terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Sabe por que Kombi pega fogo?

Esta postagem foi removida da série sobre recalls porque estava ficando muito longa...

Eu estava falando sobre recalls da vw, e este é um caso clássico de não recall.

Mas não posso deixar de contar esta história das antigas...

Você já viu esta cena?

Faz ideia do motivo de tantas vw Kombi pegarem fogo?

A história que só fica sabendo quem é leitor de blog de blogueiro bem informado é assim:

O tanque de gasolina da Kombi fica instalado no chassi, enquanto o bocal de abastecimento é posicionado na carroceria.

O bocal do tanque de gasolina fica na lateral acima e bem perto do motor — nesse local aqui:
Imagem: http://www.regiaoemdestake.com.br/news/exclusivo-kombi-da-prefeitura-pega-fogo-no-centro-de-sao-carlos/ — Não adianta clicar no link, erro 404, a página foi movida ou nunca existiu.

Com o tempo, de tanto a carroceria chacoalhar em relação ao chassi, o tubo metálico do gargalo de abastecimento entre o bocal e o tanque acaba rachando por fadiga.

Esse tubo que racha fica praticamente inacessível e oculto atrás do motor.

O motorista preocupado com o cheiro de gasolina pensa que é no carburador, na bomba de gasolina... no próprio tanque...

E realmente pode ser: 

O Daniel me lembrou das peças que costumam se soltar no motor de Fuscas, Brasílias, Variants, TLs, SP2s, Pumas e outros veículos com motor vw a ar — a válvula solenoide e os tubos de combustível se soltando do carburador. (Valeu, Dan!)

O motorista nunca imagina que pode haver um vazamento nesse lugar invisível (seta vermelha) — bem sobre a caixa de relés (seta laranja). Motor removido para maior clareza.

Note que o tubo fica exatamente sobre a caixa de relés... 

Com o tanque cheio, a gasolina no gargalo vaza pela rachadura, escorre pelo lado de fora do tubo e goteja sobre o motor ou diretamente sobre a caixa de relés, evaporando.

Relé de partida, relé de seta, relé de luzes que entrando em funcionamento soltam faíscas capazes de incendiar o vapor de gasolina.


É só dar a partida, ou usar a seta... havendo vapor suficiente, o relé fecha os contatos, solta uma faísca e puf-kabum.

Agora vem a parte interessante:

O que ninguém sai por aí dizendo é que o projeto original da veneranda Kombi alemã — assim me contaram — tinha uma união de borracha no meio do tubo justamente para evitar que isso acontecesse.

Com o tempo o pessoal achou que isso era uma bobagem que só encarecia e dificultava a produção... Não era não.

Eliminaram a união de borracha, economizaram umas merrecas e esquentaram a cabeça e não só a cabeça dos proprietários.

Mas ficou por isso mesmo, e a fabricante nunca foi e nem será responsabilizada por isso.
A polícia investiga até hoje...
A vw Kombi é ou não é um caso de polícia?

Se você ler o que o pessoal pensa, verá que é senso comum que a culpa dos incêndios está "no projeto ultrapassado e donos desleixados"...

Ora, de quem é o projeto ultrapassado?

Quem é a mãe da criança?

Os incêndios de Kombis acontecem até hoje...

Se fosse nos EUA e Europa, as coisas não seriam tão fáceis para a vokswagen.

Responsabilidade do fabricante é coisa séria e não dá para enrolar por muito tempo não.

Aliás, eu adoro como na internet um assunto puxa outro...

Não deixe de ler aquela primeira reportagem citada lá em cima sobre a Kombi.

Nela há um depoimento do jornalista e proprietário de uma das primeiras motos bmw G 650 GS montadas no Brasil — e que pegou fogo.

Não foi essa daqui não, esta era uma bmw R 1200 GS — muitas bmw pegaram fogo no ano do lançamento no Brasil.

A fábrica nunca convocou recall porque culpa sempre foi dos proprietáriosLógico.

Olha que interessante, as bmw pegavam fogo absolutamente novas e sem ter dono desleixado...

Se fosse nos EUA e Europa, as coisas não seriam tão fáceis para a bmw...

Mas aqui é Brasil, né?

bmw e vw podem dar as mãos e tomar um chopps. Sou paulista, é um chopps e dois pastel. 

Um abraço,

Jeff

7 comentários:

  1. Porém não lembro de ver Kombi das já com motor injetado pegando fogo. Teriam colocado a junção borracha original do projeto, ou a adoção da injeção ajudou nisso?

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    1. Olá, Robson!
      Nas Kombi modernas se não me engano os tanques passaram a ser feitos de plástico, que não é suscetível a trincar por fadiga. E o motor também não perde aquelas peças que o Dan mencionou, já que não usa carburador.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Me lembrou um tio de um amigo meu, ele adorava kombi e nos criancas adoravamos as baguncas nelas, sempre de um tempo a outro a kombosa parava e la ia ele mecher na parte traseira, parecia cena de desenho... ele tirando as pecas, martelando desparafusando kkk ele pegava uma peça e falava "ta vendo isso daqui? Serve pra nada engenheiro é foda" deixava umas coisas, entrava no carro e a desgracada sempre pegava na primeira kkkk
    Eu sempre imaginei a kombi dele um mutante com uns 5 coracoes 10 rins 8 cerebros
    Bons tempos

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    1. Pois é... (dito sem segundas intenções mas agora não tem mais jeito)
      Agora lembrei da minha infância e a perua Jangada da família do vizinho...
      https://www.youtube.com/watch?v=HwAzJMVNoUg
      Gostei do morph da abertura e da ironia de a
      Antigamente era assim,hoje em dia se pifar uma vela o carro vai de guincho para a oficina... tempos modernos.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. A ironia que eu esqueci de terminar a frase era sobre uma empresa coreana vender carros com o formato da grade parecida com os Simca e dizer que é modernidade.
      Eu de novo

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  3. Será coincidência? As primeiras BMW's fabricadas no Brasil, foram feitas pela Dafra.

    Feitas não, montadas.

    E existe vários e vários vídeos de proprietários de BMW's reclamando de pequenos detalhes nas motos, como peças mal encaixadas, parafusos frouxos, etc.

    Será que o número de reclamações sobre esses modelos, não encorajou a fábrica alemã a criar sua própria linha de montagem aqui no Brasil?

    Esse caso do nosso amigo jornalista, é mais um que escancaram a simples falta de qualidade numa linha de montagem dá Dafra.

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    1. Pois é, dafra...

      A dafra também montava as aprilia.

      Conheci o dono de uma aprilia que recebeu as motos com vários parafusos frouxos...

      Deve ser só coincidência, né?

      Um abraço,
      Jefff

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