O pessoal não imagina, mas ao contrário dos carros onde você só precisa esquentar o motor, as motos exigem que você esquente também os pneus e os freios.
Aquecer pneus e freios é fundamental em motos esportivas e de grande potência, principalmente nas regiões de clima mais frio.
No Norte e Nordeste, a situação não é tão exigente porque o asfalto já está quente logo cedo de manhã, mas nunca se pode descuidar,
Sair acelerando intensamente uma moto potente sem antes dar uma volta em alguns quarteirões pode dar nisto:
O novato que compra como primeira moto uma esportiva ou custom de grande potência nem imagina que isso possa acontecer, e a descoberta sempre dói, ainda mais no bolso.
Um tombo desse tipo é o primeiro que acontece com a maioria dos novatos que compram uma moto potente logo de cara.
Isso quando ele não cai logo na saída da concessionária por causa do desmoldante usado na fabricação do pneu, outro macete que ele nem imagina porque carros não costumam cair ao sair da loja.
Já o segundo tombo que acontece na carreira do novato é aquele que acontece depois de algumas semanas ou meses, quando ele volta a ter confiança, pensa que já sabe tudo e começa a ficar abusado.
Nesse segundo tombo, a moto e o dono se quebram inteiros e aí com sorte o cara volta a andar de carro e sai dizendo "moto é um perigo, moto nunca mais".
A culpa não é da moto se o sujeito queimou etapas e já partiu de cara para uma máquina que exige técnica de pilotagem que ele não nasceu sabendo — devia ter aprendido primeiro com as motos pequenas, passado um bom tempo adquirindo experiência, e só então pensar em encarar uma moto potente.
Mas por que esse tombo aconteceu? Toda moto é assim traiçoeira?
Não necessariamente.
Ao sair para o trânsito depois de uma parada prolongada com tempo frio sem que os pneus estejam na temperatura ideal, a chance de comprar um terreno no caminho serão grandes.
A borracha fria é mais dura e quebradiça, não se amolda direito às condições do pavimento. Quando aquecida ela se torna mais mole e apresenta melhor aderência no asfalto.
Em esportivas, e mesmo em customs potentes, os pneus precisam rodar vários quilômetros antes de serem exigidos, senão eles não terão tração nem aderência suficientes, e você já estará indo para o chão antes de pensar iiih.
Esse é um cuidado para todos os dias e toda manhã ou fim de expediente, principalmente nos dias frios.
O aquecimento dos pneus faz com que eles atinjam a pressão ideal, arrendondado o perfil para maior firmeza nas curvas, e só então eles estarão em condição de tracionar com fé ou fazer uma curva mais exigente.
Paradas prolongadas para almoço no posto da estrada já deram boas surpresas em muita gente viajando lá no alto da serra.
O vídeo abaixo mostra como os pneus frios perdem tração facilmente: Assista com o som ligado e note como a rotação do motor sobe de repente quando o pneu traseiro frio começa a patinar.
A mesma necessidade de aquecimento existe para os freios, e isso vale também para as motos pequenas.
Permanecendo sem uso por longo período, principalmente à noite, os discos e tambores de freio se oxidam levemente em contato com a umidade do ar.
Óxidos metálicos são materiais duros e quebradiços, ao contrário dos metais onde eles se formaram.
Na primeira freada da manhã, as pastilhas e lonas de freio entram em contato com essa camada superficial de óxido, que oferece pouco atrito e se rompe imediatamente.
No momento em que a pastilha ou lona vence os óxidos e entra em contato direto com o metal do disco ou tambor, a frenagem se torna intensa, mais forte do que o normal, podendo travar a roda com mais facilidade do que aquela com a qual você está acostumado.
Dependendo da situação, essa primeira frenagem da manhã (ou pós-parada prolongada) pode causar desde um susto, uma perda de controle e até uma queda.
Ao sair de casa ou do trabalho, vá aplicando os freios levemente antes de chegar em uma avenida principal.
Depois de removida a camada oxidada, os freios funcionarão normalmente. Apenas a primeira frenagem após uma parada muito prolongada é que pode causar sustos.
Além disso, frenagens de emergência sempre acarretam surpresas, cada moto tem uma particularidade na hora de frear.
Pratique em condições de segurança para conhecer as reações da moto e saber dominá-la em uma condição de frenagem extrema.
Descobrir esses macetes das motos em um blog e em condições de segurança é bem melhor do que no sufoco, né?
Um abraço,
Jeff e Daniel
Eis aqui um cabaço que caiu com moto grande por causa de pneu frio. Primeira moto e por causa da queda, fiz cirurgia na mão e um bom prejuízo financeiro no bolso. Ah, se eu tivesse lido isso antes...
ResponderExcluir24/12/2015 nunca te esquecerei. Até hoje não pude mais pilotar minha Bandit 650. Acredito que faça parte do aprendizado, da pior maneira possível, mas faz parte.
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