É de uma moto CBF 125 não vendida no Brasil que pede apenas 1 litro na troca de óleo e que não usa filtro cartucho, mas filtro centrífugo como as nossas motos 125 / 150 / 200 / 225. As Fazer 250, Twister e CB 300 usam cartucho que nem o vídeo de ontem.
Ele fez o procedimento correto, e conferiu o nível depois de ligar o motor. Só faltou uma coisa:
Completar o nível até a marca superior da vareta conforme determinado pelo manual....
O legal é ver como todo mundo se ilude. Infelizmente, isso é triste para os proprietários.
O dono da moto confere corretamente o nível de óleo — ligando e desligando o motor — depois da troca com a quantidade recomendada de 1 litro e não entende o porquê de o nível ficar tão baixo na vareta.
Ele confere de novo, achando que fez alguma coisa errada, e o nível continua baixo.
Ele confere mais uma vez e acaba desistindo...
Afinal, ele colocou a quantidade recomendada, e o fabricante não iria informar uma quantidade errada, não é?
Pois é...
É o que todo mundo pensa.
Não caia nessa.
Faça o procedimento correto, exatamente como o fabricante manda fazer e, ao ver o nível baixo, complete até chegar ao nível superior da vareta.
Está escrito no manual do proprietário que você DEVE fazer isso.
Essa pegadinha é a diferença entre seu motor ronronar por muito tempo ou fumar e bater lata em menos de um ano.
A propósito:
Não estou fazendo propaganda do Motul não — foi coincidência encontrar dois vídeos mostrando o procedimento, um correto e outro incorreto (felizmente) para ilustrar o assunto.
Ambos foram feitos usando essa marca de óleo, mas não é uma campanha viral da Motul, porque os vídeos foram feitos em anos diferentes e agrupados por mim simplesmente porque foram os mais ilustrativos que encontrei para mostrar o problema da complementação do nível de óleo.
Acho o Motul um óleo excelente, mas deixei de usar pelo alto custo e por suspeita de que ele esteja sendo falsificado aqui na região. Brasil sil sil!
Atualmente estou usando Lubrax 20W-50 na Edith e também recomendo o Yamalube, Shell e Ipiranga.
Uso Castrol 25W-60 Alta Quilometragem para automóveis na Jezebel, que está com o motor mais cansado e se dá melhor com um lubrificante mais viscoso.
Esse 25W-60 não é específico para motos, mas se não tiver aditivos antidesgaste prejudiciais à embreagem, não há problema — até agora não notei nada errado com ela, fora o cabo de acionamento que está pedindo troca. E eu estou enrolando.
Eu sempre falo que um motor bem cuidado pode chegar a 200 mil km e Jezebel está com o motor cansado com apenas 83 mil km por um bom motivo que você encontra nesta postagem irada.
Um abraço, e não se iluda,
Jeff
Olá mano gostei muito das informações eu mesmo não sabia !! Tipo eu tenho uma Honda Biz é gostaria de saber como ou até quanto de óleo leva o motor dela ! Vc pode me ajudar ? Ficaria grato se puder manda a resposta pro meu zap ! (21) 9 8597-0396 ! Desde já agradeço !!!
ResponderExcluirOlá mano gostei muito das informações eu mesmo não sabia !! Tipo eu tenho uma Honda Biz é gostaria de saber como ou até quanto de óleo leva o motor dela ! Vc pode me ajudar ? Ficaria grato se puder manda a resposta pro meu zap ! (21) 9 8597-0396 ! Desde já agradeço !!!
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