenha sido mudar de faixa do motorista, assistir somente o vídeo e percebi q no vídeo não mostra de onde vem o carro, um dos erros do motorista foi acionar o freio, ele ainda tentou desviar*, teve tempo suficiente para isso, quanto a motociclistas, paradas obrigatória são para parar, justamente para reavaliar a situação quando vier trânsito no sentido contrário ou cruzamento (não é bem isso que está escrito na legislação, por lei, parada obrigatória o nome já diz tudo), E se a moto atravessou na frente do carro, então ele deveria vir com velocidade suficiente para fugir do carro em uma mudança de faixa... ou seja andar no limite,

    O erro no vídeo mostra exatamente o que acaba acontecendo com quem manobra/dirigir no limite, ambos os condutores estavam errado, não tem como dizer que o motorista do carro estava certo, até porque ele poderia ter evitado esse acidente facilmente apenas pisando no freio em vez de Pensar igualmente ao motociclista e dizer: "ACELERA QUE DÁ TEMPO P DESVIAR"

    eu tbm percebo um excesso de velocidade, o que para mim torna as coisas mais imprevisíveis,

    Concordo contigo, Marcell! Minha suposição de que o motorista estivesse na faixa da direita se baseou no meu interesse de alertar para esse risco de os motociclistas contarem com a sorte nas travessias. E também com a imagem que mostra o carro saindo para o acostamento em uma trajetória que eu avalio somente ser possível se ele estivesse vindo da faixa da esquerda. Mas não tenho como provar isso.
    Sobre a velocidade, é normal nas BR encontrar o pessoal andando a mais de 110 km/h, que teoricamente seria o limite máximo permitido. Não consigo estimar a velocidade daquele carro, mas ele pode realmente estar em velocidade superior à permitida, e esse pode ter sido realmente um fator para o acidente.
    Um abraço,
    Jeff

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    1. No limite de velocidade, e no limite de "dá tempo de atravessar na de todo mundo frente no cruzamento".

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