Está vendo essa rotatoriazinha nessa estradinhazinha simples de mão dupla?
Essa rotatória é quase criminosa, não é?
Você vem pela estradinha acanhada e de repente é obrigado a desviar porque tem uma ilha plantada no meio da estrada.
No dia em que faltar luz, vai acontecer uma desgraça como a que eu vi em Pedro de Toledo, quando um carro atravessou de madrugada a rotatória recém construída e ainda não sinalizada.
Mas o que me chocou mesmo nessa imagem foi saber o nome da estrada em que fizeram essa rotatória digna de uma avenida suburbana, mas nunca de uma rodovia federal.
Pois é, essa rotatória está localizada na BR-116, o principal corredor norte-sul do país, na cidade de Monte Castelo, Santa Catarina, a meio caminho entre Curitiba e Lages, a principal cidade do interior catarinense.
Eu tinha uma visão diferente do Brasil até ver este vídeo de onde a imagem foi tirada.
Iludido com a duplicação da BR-101 aqui no trecho do litoral catarinense, eu imaginava a BR-116 duplicada nas mesmas condições em que ela está em São Paulo e no Paraná, pelo menos até Curitiba.
Mas não, e isso é que é assustador, a principal via norte-sul do país aqui no Sul não tem sequer separação entre as pistas.
Para comparação, uma estrada norte-americana de importância semelhante à nossa BR-116 seria a I-95, que percorre os EUA de norte a sul ligando cidades importantes.
O padrão da I-95 e de todas as rodovias interestaduais por toda sua extensão é este aqui:
Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Interstate_95
Ah, mas é nos Estados Unidos, país rico...
Então dá uma olhada nesta outra estrada:
Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Malaysia
É a rodovia que atravessa a Malásia, país com área aproximada igual à da soma dos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Enquanto isso, nesses mesmos Estados, o que temos da principal rodovia do Brasil eterno país do futuro é essa estradinha aqui:
A ligação entre Uruguai - Porto Alegre - Canoas - Caxias do Sul - Lages - Curitiba é uma rodovia simples de mão dupla de nível vicinal.
E no Nordeste a situação é ainda pior, não há demarcação, não há sinalização, nem acostamento existe, e ainda por cima ela tem animais de criação soltos na pista...
Imagem e reportagem: http://www.calilanoticias.com/2013/11/br-116-norte-conheca-o-trecho-euclides-da-cunhaibo-falta-seguranca-e-estrutura-basica.html
É por isso que nossas estradas são esse longo e contínuo matadouro federal.
Este país não tem o mínimo de infraestrutura. E sem infraestrutura um país não cresce, apenas empaca.
São Paulo só deixou de ser uma vilazinha porque os ingleses investiram e construíram a ferrovia Santos-Jundiaí e inverteram o curso do rio Pinheiros para formar a represa Billings a fim de alimentar a usina hidrelétrica Henry Borden e trazer iluminação elétrica e energia para viabilizar as indústrias e o transporte público pelos bondes da Light.
Se essa infraestrutura não fosse implantada, não existiria o progresso do Estado de São Paulo.
O Brasil não tem infraestrutura, então o Brasil não rola, só tropica. É um burro manco.
O país não atinge nunca todo o potencial que poderia, só fica atrasando a melhoria da qualidade de vida de gerações e gerações enquanto os políticos ficam em Brasília com projetos de mudar nome de ferrovia.
Deu na Voz do Brasil, deputado ganha salário de deputado mais mordomias de deputado para propor que a ferrovia Transnordestina passe a se chamar Governador Eduardo Campos.
Nossa, isso vai mudar a vida de milhões de pessoas. Estou sendo cínico.
Infraestrutura de verdade é isso que você vê abaixo, caminhões rodando com segurança e trens transportando muita riqueza, inclusive caminhões:
Cada um daqueles vagões é um caminhão a menos estragando o asfalto das estradas... é economia para o país e menos dinheiro na mão dos donos de empreiteiras... isso explica porque não há interesse em implantar ferrovias por aqui.
Bom, nem sei porque estou reclamando...
Neste país faltam hospitais, escolas, moradia, água encanada, esgoto encanado e tratado, falta o básico do básico...
Vou morrer e não vou ver o país que os militares e depois os políticos me prometeram.
Mas talvez eu esteja exagerando.
Se a BR-116 fosse assim tão perigosa, ela seria incluída em uma lista das rodovias mais perigosas do mundo, como esta do vídeo:
Ora, ora, quem diria, né?
Achei esse vídeo por acaso depois que a postagem estava pronta e engavetada, eu estava em dúvida se devia postar ou não.
Até eu fiquei surpreso de conhecer essa nossa má fama lá fora, pensava que essa vergonha a gente só passava por aqui. Se bem que tem uma foto ali que deve ser da Transaamazônica... outro orgulho danação.
Traduzindo:
BR-116, também conhecida como Rodovia da Morte, esta estrada está localizada no Brasil e é a segunda estrada mais longa do país.
Apesar de esta estrada em particular não estar localizada em uma montanha, a conservação é tão ruim que causou numerosos acidentes levando a milhares de mortes.
A manutenção da rodovia é negligenciada, o que significa que há buracos, mudanças rápidas de faixa, e mais.
Sem mencionar que a estrada também é propensa ao ataque de ladrões e bandidos, e também há uma rede de prostituição em algum lugar ao longo dos 3520 quilômetros da estrada.
Vou tomar um porre e não sairei pilotando por uns dias,
Jeff
PS: Quis o destino que esta postagem fosse publicada na data de 14 de julho, aniversário de 226 anos da Revolução Francesa — aquela que
Poxa Jeff, isto é um fato, moro no Norte do país, passei a vida vendo a riqueza do meu estado apodrecer sem infraestrutura ou com infraestrutura tão deficitária que sempre torna nossos produtos mais caros e incompatíveis com a exportação em larga escala e sempre acreditei que as ferrovias e hidrovias são a solução, a questão é: Não existe vontade política porque não existe educação de qualidade ou não existe educação de qualidade porque não existe vontade política e nesta dicotomia nosso país não sai da mesmice, eterno país em desenvolvimento que não se desenvolve nunca.
ResponderExcluirSintetizou muito bem, Nane...
ExcluirSem educação não existe consciência crítica, nivelam-se as expectativas por baixo, "sempre foi assim", "não tem outro jeito"... forma-se um enorme rebanho de gente conformada que vota no primeiro demagogo que diz que vai acabar com a corrupção sem perceber que essa é só promessa para ganhar votos. Faltam ferramentas para avaliar conscientemente. Se deixam iludir e não percebem o quanto estão sendo enganados. Está aí o legado da copa e o trem-bala que estaria pronto para a abertura da copa...