quarta-feira, 15 de julho de 2015

O cara que pensa que sabe pilotar

O cara que pensa que sabe pilotar não dura 10 minutos em uma estrada exigente.

Na verdade, não dura 9 minutos, assista o vídeo. Se estiver sem tempo para ver o vídeo completo, comece aos 8:30 e não pare até o tombo)



Você notou quantas vezes ele desgarrou nas curvas?

Notou como a única preocupação dele era acelerar, e não fazer uma trajetória limpa nos trechos entre as curvas, e de tangência correta durante as curvas?

O que mais chama a atenção é que, de tão fixa, a câmera parece presa na moto — mas está no capacete dele.

Isso mostra que em nenhum momento o piloto se preocupou em olhar para a saída das curvas.

A única preocupação dele era ver o que estava imediatamente à frente da moto. Sentou a джекфрут no assento e mandou bala no acelerador.

Essa postura é errada, mas é praticada por 99% dos novatos. 

É um vício trazido da motoescola, que nunca orientou seus alunos a ver o mundo à sua volta e não apenas a pistinha do exame do Detran.

Em uma curva, você tem que se preocupar com o ponto para onde deseja ir.

Você tem que olhar para além da curva para se preparar para o que vem pela frente.


Imagem e artigo sobre melhoria da prática de pilotagem olhando para onde você quer ir (em inglês): http://overdrive.in/features/better-riding-look-where-you-want-to-go/

Em uma curva cega, aquela em que você não vê o final, você precisa avaliar se ela está abrindo ou fechando, e se há algum problema lá na frente, como um buraco ou outro veículo muito aberto na curva.


Imagem: https://rideapart.com/articles/10-motorcycle-riding-tricks-you-dont-know-yet?utm_campaign=zergnet_344521&utm_medium=referral&utm_source=zergnet.com —10 dicas de pilotagem (em inglês)

Olhando apenas para frente, você não terá tempo de reagir quando a curva fechar. 

Sua velocidade estará muito alta, você precisará usar os freios, se desequilibrará e acabará rolando barranco abaixo.


Imagem: Montagem sobre https://www.aaafoundation.org/motorcycles

Se o motociclista acima mantiver o olhar fixo apenas no carro imediatamente à frente dele, só irá agir em função do que esse motorista fizer.

O piloto deixará de ver que os carros lá na frente da curva (seta) estão acionando os freios por algum motivo.


Na primeira situação, se ocorrer um engavetamento, o piloto estará entre os que precisarão de resgate.

Mas ficando atento ao que rola no fim da curva, ele estará freando antes que o carro à frente dele, ganhando segundos preciosos para desviar ou parar sem se desequilibrar. 

Aquele ditado que diz que aquilo que você olha atrai a moto não é brincadeira, é a mais pura verdade.

Se ao sair da curva você avistar um barranco ou algo perigoso, e focar a atenção nele, a moto irá naquela direção porque, enquanto você estiver olhando para o perigo, seu corpo não estará reagindo para desviar dele. Experiência própria na BR-282, escapei por um triz. O estômago embrulha só de lembrar.


Entrar em uma curva olhando para o ponto ao qual você deseja chegar evita essa fixação do olhar que é momentânea, mas muito perigosa em uma curva em alta e média velocidade.

Por que nos carros isso não acontece?


Porque você consegue esterçar um carro sem ele se desequilibrar e cair. Mas a moto... o medo de cair e se machucar faz muita gente travar nos comandos. E aí acaba caindo e se machucando mesmo.

Se você não conhecer seus limites e os limites da moto, o vacilo em reagir roubará frações de segundo em que você continuará rodando na direção da encrenca... ou você freará para tentar evitar o inevitável com a moto derrapando.


Imagem: http://toledochronicle.com/man-airlifted-following-motorcycle-challenge-to-wheeler-p4905-1.htm

Olhar para a saída das curvas evita que você desgarre na curva e te poupa esses momentos de vacilação, te dando tempo de se preparar corretamente para o que vier pela frente.

É claro que você precisará estar a uma velocidade que permita fazer a curva.

Até mesmo o carro tem seus limites e desgarrará se a velocidade for excessiva.

Não há mágica que faça um veículo contornar uma curva violando as leis da Física.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Jeff, muito obrigado por suas dicas de pilotagem. Hj já tenho uma década nas duas rodas todos os dias, lembro bem como eu era no inicio (18) cru de tudo, a auto escola não me ensinou absolutamente nada, quando peguei minha primeira moto, tomei uns tombos por susto e o fato de não dominar a moto, lembro que vários amigos falavam pra só usar o freio dianteiro quando a moto estivesse quase larada, já faz um bom par de anos q uso basicamente só ele a o traseiro só um tiquinho e quando está chovendo ou estou com garupa, tentei explicar q numa frenagem o peso da moto se transfere pra roda da frente...Enfim, ainda sou um jovem aprendiz nesse mundo, o principal eu já tenho, respeito pela vida.

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